Flamboyant – Delonix Regia

Ter uma árvore de sombra em casa é sempre muito bom. Elas são aconchego para diversos momentos e tornam-se até ponto de encontro para festinhas, conversas à tarde e muito mais. Quando se tem uma árvore de sombra e ainda mais, uma das mais conhecidas espécies do mundo, o ambiente com certeza fica ainda muito mais bonito.

Mais abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre a flamboyant, considerada a árvore mais bonita do mundo por diversos estudiosos. Além de conhecer as principais características da planta, ainda vai saber a melhor forma de cultivá-la também.

Ficha Técnica

A árvore Flamboyant é uma espécie da família das Fabaceae e tem origem na África, onde a maior incidência acontece na famosa ilha de Madagascar. Essa linda árvore é cientificamente conhecida pelo nome de Delonix regia e está entre as espécies mais famosas do mundo. Apesar da sua origem africana, a Flamboyant pode ser cultivada em diversos outros locais, o que fez com que ela também recebesse outros nomes populares como por exemplo, Acácia rubra, Árvore flamejante, Flamboiant, Flor do paraíso, Pau rosa, entre outros.

Flamboyant

Flamboyant

Quando bem cultivada, ela pode crescer até 12 metros de altura, o que vai fazer com que ela seja considerada uma árvore de médio e alto porte, dependendo da região. Para a biologia, ela é categorizada como uma árvore ornamental e de fato isso acontece, já que a beleza dessa planta realmente vai dar um toque todo especial em praças, jardins, campos ou qualquer outro lugar em que ela seja cultivada. Por ter um ciclo de vida perene, o que significa que a planta leva mais tempo para completar o seu ciclo de brotação, a flamboyant passará o ano inteiro com novas folhas, flores e frutos.

A beleza dessa árvore, realmente deslumbrante, não é a toa. O seu tronco é bem forte, um pouco retorcido e pode chegar até 12 metros de altura, como citamos mais acima. A copa é bem ampla o que vai agradar a todos aqueles que querem uma planta para dar mais sombra e beleza a um determinado ambiente. Essa copa tem a forma de um guarda chuva e a largura somente dessa parte da planta pode ser até maior do que a altura da própria árvore.

Folhas, Flores e Frutos

As folhas da flamboyant são bipinadas, o que significa que elas são recompostas, formadas por até 15 pares de folíolos, onde cada um destes contém entre 12 e 20 pares de folíolos oblongos e sésseis.  As flores, na verdade inflorescências, aparecem apenas quando a árvore perde todas as folhas, caso que acontece sempre que um ciclo de vida é encerrado. Elas são grandes e se apresentam sempre nas cores vermelha ou laranja. A floração acontece sempre a cada primavera e a cada verão.

Os frutos são vagens bem lenhosas e grandes, com aproximadamente 45 centímetro de comprimento. Quando eles amadurecem, a cor muda e eles ficam totalmente marrons. Além dessa flamboyant tradicional, existe ainda uma variedade conhecida por Flavida. As características de formação das duas árvores são bem iguais, mudando apenas as flores que no segundo caso, passam a ter coloração amarelada.

As raízes dessa árvore merecem muita atenção porque como esta é uma espécie de planta com porte bem grande, as raízes passam a ser bastante agressivas devido também o seu tamanho e espessura. Um dos maiores problemas enfrentados por cultivadores dessa espécie, é que a maior parte das raízes da flamboyant ficam acima da superfície, o que faz com a região onde ela esteja plantada, não possa ser ornamentada ou outras plantas, não podendo também existir nenhum tipo de tubulação de água, esgoto, paredes e principalmente fiação elétrica.

Ornamentação

Parece meio que equivocado falar de ornamentação de uma planta com 12 metros de altura. Acontece que a beleza da flamboyant é muito conhecida ao redor do mundo inteiro e a diversidade de opções que encobre essa árvore quando o assunto é ornamentação, é bem grande.

Você pode cultivar um exemplar da flamboyant em sua casa mesmo, desde que tenha espaço suficiente para isso, ela pode também ser utilizada como árvore de sombra em parques, praças e jardins abertos ou fechados. Essas árvores podem ainda serem utilizadas de forma isolada, já que as cores da planta já dão um toque bem especial ao ambiente.

Devido a sua elevada resistência à salinidade, você pode cultivar a flamboyant em regiões do litoral também que ela vai crescer perfeitamente.

Sobre O Cultivo

Devido a região de origem da árvore, os melhores climas típicos para que você cultive a sua flamboyant é o Equatorial, Subtropical e Tropical. Se a sua região não apresenta essas características, você pode ainda montar um ambiente com iluminação e temperatura que simulem essas três opções de clima e cultivar a sua planta. Isso pode ser feito com uma fertilização especial, com luzes artificiais, etc.

O crescimento é bem rápido, então diferente de outras árvores de porte grande, você não precisará esperar uma vida toda para ter uma árvore crescida. Em um ano, ela cresce aproximadamente 1 metro e meio, principalmente em regiões onde o clima é mais quente. Como citamos mais acima, essa árvore perde todas as suas folhas em uma época do ano e isso acontece geralmente durante o inverno.

Flores

Flores

O cultivo da flamboyant deve ser feito sempre sob o sol pleno, com solo bem fertilizado e as irrigações feitas em períodos bem regulares. Esse último cuidado é muito importante no primeiro ano de vida da sua planta, para que ela cresça bem e sadia. Como citamos um pouco mais acima, ela aceita bem regiões litorâneas devido a sua capacidade de resistência à salinização e também à estiagem. A flamboyant não vai tolerar frio, principalmente os mais fortes.

A multiplicação da planta é feita por estacas semilenhosas ou então sementes. No caso da multiplicação feita por semente, é necessário que ela passe por um processo de escarificação ou imersão em água aquecida a 80 graus Celsius por aproximadamente 10 minutos. Isso deve ser feito porque essas sementes apresentam uma leve dormência tegumentar que deve ser quebrada antes de ir ao solo.

A germinação acontece sempre após duas semanas que as sementes foram plantadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi gente! Como vão as coisas?…
    Gostei do seu artigo informativo sobre o flamboyant. Dêem uma olhada no meu site do Rio de Janeiro. Vocês poderiam me dizer onde fica esse local? Eu gostaria de fotografar, pois estou divulgando o que há de bonito no Rio de Janeiro e no Brasil. Obrigado
    Carlos Urze

    Carlos Urze 3 de setembro de 2014 22:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *