Eucalipto: Melhor Plantar com Semente ou Clone?

Você é capaz de identificar as diferenças?

O consultor Celso Medeiros explica as principais características do plantio com sementes e do cultivo desenvolvido com clones. É possível observar em relativo pouco espaço de tempo as diferenças entre um crescimento normal e um no qual são tomados os devidos cuidados para evitar qualquer problema para o desenvolvimento das árvores.

As florestas de eucaliptos devem sim seguir criteriosamente a sua plantação e o que ditam os códigos florestais. Tais códigos foram construídos com base na ciência e muito mais no bom senso ambiental, esses códigos pré-estabelecem as faixas de terra, devendo sempre respeitar os cursos das águas, açudes, lagos ou banhados, devendo sim, ser muito respeitado.

Se você esta a procura de opções diferenciadas de plantio e maior rentabilidade, uma das opções tem sido em grande volume a escolha pelo cultivo do eucalipto clonado, esta determinação tem provado para uma grande parte de pessoas que ela vai lhe proporcionar melhores características da árvore, bem mais segura.

Eucalipto: Melhor Plantar com Semente ou Clone?

Eucalipto: Melhor Plantar com Semente ou Clone?

Os benefícios são bem visíveis, a produtividade de uma muda clonada chega a 65 m³ ao ano, enquanto que, no plantio de eucalipto comum pode-se chegar a 35 m³ por ano, sem contar que o tempo de corte para um eucalipto clonado relacionando ao plantio de eucalipto com sementes é bem menor. Estudos comprovam que a diferença pode alcançar a 2 anos.

A muda de eucalipto clonado já esta desenvolvida quando do plantio, são mais resistentes às doenças e as pragas, também as geadas e ferrugem. Muitos produtores que optaram por esse tipo de plantio estão sentindo a grande diferença entre os dois tipos.

Mais informações acesse o link

O principal fator que diferencia essas duas formas de plantio é a homogeneidade. No cultivo com os clones é mais fácil manter uma área com as mesmas características no solo, evitando a competição com outras espécies. Logo, o plantio com sementes é mais propenso a formar um ambiente heterogêneo, o que pode retardar o crescimento da vegetação trabalhada.

Acompanhe a explicação e observe duas plantações que utilizaram plantios diferentes para o seu desenvolvimento.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>