Oliveira Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta

As funcionalidades de uma planta são incontáveis. Podemos utilizar para ornamentações, cultivar para alimentação, remédios naturais entre tantas outras razoes. Raramente vamos encontrar uma planta que tenha apenas uma utilizada. Um bom exemplo disso é a urtiga, que é tão mal amada  porque causa uma sensação de queimação e ardência em quem a pega porém sendo bem manejada resulta em um delicioso chá e bolo.

Então partindo desses conceitos, vamos conhecer aqui, um pouco mais sobre a Oliveira do Paraíso, uma planta muito bonita e muito comum. Você com certeza já cruzou com uma oliveira do paraíso e não faz ideia, mas se apresentarmo-na você imediatamente irá identificá-la devido o seu delicioso aroma, bem particular dessa planta, inclusive.

Oliveira Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta

Oliveira Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta

Ficha Técnica

  • A oliveira do paraíso ou Elaeagnus Angustifolia como tecnicamente é chamada, é uma planta da família das Elaeagnaceae e também recebe o nome popular de Árvore do Paraíso e Oleastro.
  • Ela pode crescer de 6 a 13 metros de altura e de 2 a 4 metros de diâmetro, dependendo claro das condições de solo e clima.
  • É uma planta nativa da Europa, principalmente da região leste. Também é encontrada com muita facilidade no oeste da Ásia com incidência maior nas cidades chinesas.
  • A Oliveira do paraíso floresce mais entre os meses de maio e julho.
  • Para cultivo, essa árvore pede um solo com umidade média e areia também com uma textura média. Floresce melhor em climas seco e é bem resistente a temperaturas fortes assim como geadas e ventos. Apesar de desenvolverem-se melhor nesses terrenos, você consegue cultivar a oliveira do paraíso facilmente em outros terrenos desde que você plante a árvore em um terreno bem profundo pois suas raízes são grandes e pouco espaço pode danificar a árvore.
  • Como é uma planta que tem uma resistência muito grande ao sal, é comum  encontrar essas árvores em praias, principalmente em dunas de areia.
Ficha Técnica

Ficha Técnica

Fruto

A oliveira do paraíso, também dá um fruto maravilhoso. Ele é bem carnudo e ácido e está entre os sabores de sorvete mais degustados no oriente.  O zambujeiro como é popularmente conhecido essa fruta pode ser utilizado tanto para diversos pratos na culinária, principalmente as iguarias doces como também são usados de forma medicinal.

O uso medicinal do fruto da oliveira do paraíso é mais comum no Irã, onde as pessoas misturam o pó seco do zambujeiro com leite e tomam como tratamento para artrite, reumatoide e/ou qualquer dor forte nas articulações. Essa mistura não cura nenhuma dessas doenças, ela somente alivia as dores causadas nas articulações, sendo nesse caso também, um ótimo preventivo contra problemas do tipo.

Por um bom tempo, existiu um folclore sobre a ingestão desse fruto, isso porque o zambujeiro era considerado venenoso nos Estados Unidos onde o fruto é conhecido mais popularmente como azeitona russa, devido as dores de estomago que causou em algumas pessoas que consumiam. Como falamos mais acima, o fruto é muito ácido e o consumo em excesso pode de fato causar uma dor muito forte, porém não é venenoso.  Outro indício é o aparecimento de alergias causadas justamente por essa acidez, isso acontece principalmente em crianças. Os principais sintomas nesse caso são: respiração ofegante, inchaço na boca mais diretamente nos lábios e língua, pode ocorrer inchaço também na face causando por isso uma dificuldade de respirar.

Flores

As flores da oliveira do paraíso chamam muito a atenção nas plantações dessa árvore devido a sua cor amarela bem forte e mesmo pequenas, tornam-se destacáveis pois florescem aos montes, geralmente no mês de julho.  Elas são utilizadas apenas para paisagismos e apresentam um aroma muito bom e aparentado ao cheiro do mel, principalmente quando estão florescendo.

Vinho

A fermentação correta dessa fruta fornece um delicioso vinho tinto. O mais conhecido é fabricado nas regiões de Trincadeira, Castelão. Aragonez, Alicante bouschet,  Touriga Nacional e Alentejo, em Portugal. Esse vinho recebe o mesmo nome do seu fruto, sendo assim o “Terra do Zambujeiro” com um preço entre 30 e 60 reais.

Erva Daninha?

Muitas pessoas consideram a oliveira do paraíso como uma erva daninha devido sua facilidade de propagação. Esse conceito vai variar muito pois de fato ela pode ser considerada dessa forma caso você não conheça bem a forma de cultivo e acabe sendo pego de surpresa com diversos ramos em pouco tempo mesmo sem você tê-los plantado.

A oliveira do paraíso, como citamos anteriormente, é facilmente plantada em qualquer tipo de solo, mesmo sendo os mais secos e por isso se propaga tão facilmente. Ela também não exige muita rega o que se conclui totalmente o inverso, pois a planta muito umedecida pode acabar retardando o crescimento ou até mesmo matando a sua árvore. Caso queira ter uma planta dessa  em casa, você precisa tomar dois cuidados básicos: profundidade do seu terreno pois as raízes dessa planta crescem muito e espaço grande pois elas se propagam muito rápido. caso queira evitar que elas aumentem em quantidade, mantenha o terreno sempre limpo e livre de novos ramos.

http://www.youtube.com/watch?v=kznE–3-TOQ

Problemas

Alguns terrenos produzem uma espécie de nódulos radiculares que servem para fixar o nitrogênio da atmosfera no solo. Isso é muito bom para o desenvolvimento das plantas porém quando existe o excesso nessa simbiose podem surgir algumas bactérias e estas tornam-se hospedeiros nas árvores e se alimentam dessas.

No caso da oliveira do paraíso isso é bem comum, pois como elas se propagam em todo tipo de solo, a facilidade de gerar esse tipo de hospedeiro aumenta em relação à outras espécies de plantas. A incidência desse hospedeiro atinge rapidamente não somente a oliveira do paraíso infectada, mas também todas ao seu redor. Nesses casos, você precisará tratar imediatamente com aditivos feitos especialmente para árvores.

No entanto, ao mesmo tempo em que essas bactérias pode matar sua árvore, na dosagem correta  elas ajudam e muito o crescimento da sua plantação e pode ajudar a oliveira do paraíso gerar cerca de 10% a mais tanto de flores quanto de frutos. Em casos mais especiais, essas bactérias são retiradas de solos com danos e implantados naqueles com escassez para aumentar a produção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *