Nomes de Flores

Quem nunca se surpreendeu com o nome de uma flor? Ela nem precisa ser exótica para receber nome estranho. Alguns fazem referência à aparência da flor ou da planta em si, outros podem estar relacionados com o nome de quem as divulgou primeiramente. O antúrio é uma espécie muito popular, cujo nome tem origem grega, dos termos anthos (flor) e oura (rabo). Em outras palavras, flor de rabo. Conhecendo a planta não é difícil imaginar o porquê desse nome. Na floração, ela possui um prolongamento em forma de bastão, que, supostamente, possui formato de rabo.

Nomes de Flores

Nomes de Flores

Planta herbácea que pode medir até um metro de altura, o antúrio é uma espécie originária da Colômbia e muito utilizada como planta ornamental, devido à praticidade de seu cultivo. Ela se adapta facilmente a diversas condições climáticas e dispensa grandes cuidados. A única ressalva é quanto à umidade, que deve ser elevada. No Brasil, o antúrio pode ser identificado por outro nome “Flor de Jorge Tadeu”, por causa de um personagem de uma novela exibida no início da década de 1990. Na trama, o espírito do personagem Jorge Tadeu aparecia toda vez que sua amada ingeria um pedaço da folha da planta.

Nomes de Flores

Nomes de Flores

Já na vida real, o antúrio possui certo grau de toxicidade e não deve ser ingerido. A boca-de-leão é uma espécie, talvez, injustiçada. Esta planta recebe este nome porque, supostamente, sua flor se assemelha com o focinho de um leão. Porém, trata-se de uma espécie de colorações e aspecto muito delicados, originária da Europa e que apresenta floração durante o ano inteiro. As flores podem ser amarelas, rosas e brancas e seus galhos formam lanças que ficam totalmente floridas. Outra espécie de nome peculiar, mas que certamente faz jus à planta é a copo-de-leite. Esta planta de origem africana aprecia ambientes úmidos e é muito utilizada como planta ornamental em festas sofisticadas e celebrações de casamento, devido ao formato e coloração branca.

Nomes de Flores

Nomes de Flores

Basta olhar para um copo-de-leite para entender que seu nome se deve ao formato da flor, que lembra um copo, que por sua vez é branco como leite. Quando se fala em plantas nocivas é normal que a maior parte das pessoas se lembre dela, a comigo-ninguém-pode.  Seu nome diz tudo, a resina produzida por esta planta pode ser fatal se ingerida, porém, ainda assim ela é muito utilizada na decoração de bares, estabelecimentos comerciais e consultórios, devido à beleza das longas folhas da planta, que possuem dois tons de verde. Não faz muito tempo que médicos começaram a alertar a população sobre o perigo de utilizar esta planta em casas onde habitam crianças e animais. Os vários casos médicos de intoxicação ou complicações alérgicas devido ao contato da resina da comigo-ninguém-pode com mucosas em crianças gerou uma redução no uso desta espécie como planta ornamental.

Alguns dos nomes mais antigos e mais comuns que existem são derivados de flores. Fizemos a lista de alguns deles e seus significados.

Acácia – Um nome pouco usado hoje em dia, mas com belo significado: elegância. Também representa a imortalidade e a ressurreição.

Açucena – Imortalizada pelo papel de Carolina Dickman em “Tropicaliente”, e pela princesa interpretada por Bianca Bin em “Cordel Encantado”, o nome significa singela e branca flor.

Íris – Nome de uma antiga deusa grega, ele significa anunciação e boas novas. Iris era uma das mensageiras do Olimpo, embora eventualmente também apareça como aquela que provoca a discórdia.

Nome de Flores

Nome de Flores

Jasmin – O nome que batizou a princesa de “Alladin” significa, literalmente, flor de jasmin. A flor, por sua vez, significa amor, graça e delicadeza.

Narcisa – É a versão feminina de Narciso. A flor teria sido criada para representar um jovem que se apaixonou por sua própria imagem. Significa “vaidade”.

Verônica – Batizada pela personagem bíblica, o nome significa “martírio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>