O Cultivo da Cana de Açúcar

O açúcar é uma iguaria apreciada desde a antiguidade (Alexandre, o Grande é considerado o descobridor da cana de açúcar). O açúcar é usado na alimentação direta (através da culinária e suas inúmeras receitas), na fabricação de alimentos e bebidas, na indústria farmacêutica, etc.

A grande fonte de origem para fabricação do açúcar é a cana de açúcar, que produz em torno de 70% do açúcar produzido.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que é Cana de Açúcar?

A cana de açúcar é uma planta gramínea, sendo pertencente a família das Poaceae, cujas características são: forma da inflorescência,  crescimento do caule em colmos, as folhas com lâminas em suas bordas e a bainha aberta.

As plantas de cana de açúcar se caracterizam por guardarem sacarose na seiva da sua haste, com o fito de preencher as sementes após a floração. Porém, se a pessoa deseja cultivar uma grande safra de açúcar, não pode deixar que a planta floresça.

A cana de açúcar é a principal matéria-prima existente para a fabricação do açúcar e de Combustíveis (etanol – álcool).

A cultura de cultivo da cana de açúcar tem bastante facilidade de crescer em zonas com climas tropicais, subtropicais e temperadas.

Onde a Cana de Açúcar é Cultivada?

Por ser uma planta que tem características tropicais a cana de açúcar é cultivada principalmente na América Latina, Ásia e Extremo Oriente. Os países que se destacam na produção de cana de açúcar são: Brasil, Colômbia, Índia, China, Tailândia e Paquistão.

O Plantio da Cana-de-Açúcar

Inicialmente para realizar o cultivo de cana de açúcar é necessário ter disponível uma grande área de terra para plantio, pois as áreas de plantação de cana de açúcar demandam grandes espaços.

Segue abaixo algumas dicas de como realizar o plantio da cana de açúcar:

1)    Planejamento da Área – para implantar um canavial (plantação de cana de açúcar), é necessário realizar um levantamento topográfico da área para viabilizar o terreno para o cultivo da cana de açúcar. Nos locais destinados ao plantio, é ideal que seja realizado um trabalho de engenharia (chamado de sistematização do terreno), e, além disso, devem ser coletadas amostras do solo para que sejam realizadas as análises sobre o terreno, para que sejam definidas as correções e a adubação adequada;

2)    Clima e Solo – A cana de açúcar apresenta melhor rendimento quando cultivada em regiões quentes. O clima ideal é aquele que apresenta 02 (duas estações): Quente e Úmida (promove o desenvolvimento da planta) seguida de uma Fria e Seca (promove a maturação da planta e o acumulo da sacarose). Os melhores solos para o cultivo da cana de açúcar são aqueles bem estruturados, férteis e com boa capacidade de drenagem;

3)    A Escolha de a Cultivares – é fundamental que seja escolhida a cultivar que melhor se adapte as características do local onde a cana de açúcar será plantada, pois isso irá ajudar no melhor aproveitamento dos recursos e irá gerar uma maior produção. Por isso é necessário verificar se a cultivar é resistente a moléstias comuns de ocorrerem em canaviais;

4)    Escolha da Muda – depois de escolher a cultivar, é necessário verificar as mudas que serão plantadas, se elas são sadias, se são da espécie escolhida. Por isso busque conhecer a procedência das mudas;

5)    Preparação do Terreno – o preparo do solo precisa ser profundo e esmerado e necessita levar em conta uma questão: se é a primeira vez que vai ser plantada cana de açúcar ou o terreno se encontra ocupado com cana de açúcar. Mas em ambos os casos é importante que o terreno seja arado profundamente e fique bem compactado. Pouco antes do plantio é feita uma gradagem para a preparação final do terreno. É interessante que sejam eliminadas as ervas daninhas do terreno para que elas não destruam o canavial;

6)    Calagem e Adubação – a análise do solo irá determinar se é necessário aplicar calcário (calagem) antes do plantio da cana de açúcar e como será feita a adubação, determinando as quantidades de nitrogênio, fósforo, potássio, etc., para serem aplicados no solo, para que a plantação de cana de açúcar tenha uma boa produtividade;

7)    Plantio – a escolha da época para a realização do plantio é de extrema importância para que o canavial se desenvolva e as plantas acumulem açúcar. Para crescer, a cana de açúcar precisa de bastante água, altas temperaturas e exposição ao sol. A cana de açúcar pode ser plantada em 03 (três) períodos diferentes: Sistema de ano e meio, sistema de ano e plantio de inverno.

Sistema de ano e meioconhecida como cana de 18 meses, A cana de açúcar é plantada entre janeiro e março. Nesses primeiros meses a cana de açúcar inicia o desenvolvimento e, com a chegada da seca e do inverno, o crescimento se torna lento (de abril a agosto). Nos sete meses seguintes (setembro a abril) a planta vegeta, para, amadurecer nos meses seguintes, até completar 16 a 18 meses.

Sistema de ano: conhecida como cana de 12 meses, a cana de açúcar pode ser cultivada nos meses de outubro e novembro. O plantio da cana de 12 (doze) meses necessita ser usado com algumas restrições, pois tem as vantagens e desvantagens listadas abaixo: 

  • Vantagens: Quando se tem uma segunda época de plantio facilita o gerenciamento da utilização de máquinas e de mão-de-obra, que ficam divididas entre os dois plantios.
  • Desvantagens: produtividade menor que a cana de 18 meses; o preparo do solo prejudicado, já que existe menos tempo para o preparo, incorporação do calcário, corretivos, etc.;

Plantio de inverno – com a utilização da torta de filtro aplicada no sulco de plantio é possível plantar cana de açúcar na estiagem. A torta de filtro fornece a umidade necessária para a brotação.

8)    Espaçamento – é importante definir um espaçamento entre as plantas que aperfeiçoe o uso de máquinas para a colheita. O espaçamento adequado contribui para a melhoria da produção, pois contribui na distribuição de recursos (agua, luz e temperatura) que interferem diretamente na produtividade da planta.

Seguindo essas dicas e recomendações de preparo para o cultivo da cana de açúcar é necessário fazer o controle de todo o processo e controlar as pragas que podem surgir, como cupins, migdolus e plantas daninhas para que se tenha uma colheita produtiva.

Questões Ambientais do Cultivo da Cana de Açúcar

O cultivo da cana de açúcar vem gerando uma série de questionamentos ambientais, pois uma série de fatores precisam ser analisados para que o cultivo da planta seja ambientalmente sustentável para o nosso planeta.

No Brasil uma média de 55% da cana de açúcar cultivada é utilizada para a produção de combustíveis e isso vem gerando os seguintes problemas:

  • Perda de habitats naturais dos animais, pois muitos espaços são desmatados para o cultivo da cana de açúcar;
  • A erosão do solo;
  • A contaminação da agua, principalmente dos rios, devido o escoamento e a utilização de agroquímicos;
  • Surgimento de resistência por parte das ervas daninhas, pragas e doenças devido a utilização constante de agrotóxicos;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>