Noz Moscada (Myristica Fragans)

O nome do fruto da moscadeira é noz-moscada, cujo o nome científico é myristica fragans. Essa  especiaria faz parte da família das Myristicaceae. Essa planta tem o que chamamos de porte alto, isto é, ela atinge uma boa altura, entre10 a 15 metros. Do seu tronco sai ramos em toda a extensão e além disso tem a noz-moscada, um excelente tempero. Aliás, para cada um fruto são retirados 5 gramas de pó, que não devem ser consumidos por completo, podendo criar efeitos como descontrole motor, alucinações auditivas e muito mais.

A História da Noz Moscada (Myristica Fragans)

A noz-moscada só era produzida em meados do século XIX nas ilhas da Indonésia e das Moluscas. E é usada na culinária desde da época dos romanos, sendo uma das principais especiarias da Idade Média, não só para temperar a comida, mas também para conservar os alimentos. E um outro uso da noz-moscada nessa época era na medicina. A noz-moscada no século XIX era comercializada pelos mercadores árabes em Veneza e distribuída em toda a Europa por um preço altíssimo, era realmente uma especiaria muito valorizada. Para não perder a clientela e cobrar altos preços, os mercadores não revelavam a fonte da noz-moscada e ninguém da Europa conseguia chegar até ela. Mas, o cenário do comércio da especiaria mudou em agosto de 1511, quando Afonso de Alburquerque a mando do rei de Portugal conseguiu conquistar Malaca.E a expedição enviada pelo rei de Portugal acabou sendo a primeira a conseguir chegar na ilha, os primeiros europeus a pisar no local, onde ficaram um mês, explorando não só o noz-moscada, mas também o cravinho. Não demorou muito para estender o comércio, pelos holandeses e foram eles que passaram a cultivar a especiaria em outros lugares: na Malásia, nas Caraíbas, na Índia e outras regiões.

Tudo Sobre a Moscadeira, a Árvore do Fruto Noz-Moscada

  • É uma planta que possui os sexos separados e por isso é chamada de dióica, as plantas são masculinas e as flores são femininas. Em porcentagem, 50% para cada sexo e quando tem a polinização cruzada é necessário que a parte masculina corresponda a 10% para conseguir que as flores femininas sejam fecundadas.
  • Durante a inflorescência as flores podem ser de uma a três e no seu o estigma ou óvario superior são depositados os granulados de pólen das flores de sexo masculino, eles chegam até ela graças ao vento ou pelos insetos. 
  • A noz-moscada é coberta por uma membramna na cor laranja-avermelhada e que tem o nome de macis.
  • O gosto da noz-moscada é uma espécie de mistura de canela com pimenta-do-reino, muito aromático e pode ser usado tanto em alimentos salgados quanto doces.
  • A noz-moscada ainda é muito usada na cozinha, principalmente pelo fato dela ser versátil, podendo ser usada em pratos salgados, com carnes e em pudins.
  • Esse fruto tem 10% de óleo essencial e um dos seus principais elementos é o hidrocarbonetos, além de ter uma substância que é alucinógena, que normalmente, se concentra na semente.

O Que Deve ser o Plantio da Árvores Que Dá a Noz-Moscada

  • A moscadeira gosta do clima úmido e quente, a temperatura ideal para essa planta é de 25 graus e ela gosta de chuvas, mas que deve ser bem distribuída. Gosta também de altitudes baixas, que sejam abaixo de 500 metros. E o solo precisa ser enriquecido com matéria orgânica, a moscadeira deve ser plantada em um buraco profundo e que seja bem drenado. 
  • A melhor maneira de fazer a propagação da moscadeira é usando sementes e de preferência aquelas mais pesadas de maiores. Elas também não podem ter deformações e nem manchas ou qualquer anormalidade que seja notada.
  • As sementes devem ser colocadas umas separadas das outras nos canteiros, a distância tem que ser de 3 a 5 centímetros na linha horizontal. Depois de plantadas elas precisam ser regadas todos os dias e precisam de meia-sombra. A germinação vai acontecer entre a 30 a 40 dias depois de ser semeada.  Quando essas mudinhas chegaram a altura de 5 centímetros, é hora de fazer a repicagem, isto é, colocá-las nos sacos de polietileno, que devem suportar de 2 a 3 quilos de terra, esta deve ser enriquecida com matéria orgânica.
  • Para que você tenha certeza de que a muda está pronta, ela precisa ter entre 20 a 30 centímetros, o caule com pelo menos 3 paresde folhas e ele deve ter 1 centímetro de diâmetro. Com essas características você poderá plantar a sua moscadeira. As covas precisam ser de 0,40 m. No Brasil, o plantio é feito na Bahia durante os meses de maio e agosto. 

Outras Dicas Sobre o Plantio da Moscadeira

  • Para ter certeza que a moscadeira vai crescer forte e bonita ela precisa receber 4 limpas por ano.
  • Os insetos sugadores, como o tripes, são aqueles que mais atacam a moscadeira e podem causar grande prejuízo.
  • Um fungo causa uma doença chamada mal rosado, que começa em um galho e se espalha pela árvore, para se livrar dela, é necessário cortar de 20 a 30 centímetros da parte infeccionada. 

Sobre a Colheira da Moscadeira

  • A produção da moscadeira só começa depois do quarto ano de vida e a frutificação a partir dos 6. Os frutos ficam com medida entre 5 a 8 centímetros e ficam com a cor amarelo-claro, quando estão prontos para serem colhidos. A semente é oval e a medida dela é de 3 a 4 centímetros de comprimento e a largura fica entre 2 a 3, é lenhosa, tem a cor marroma e é bem dura. Uma membrana com a cor roxa um pouco avermelhada a envolve.
  • Nem todas as plantas produzem frutos somente aqueles que tem flores femininas e mesmo assim, o plantio deve ser sempre de no mínimo 10 a 20% de árvores masculinas, para garantir a fecundação. Para ficarem prontos os frutos levam de 170 a 180 dias.
  • Uma boa árvore moscadeira pode produzir por ano uma média entre 1.500 a 2.00o frutos, que em quilos ficaria entre 10 a 15 de sementes frescas. Depois de seca, a planta se divide em 1 a 2 quilos de arilo e 5 a 7 quilos de noz-moscada. A produção total se dá entre abril e setembro. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *