Iuca-gigante – Yucca Gigantea

Ter árvores bonitas ao nosso redor é sempre muito bom, principalmente quando são árvores gigantes. Aqui, você vai encontrar as maiores características da iuca gigante e saber mais como poder plantar essa árvore próximo a sua casa sem nenhuma dificuldade.

Iuca-gigante - Yucca Gigantea

Iuca-gigante – Yucca Gigantea

Ficha Técnica

Cientificamente, a iuca gigante recebe o nome de Yucca gigantea, além de possuir algumas sinonímias como Yucca elephantipes, Yucca guatemalensis, Yucca lenneana, Yucca ghiesbreghtii, Yucca mooreana, Yucca roezlii, Yucca eleana e Yucca mazelii. Essa planta está entre as espécies da família das Asparagaceae e tem a sua origem na América Central e na América do Norte.

Como pode ser cultivado em diversos locais, a iuca gigante vai receber diversos outros nomes populares, como iuca elefante, vela da pureza e outros mais. Categorizada como um arbusto tropical e árvores ornamentais, a iuca gigante pode crescer até 9 metros de altura.  O ciclo de vida dessa planta é perene, o que significa que ela leva mais tempo do que muitas plantas para completar o ciclo total de brotação. Isso indica também, que tendo uma iuca gigante por perto, você sempre terá folhas, flores e frutos da árvore nascendo durante o ano inteiro.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

O tronco da planta é bem simples e a medida que essa árvore vai crescendo, ele vai ficando mais áspero e rugoso e a base também vai se dilatando. As folhas da planta nascem sempre em forma aspiral, acuminadas, bem longas, com um brilho bem destacado, sempre na cor verde e com as bordas sempre serrilhadas. Quando elas morrem, podem demorar a cair e isso dá uma imagem muito bonita para a iuca gigante, que fica com uma espécie de saia sob a sua copa.

A inflorescência é bem ereta e exuberante aparecendo sempre acima da folhagem e sempre também, durante a primavera e o verão. As flores já são cerosas, sempre na cor branca e o seu formato lembra muito um sino. O processo de polinização dessa espécie é bem especial porque somente um certo tipo de maripoza é capaz de fazê-lo. Os frutos da iuca gigante são sempre ovais, bem carnosos e se apresentam apenas na cor marrom. Na natureza você vai encontrar algumas espécies diferentes de iucas e a iuca gigante é a única delas que não apresenta espinhos em nenhuma parte da planta.

Se você tem uma casa com dois ou até mais pisos, ou então mora em um prédio e não sabe como arborizar o ambiente, as iucas gigantes são excelentes opções. Como são plantas grandes, como podemos conferir mais acima que ela chega até 9 metros de altura, é importante você atentar para o tipo de terreno que irá plantar a sua árvore. Isso porque como ela é grande, consequentemente a sua raiz também será e se você não der espaço para essa árvore, ela com certeza irá crescer de forma desproporcional.

Quando ainda são jovens, elas podem ser plantadas em vasos e utilizadas como plantas de interior que ficará muito bonita, principalmente em ambientes grandes como corredores de shopping center ou escritórios. Plantadas diretamente na terra, elas são ótimas opções para jardins no estilo mais tropical e também os contemporâneos.

Algumas curiosidades sobre a iuca gigante, é que as suas inflorescências são popularmente chamadas de Izotes em toda a região da América Central e esses Izotes tornaram-se símbolo de El Salvador. Já as pétalas das flores são comestíveis e muito apreciadas no preparo de alguns pratos na culinária. O seu sabor é bem azedo.

Como Cultivar a Iuca Gigante 

A iuca gigante deve ser cultivada sob o sol pleno, em terreno bem fértil e com capacidade de drenagem muito boa. A irrigação deve ser feita sempre em espaços de tempo regulares, mas você deve atentar-se para a terra, pois não deve colocar mais água se a mesma ainda estiver bem úmida, pois a planta não tolera muito os solos encharcados.  Quanto ao solo que ela será plantada, a sua iuca gigante não vai exigir muito do tipo dessa formação, sendo adaptável a qualquer tipo de terra. A única limitação são os terrenos mais argilosos ou com problemas de drenagem porque eles irão retardar o crescimento da planta.

Como citamos mais acima, a iuca gigante não tolera muito bem solos encharcados e isso pode gerar um grande problema caso você não se mantenha atento. O solo muito úmido vai causar o apodrecimento rápido da raiz e sua planta pode morrer, então se você está em uma época de muita chuva, pode suspender as regas e deixar dessa forma até perceber que a areia está sequinha novamente.

A iuca gigante pode ser envasada e usada em ambientes internos, como podemos ver mais acima e nesse caso, cuide para que ela esteja em um ambiente com muita claridade e também muita ventilação para que a sua planta não morra.

Em caso de replantio, é importante que você observe bem a estrutura da sua planta antes de colocá-la à terra. É indicado que você retire todas as raízes confusas e enroladas antes de replantar. Isso deve ser feito porque como elas estão acostumadas com aquele espaço de um vaso, acabam por emaranharem-se e ficarem bem enroladas e com o tempo, as novas raízes vão crescendo também dessa forma. Se permanecer com esse tipo de crescimento, a coroa da sua iuca gigante vai acabar sendo enforcada pelas raízes e sua planta pode morrer. Então corte todas as raízes com essa característica para que ela cresça corretamente quando for colocada no solo.

Citamos também que você deve evitar solos mais argilosos. Esse detalhe se dá porque quando você cava um buraco para colocar a sua planta, com o tempo ele pode secar e ficar difícil ou até mesmo impossível da raiz da sua planta se espalhar. Mas caso o terreno onde você queira plantar a sua iuca gigante só apresentar essa característica, você pode fazer alguns cortes no perímetro do buraco onde será colocada a sua iuca gigante e com uma pá, quebrar a camada mais dura da terra e fazer espécies de aberturas onde as raízes não sentirão nenhuma dificuldade de penetrar e se espalhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *