Pimenta Jalapeño: Cultivo e Atributos Culinários

A pimenta é o nome característico que é dado a todas as diversas plantas, como também a seus frutos e ainda aos condimentos que deles são obtidos, que geralmente têm sabor picante. O termo tem diferentes significados nos países de Língua Portuguesa. A pimenta é um alimento tremendamente saudável para o organismo, pois ajuda a aumentar a imunidade e ainda acelera o metabolismo, auxiliando o emagrecimento. Além disso, ela possui outras propriedades nutritivas como: aumento da imunidade do organismo, tratamento do Câncer, melhora do ânimo em pessoas com depressão, combate a enxaqueca, prevenção de gripes e resfriados, tratamento de hemorroidas, combate os males do coração, diminui as infecções, combate a pressão alta, reumatismo, artrose e atrite, dentre outros. Uma das pimentas mais cultivadas no Brasil é o Jalapenho, de origem Mexicana.

Imagem de Amostra do You Tube

Conheça o Jalapeño

O jalapeño ou pimenta-jalapenho como é conhecido, é uma pimenta de tamanho médio grande, sendo originária do México, e muito valorizada por sua calorosa ardência que é percebida durante a degustação. Quando já madura, a pimenta pode chegar a ter entre 5 e 9 centímetros de comprimento, sendo comumente vendida quando ainda está verde. O nome Jalapeño surgiu em comparação do nome da cidade de Xalapa, no México, onde ela era produzida. A pimenta jalapenho (português) é conhecida por diferentes denominações em todo o México, como: pimenta-domingo, huachinango, e também pimenta-gorda.

Crescimento da Jalapenho

Essa pimenta cresce em vagens grossas, e seu amadurecimento demora cerca de 80 dias. A planta pode chegar a ter até 3 metros de altura e um único pé da planta pode ter até 35 vagens de pimenta. Com o passar do tempo, o crescimento chega ao fim, e todas as pimentas ficam vermelhas ou com coloração avermelhada. No mercado atual elas são comercializadas ainda verdes, e as pimentas já vermelhas têm pouca  chance de venda.

Crescimento da Jalapenho

Crescimento da Jalapenho

A Culinária com a Jalapenho

Há diversas maneiras de se usar essa pimenta na culinária, como por exemplo, fazendo um chipotle , que nada mais é do que uma pimenta jalapenho que passou pelo processo de defumação, ficando com sabor mais acentuado. Além da pimenta defumada, a Jalapenho ainda é usada para a fabricação de geleia, apesar de ainda não ser comercializada. Também se pode encontrar o Armadillo eggs, ou ovos de tatu, que são jalapenhos recheados, que ficaram muito populares nos Estados Unidos, principalmente na década de 90. Outro modo de preparo típico dos Estados Unidos é a Texas toothpicks, tiras texanas, prato no qual a pimenta e a cebola são misturadas em formados de tiras e depois são fritas, numa referência direta às famosas batatas-fritas. A Jalapenho também foi introduzida como ingrediente base de um refrigerante americano muito forte, chamado de Blue Brainwash. Quem gosta de pimenta ainda pode se servir da Jalapenho slammer, pimenta-violenta (somente para os fortes), um delicioso aperitivo feito com a jalapenho recheada com pastrami, também frito. Ainda seguindo a regra de pimenta recheada a o Jalapenho popper ou jalapenho recheadão, outro aperitivo de jalapenho recheado, só que dessa vez vem com queijo, geralmente requeijão ou cheddar, empanado e depois frito Quem gosta de comida mexicana deve saber que a pimenta jalapenho é um ingrediente muito comum no preparo do molho de nachos. O uso da jalapenho também pode ser no preparo de pratos, especialmente quando usado picado no vinagre e isso inclui tacos,  nachos e burritos, e em alguns países, às vezes, é acrescentado em sanduíches, hot dogs e em deliciosas pizzas. Esse tipo de jalapenho é conhecido popularmente como aliança nacho, pelo seu uso comum no molho dos nachos.

Jalapenho e seu Cultivo

A Jalapeño, como pudemos observar, é um clássico mexicano. Seus frutos são muito suculentos e arredondados na ponta, ficando inconfundível por sua forma e sabor. Nos Estados Unidos, e principalmente no Novo México, há uma variedade chamada TAM Jalapeño, que possui um tempo entre o plantio e o amadurecido bem mais rápido. Também encontramos outras variedades da Jalapeño que possuem os frutos bem maiores, que  são a Giant, a El Jefe e Conchos .

Cultivo da Pimenta:

As sementes de Japalenho germinam em torno de 15 dias e a planta leva uma média de 90 dias para chegar ao amadurecimento e pode atingir uma altura de 450 mm, desenvolvendo uma robusta raiz que se desenvolve bastante para os lados. É aconselhável a adubação em grande escala do solo para um melhor desenvolvimento. Como muitos sabem a Jalapeño é geralmente colhida ainda quando está verde, pouco tempo antes de atingir a cor vermelha. Cada pé de Jalapenho pode produzir uma média de 30 frutos, mas, com muita sorte, a quantidade de frutos pode chegar entre 50 a 100 em apenas numa única planta.

Outras Informações Gastronômicas

A Jalapeño é uma pimenta bastante apreciada em muitos locais do mundo. Elas são usadas como ingredientes de inúmeras receitas, sendo mais utilizadas para molhos, recheios, também grelhadas, fritas, cozidas, naturalmente e em outras formas que o paladar permitir.   A Jalapeño fresca, ou seja, sem passar por nenhuma forma de cozimento, é muito usada em saladas, principalmente acompanhada de tomates. Elas são totalmente indispensáveis na preparação do famoso Nacho, um dos pratos típicos da cozinha mexicana.       Além disso, no México, além das formas citadas elas são secadas e depois utilizando-se o processo de defumação, para que possam ser usadas na preparação do chamado Chipotle (que mencionamos anteriormente) nome dado a pimenta após a sua secagem, perdendo assim todo seu líquido. Uma dica importante é que apenas as Jalapeño com a ainda verde é que são consumidas cruas, e não se pode consumir in natura aquelas que já estão vermelhas.

Ficha Técnica da Jalapeño Mexicana

  • Nome: Jalapeño (Capsicum annuum)
  • Principal uso: Considerada a melhor para ser usada na fabricação de molhos
  • Característica: Pimentas Picantes / É a pimenta mais cultivada no Brasil
  • Tamanho: 5 a 8 cm e 45 g
  • Quando está pronta para ser colhida: Colheita a partir de 95 dias
  • Espécie: Capsicum Annuum
  • Local de Origem: México
  • Und. Scoville: 5.000 – 15.000
  • Qual o nível de ardência:  Nível 6
  • Coloração quando não está madura: Verde
  • Coloração quando já atingiu a maturidade: Vermelha
  • Comprimento aproximado do fruto: 75 mm
  • Diâmetro aproximado do fruto: 35 mm

5 comentários

  1. Essa média de produção é durante toda a vida da pimenteira ou em cada safra?

  2. Ciremar Campos Borba

    Gostaria de saber a altura e a vida media que pode atingir uma planta de Jalapenho . Tenho quatro plantas dessa especie que frutificou e já colhi na cor vermelha com apenas 30 cm de altura e 80 dias de transplante . Att Borba

  3. Gostaria de saber como conservá-las e se porque não se pode comê-las cruas quando estão vermelhas (maduras)?
    Posso conservá-las em azeite e maduras? (vermelhas)
    Obrigada
    Isabel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>