Função da Semente

Quem pensa que as plantas se reproduzem de forma única se engana. A semente, por exemplo, não é comum a todas as espécies. Algumas se reproduzem de forma bem mais rudimentar, como é o caso das samambaias. O processo de reprodução das plantas que possuem semente é talvez o mais simples e óbvio, e muitos já aprenderam no período escolar com o bom e velho teste da semente de feijão para levar em casa, colocar no algodão e esperar ela florescer. A semente nada mais é do que um óvulo já fecundado da planta.

Função da Semente

Função da Semente

Algumas são encontradas envolvidas em uma proteção mais simples, como é o caso do feijão, ou em estruturas mais complexas, como é o caso do fruto. É importante perceber que as plantas não possuem formas avançadas de garantir a fecundação dessas sementes, elas sempre dependem de condições climáticas e, aí sim, podem exercer interferência na fecundação. As plantas costumam adaptar seu ciclo de reprodução de acordo com o período favorável para o mesmo. Mesmo quando as sementes chegam ao solo durante o período de inverno, por exemplo, elas possuem a capacidade de permanecer dormentes até que cesse o período de frio, para que possam ser germinadas na terra.

Função da Semente

Função da Semente

Algumas espécies são adaptadas às condições da região onde vivem e suas sementes podem permanecer no solo durante muito tempo, até que uma clareira seja aberta na mata, propiciando a entrada de luz solar e o nascimento da planta. Composição das sementes da flora As sementes são compostas pelo tegumento, que corresponde a casca. Em seguida pelo endosperma, camada que evolve o embrião que, por sua vez, é o ultimo elemento. Algumas sementes não possuem o endosperma, sendo chamadas de gimnospermas. Estas últimas são plantas cuja semente não está envolta em um fruto, pois estas plantas não apresentam frutos. Um exemplo são as plantas coníferas, ou as araucárias. Como foi dito acima, as samambaias, e até mesmo os musgos, fazem parto do grupo da plantas sem sementes, que nesse caso são plantas vasculares. Estas espécies possuem estrutura complexa e primitiva e dominaram a terra até cerca de 300 milhões de anos atrás.

Função da Semente

Função da Semente

É possível que quase todo mundo já tenha visto uma espécie de pó de cor escura na parte de baixo das folhas das samambaias. Na verdade eles são esporos, que cumprem a função de uma semente, a da reprodução. Durante séculos a samambaia esteve envolta mitos, devido a ausência de sementes. Na idade média, por exemplo, muitas pessoas acreditavam que as sementes da planta só poderiam ser vistas no período noturno e em dias específicos do ano. O fato foi considerado um desafio para muitos, já que, supostamente, quem as encontrasse, iria adquirir a fórmula da invisibilidade.

3 comentários

  1. bom site bem espicado tomara meus professores mande eu pesquisar outras coisas que vou pesquisar aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>