O Cultivo Do Kiwi: Origem e Dicas

O mais comum grupo de cultivares de kiwis é oval, aproximadamente do tamanho de um grande ovo de galinha. Por dentro tem aspecto fibroso, pele marrom-esverdeada maçante e carne verde ou dourado brilhante com linhas de pequenas, pretas, sementes comestíveis. A fruta possui textura macia e sabor doce e hoje traz colheita comercial em vários países, como Nova Zelândia, Itália, Chile, Grécia e França.

O Cultivo Do Kiwi: Origem e Dicas

O Cultivo Do Kiwi: Origem e Dicas

Kiwi: Origem Chinesa

Os kiwis são nativos do sul da China. Ele já foi declarado “fruta nacional” em território chinês. Outras regiões alegam serem donas da nacionalidade, caso da Índia, Japão e sudeste da Sibéria. Cultivos se espalharam da China no início do século XX, quando as sementes foram introduzidas para a Nova Zelândia, por Maria Isabel Fraser, que estava visitando escolas missionárias em Yichang.

Kiwi: Origem Chinesa

Kiwi: Origem Chinesa

As sementes foram plantadas em 1906 e as primeiras videiras no ano de 1910. Mercados de exportação foram abertos após a Segunda Guerra Mundial, graças à pesquisa pioneira sobre a transportabilidade do fruto por John Pilkington Hudson e outros no departamento de agricultura. Com a popularidade local este fruto aumentou em terras neozelandesas, sendo assim descartado o antigo nome chinês para a fruta (Yang Tao).

Quando o mercado de exportação para os Estados Unidos começou a crescer a fruta que foi comercializada sob o nome comercial de melonette. Foi proposto que a fruta seria nomeada de kiwi, após a Nova Zelândia comparar o fruto com o símbolo nacional, o pássaro que possui mesmo nome partes do corpo semelhante (pequeno – marrom – peludo).

Desde então se tornou nome comum para todas as frutas cultivadas comercialmente a partir da família Actinidia. Em chinês, a palavra corrente para variedades mais selvagens do kiwi é Macaque. As variedades importadas são muitas vezes referidas com o nome de QI Yi (maravilha), som semelhante ao kiwi.

O gênero Actinidia contém cerca de sessenta espécies. Embora a maioria seja reconhecida devido à forma básica, o fruto é bastante variável. A pele da fruta pode variar em tamanho, forma, cor e pilosidade. A carne também pode variar na cor, suculência, sabor e textura. Alguns frutos são intragáveis enquanto que a maioria das variedades é comercial.

Kiwi Dourado

Possui pele lisa de bronze, com formato do bico na fixação da haste. A cor da carne varia do verde brilhante com amarelo claro e intenso. Esta espécie é mais doce e aromática no sabor, o que lembra alguns frutos subtropicais. A vida de armazenamento curta limita o potencial comercial. Uma das variedades mais atraentes tem um vermelho ‘íris’ em torno do centro do fruto e fora da polpa. A fruta amarela obtém preço de mercado mais elevado. Por ser menos peluda é mais palatável ao consumo in natura.

Kiwis Bebê

Tem rápido crescimento da videira, escalada, durável ao longo da estação de crescimento. Os frutos são referidos como baga kiwi, kiwi bebê, kiwi de sobremesa, kiwi, uva ou kiwi coquetel. São frutos comestíveis. Traz pele lisa fina e sabor doce. Bagas são consumidas por inteiro e não precisam ser descascadas. Tentativas de comercializar a fruta foram cumpridas com sucesso limitado, embora a fruta possa ser encontrada nas feiras de maneira ocasional.

Armazenamento Do Kiwi

Amadurecem em até uma semana, quando armazenados em temperatura ambiente, mas não devem ser mantido em luz solar direta. A maturação ocorre quando colocada em saco de papel com maçã, pêra ou banana. Se for armazenado adequadamente, kiwis maduros podem manter estrutura qualitativa por cerca de uma a duas semanas.

Valor Nutricional

Valor nutricional por 100g (3,5oz)

  • Energia: 61kcal (260KJ)
  • Carboidratos: 14,66g
  • Açúcares: 8,99g
  • A fibra dietética: 3,0g
  • Gordura: 0,52g
  • Proteína: 1,14g
  • Tiamina (vit. B1): 0,027MG (2%);
  • Riboflavina (vit. B2): 0,025MG (2%);
  • Niacina (vit. B3): 0,341MG (2%);
  • Vitamina B6: 0,063MG (5%)
  • Folato (vit. B9): 25 ^ g (6%)
  • Vitamina C: 92,7MG (112%)
  • Vitamina E: 1,5MG (10%)
  • Vitamina K: 40,3MG (38%)
  • Cálcio: 34MG (3%)
  • Ferro: 0,31MG (2%)
  • Magnésio: 17MG (5%)
  • Fósforo: 34MG (5%)
  • Potássio: 312MG (7%)
  • Sódio: 3MG (0%)
  • Zinco: 0,14MG (1%)

Kiwi representa fonte rica em vitamina C e vitamina K. Boa fonte de fibras dietéticas e vitamina E. O fruto e a pele contêm flavonoides aderiram ao pólen, que pode provocar irritação na boca e na garganta de alguns alérgicos individuais. Óleo de semente de kiwis contém, em média, 62% de ácido alfa-linolênico, gordo em Omega-3. A unidade proporciona cerca de cinquenta calorias: 0,3g de gordura, 1g de proteína, 11g hidratos de carbono e 2,6g de fibra dietética.

Encontradas em parte, na pele comestível. Os kiwis possuem leve efeito laxante por causa dos níveis significativos de fibra dietética. Kiwi contém carotenoides, como a provitamina A, luteína e zeaxantina.

http://www.youtube.com/watch?v=q0esQ_HR3aI

Componentes kiwis envolvem a vitamina E, ômega-3 e os ácidos gordos das numerosas sementes comestíveis, com propriedades potenciais de natural sangue fino. Um estudo realizado na Universidade de Oslo na Noruega relatou que o consumo de 2-3 kiwi por dia durante 28 dias reduzem a agregação de plaquetas no sangue e níveis de triglicérides, reduzindo potencialmente o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Também é rica em actinidina, enzima de proteína de dissolução (dentro da mesma família da papaína). Actinidina também está em sobremesas contendo leite ou quaisquer outros produtos lácteos frescos, porque a enzima logo começa a digerir as proteínas do leite que está exposto por longo tempo. Isto se aplica a gelatina à base de sobremesas, assim, como a actinidina irá dissolver as proteínas de colágeno rapidamente, ou liquefazer a sobremesa, impedindo a solidificação. O Departamento de Agricultura dos EUA sugere cozinhar a fruta por alguns minutos antes de adicionar a gelatina para superar este efeito. Kiwi fatiado é usado como enfeite em cima de chantilly na sobremesa nacional da Nova Zelândia, a pavlova. Também usado no caril.

Alergia: Kiwi

Actinidina encontrada em kiwi pode ser alérgeno para alguns indivíduos. Especificamente, as pessoas alérgicas ao látex, banana, mamão ou abacaxi são suscetíveis de também serem alérgicas ao kiwi. A fruta também contém de oxalato de cálcio na forma de cristais de ráfides. As reações a estes químicos geram suor, formigamento, dor na boca ou garganta, inchaço dos lábios, língua, erupção cutânea, vômitos, dor abdominal, azia, e, nos casos mais graves, dificuldades respiratórias, respiração ofegante e colapso.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *