Erva Cidreira Brasileira (Lippia Alba)

Na maioria das citações literárias a Erva-cidreira-brasileira ou erva-cidreira-de-arbusto (Lippia alba) costuma ser citada como possuindo flores azul arroxeadas ou mesmo rosa violetas, porém existem uma série de outras espécies com outros tipos de características bem diferentes.

A erva cidreira brasileira é uma planta arbustiva que possui um formato irregular além de altura equivalente entre 2 a 3 metros, bastante ramificada conta com longos ramos finos quadrangulares quando são novos.

Saiba Mais

Saiba Mais

As suas folhas são pequenas e levemente pubescentes, com formato oval e suas margens serrilhadas, o que poderão desprender odor lembrando bastante cânfora quando elas são esmagadas.

Suas flores normalmente podem ser bastante pequenas em cor rosa, com cálices pilosos reunindo nas suas pontas inflorescências, podem ocorrer episódios de cores azuis, lilás e até amarelo.

Depois das flores existem a formação de frutos secos do tipo aquênio que possuem sementes que são do tamanho de sementes de grão de mostarda.

Este florescimento normalmente acontece durante o ano, principalmente na primavera com maior abundância podendo ser cultivada em todo o país.

Imagem de Amostra do You Tube

Formas de Cultivo da Planta

A planta poderá ser encontrada em estado selvagem em solos arenosos sempre nas margens de cursos de água e também nos litorais.

É possível se encontrar diversos ramos de erva cidreira enraizados naturalmente ao tocar o solo, podendo ser facilmente utilizados para propagar a espécie de forma vegetativa, que certamente ela irá mostrar seu caráter invasor.

A propagação por sementes poderá ser feitas por estacas de ramos em qualquer uma das épocas do ano, a cultura da planta não é exigente e nem mesmo em fertilidades do solo, porém se desenvolve muito melhor em solos que possuam bons teores de matéria orgânica ou mesmo umidade.

A Utilização da Planta de Forma Medicinal

O óleo essencial que pode ser extraído nas folhas e flores contam com saponina, citral, cariofileno, limoneno, entre outros compostos.

É bastante indicada para utilização fitoterápica como expectorante de tosses causadas por gripes e resfriados.

A sua utilização como chás na medicina caseira é algo também bastante comum.

Cuidados ao se utilizar de plantas medicinais

As plantas e ervas medicinais mesmo sendo consideradas como medicamentos naturais, poderão intoxicar, cegar ou até mesmo provocar coma ou matar.

Todas as plantas possuem mais de um princípio ativo, o que algum dos princípios poderá ser contra indicados para algum tipo de usuário.

É muito importante antes de adquirir uma planta medicinal pesquisar as suas propriedades pois não devem ser utilizadas apenas para diagnosticar, tratar, curar, mitigar ou mesmo prevenir qualquer tipo de doença, ou mesmo substituir cuidados médicos adequados, na dúvida procure sempre consultar um especialista, devendo tomar um cuidado especial para manusear as ervas tendo sempre as mesmas longe de alcance das crianças.

Sua Utilização e Derivados

A cidreira é considerada condimentar e aromática, bastante conhecida e utilizada como infusão calmante, no Brasil é utilizada para criar pratos, ensopados, sopas, peixes, frango, entre uma série de outras aplicações. Na farmácia doméstica por exemplo, a planta poderá ser utilizada por complementos ,nas picadas de insetos, mordidas de animais, principalmente mordidas de cachorro. Na medicina cosmética a erva é tida como cicatrizante para acnes, ajudando a eliminar a oleosidade que existir excessivamente na pele, é muito utilizada também em banhos de vapor, o seu óleo essencial normalmente é utilizado bastante em bronzeadores.

A erva é empregada como um repelente natural contra insetos, e conta-se que antigamente se utilizava ainda para dar brilho a móveis de madeira e ainda poderiam ser utilizados em formas de sachets para perfumar gavetas.

Um Pouco da História da Erva Cidreira

A utilização da erva cidreira é muito antiga, encontra-se em bibliografias casos de utilização da erva em a Odisséia de Homero. Além disto outras pessoas anos depois diziam que esfregar a cidreira amassada nas paredes internas da colmeia iria aumentar a população de abelhas e ainda a produção de mel, o uqe era verdade.

Existem uma série de usos da erva, de forma doméstica e também mágica, envolvida em uma série de superstições. A planta era considerada favorita para os árabes que utilizavam isto como alimento e medicamentos. Durante toda a colonização dos Estados Unidos era o chá preferido das mulheres inglesas saudosas de sua terra e também um remédio para o dia a dia por afinar o sangue.

Reza o folclore ainda que a melissa é uma planta que fortalece tudo o que é proveniente do amor, ajudando as pessoas a o encontrar, na primeira situação bastaria apenas se colocar algumas folhas no vinho e o oferecer a quem ama, em seguida devem se utilizar muitas delas nos bolsos tanto para o amor como para boa sorte.

Erva Cidreira

Erva Cidreira

A Erva cidreira foi trazida ao Brasil por imigrantes de diversas regiões da Europa, já que ela é bastante comum e se adaptou muito bem ao clima e temperatura do Brasil, ela é uma planta herbácea vinda da família da hortelã e do boldo, seu sabor e aroma bastante interessantes frutados de limão, é de onde deriva o seu óleo essencial de grupos dos terpenos, e pode ser designada em diversas vezes pelo nome de melissa.

Suas folhas costumam ser maiores e mais claras do que as da hortelã, além de serem ovadas a romboidais ou mesmo oblongas e com uma margem crenada.

Sua florescência acontece principalmente no final do verão. Suas flores são bastante pequenas e possuem uma cor esbranquiçada. Atraindo principalmente as abelhas por seu aroma doce, como indica o próprio nome de seu gênero botânico, a melissa vem do grego e significa abelha, nas regiões mais temperadas os caules secam durante o inverno, voltando assim a florescer na primavera. Os frutos costumam ser de cor parda e liso.

É uma planta bastante comum na aromaterapia, sendo utilizada em diversas funções como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se até mesmo que ajuda a manter uma noite de sono mais tranquila. A erva cidreira brasileira de folha costuma ser bastante confundida com a melissa, pois possui flores lilases e amarelas em longos galhos quebradiços, bem parecidos porém não tem as mesmas propriedades medicinais.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>