Erva De Passarinho: Parasita e Cura De Doenças

O universo das plantas também tem as suas polêmicas e possui os seus elementos renegados. A Erva de Passarinho, cujo nome científico é Struthanthus flexicaulis, é uma dessas plantas que alguns amam e outros odeiam. Se você ainda não conhece muito bem essa planta e não entende o porquê de tanta contradição, deve acompanhar o nosso artigo a seguir.

Erva De Passarinho: Parasita e Cura De Doenças

Erva De Passarinho: Parasita e Cura De Doenças

O Que é Erva De Passarinho?

Essa planta pertence a família Loranthaceae e é considerada um tipo de hemiparasitas, aí é que está o grande problema a respeito da imagem ruim dessa planta. A espécie está presente em algumas áreas do Brasil, mas o lugar em que mais é encontrada  é no Cerrado Brasileiro.

O Que é Erva De Passarinho?

O Que é Erva De Passarinho?

Podemos descrever essa planta como sendo uma espécie de trepadeira que recebe o nome de Erva de Passarinho, pois fornece os alimentos para muitas aves frutívoras, e esse é o lado positivo dessa espécie.

Imagem de Amostra do You Tube

Definições Técnicas Da Erva De Passarinho

Trata-se de uma planta superior que parasita outras plantas. Em geral, ela tem preferência por “sugar” árvores lenhosas. Quando essa planta não é retirada daquela que está parasitando, vai sugando a seiva da outra até leva-la a morte.

Pelo fato de ser uma planta que serve de alimento para diversas espécies de pássaros, ela conta com a ajuda deles para se proliferar. Quando os passarinhos comem, eles ingerem as sementes dessa planta e passam a eliminá-las em suas fezes.

É assim que a Erva de Passarinho se espalha de forma tão rápida e quase irremediável. Vale ressaltar que essa espécie não chega a causar a morte diretamente da planta em que se hospeda, mas com o seu enfraquecimento acaba ficando mais suscetível a doenças.

Com o passar do tempo o alimento não é mais suficiente para os dois organismos e o parasitado acaba morrendo.

Imagem de Amostra do You Tube

Erva De Passarinho, Parasita

Apesar de realizar fotossíntese como outras plantas, a Erva de Passarinho é um tipo de planta parasita de diversas espécies de angiospermas. Essa forma de parasitar acontece, pois essa trepadeira retira elementos minerais da sua planta hospedeira através do seu sistema radicial.

O grande problema em relação a Erva de Passarinho nem é o fato de ela parasitar outras plantas, mas a forma como ela consegue se proliferar rapidamente. Depois que essa espécie domina uma região, é muito difícil eliminá-la.

Parasita Pela Metade

Como explicamos acima a Erva de Passarinho realiza fotossíntese, mas mesmo assim parasita outras plantas. Esse tipo de caso é tratado como de hemiparasitismo, ou seja, parasitismo pela metade.

A situação da Erva de Passarinho é que ela tem a capacidade de realizar fotossíntese, mas para isso suga a seiva bruta de outras plantas. Por esse motivo é considerada uma hemiparasita.

Por Que a Erva De Passarinho é Ruim?

O grande problema quando o assunto é a Erva de Passarinho está no difícil combate e eliminação da mesma. Além de se espalhar com uma grande facilidade, a planta possui umas raízes especiais denominadas haustórios, e elas penetram no caule da planta hospedeira.

Essa planta suga a seiva e causa a degeneração da outra planta. Os biólogos ainda não conseguiram precisar quanto tempo uma planta pode sobreviver após ser “atacada” pela Erva de Passarinho.

Questões como o tipo da planta parasitada e também o lugar em que ela está, ajudam a aumentar ou diminuir o tempo de vida com essa parasita roubando a sua seiva.

Por Que a Erva De Passarinho é Boa?

Apesar de todo esse lado negativo de ser uma planta parasita, a Erva de Passarinho também possui funções boas. O suco das suas folhas frescas é bastante recomendado para quem sofre de bronquites, dores no peito, pleurisias, hemoptises, pontadas e também afecções respiratórias.

O chá das folhas de Erva de Passarinho deve ser feito através do cozimento das mesmas. A planta também pode ser muito boa para ajudar em doenças no útero e também hemorragias.

Como Fazer o Chá De Erva De Passarinho?

Num litro de água fervente você deve acrescentar 2 colheres da erva e deixar que levante fervura. Desligue o fogo e espere uns 10 minutos até poder beber o chá.

A posologia desse chá deve ser de 2 a 3 xícaras dessa bebida.

A Erradicação da Erva de Passarinho

A única forma de combate que existe contra a Erva de Passarinho é através da poda. Uma boa dica para tornar essa tarefa mais simples é fazer a poda durante o inverno. Durante a estação mais fria do ano as folhas secam e fica muito mais fácil identificar a planta parasita.

Quando se trata da erva de folha graúda é mais fácil de identificar e podá-la, pois depois que é bem cortada dificilmente essa planta volta a se manifestar na mesma árvore. Porém, é necessário ter a certeza de que a poda foi bem feita.

No caso da erva de folha miúda é bem comum que ela volte a atacar a mesma árvore depois de algum tempo, pois é muito fácil não ver alguma pequena folhinha. Para resolver de vez a situação, é necessário além da poda realizar um processo de raspagem da árvore hospedeira.

Combater Ou Não?

Alguns biólogos são a favor de combater e erradicar a Erva de Passarinho devido a fato de se tratar de uma planta parasita que causa grande mal e sofrimento para a sua hospedeira.

Porém, em contraponto a essa visão do caso temos a apresentação da possibilidade de usar as folhas dessa planta para ajudar a amenizar e combater doenças. Apesar de a Erva de Passarinho ser considerada uma praga, pois se espalha de forma incrivelmente rápida, também é muito importante para o tratamento de doenças.

Chegamos a uma conclusão de que é difícil se resolver entre apoiar o extermínio da Erva de Passarinho ou permitir que ela continue se proliferando e causando a morte de muitas outras plantas. E você o que pensa sobre isso agora que já conhece o lado bom e o lado ruim dessa planta?

O parasitismo da Erva de Passarinho é uma questão que deve ser considerada acima de seu bem medicinal?

2 comentários

  1. Gostaria de fazer um cha de erva de passarinho.No meu quintal tem muita.Quantas folhas devo colocar em um litro de agua.Queria que me respondessem.Obrigada.

  2. Maria Auxiliadora Alberto

    Meu irmão tem bronquctasia a erva de passarinho resolveria as crises dele. aguardo uesposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>