Piteira-do-caribe

Para aqueles que acreditam que o nome está relacionado a algo importado, ou até mesmo a um acessório estão completamente enganados, pois na realidade, a Piteira do Caribe trata-se na realidade de uma planta, esta que é considerada como semi-lenhosa, e que tem o seu caule curto. De acordo com o que é dito, trata-se de uma planta que é originária do México e também das Antilhas.

Piteira-do-caribe

Piteira-do-caribe

Características:

De acordo com o que se observa, as principais características da Piteira do Caribe é que se trata de uma planta de caule curto, com folhas longas, sendo que estas também podem ser estreitas e com pequenos espinhos, que ficam localizados nas margens, e podem terminar na ponta de suas folhas, o que acaba por ter um formato de roseta grande, podendo esta chegar a aproximadamente 1 ou 2 metros de altura.

Após alguns estudos e observação, percebeu-se que a planta após algum tempo pode formar uma inflorescência ereta e ainda pode ter algumas ramificações que são chamadas de mudas, e esta forma ainda pode chegar a atingir cerca de 2 ou até mesmo 3 metros de altura.

Para Que Serve:

Ao que se diz, a planta é bastante utilizada em grupos, ou até mesmo como uma planta isolada, sendo assim como fileiras também pode ser considerada como uma forma de sua utilização. O seu plantio acaba por ser evitado onde seja uma área de muita movimentação, para que assim se possa evitar a realização de movimentos, lembrando que esta possui diversos pequenos espinhos. A sua multiplicação é dada pelos bulbilhos que acabam por se formar logo após o crescimento de sua inflorescência.

De acordo com o que se pode observar, a planta geralmente é utilizada como adorno, ou seja, como uma espécie de decoração, porém, como citado anteriormente, é necessário que se siga alguns cuidados para que ela possa crescer de forma bonita e também que fique bastante elegante, sendo assim, se você tiver interesse em ter em seu jardim uma Piteira do Caribe, siga atentamente os cuidados que esta linda e diferente planta necessita.

Para Que Serve:

Para Que Serve:

Onde Elas Crescem:

Como citado anteriormente, a Piteira do Caribe é uma planta que cresce em um ambiente com bastante espaço e ensolarado. Isso acontece justamente pelo fato de ela necessitar de bastante luz, assim como também para que possa de certa forma esparramar as suas raízes  para que desta forma tenha como desenvolver as suas “folhas”.  É possível observar nas diversas fotos desta planta que ela é bastante alongada, se assemelhando a Aloe Vera, que tem folhas alongadas e que acaba por tomar uma forma partindo do chão. Mas elas podem ser cultivadas também em vasos, desde que estes sejam cuidados de forma adequada, porém, é necessário que se leve em consideração o fato de que pode ser que ela não produza tantas folhas como produziria no solo.

Cuidados:

Como estamos falando de uma planta que pode ser cultivada no solo, geralmente não é necessário que se tenha uma grande quantidade de cuidados. Sendo assim, o que se pode observar, é que a rega deve ser realizada ao menos duas vezes por semana, sendo que o solo tem costume de “enxugar” toda a água que ali for depositada. Muitas pessoas podem ter a Piteira do Caribe e pouco cuidar delas, isto porque estão localizadas em um ambiente que seja aberto, ou seja, está sujeita a chuvas e também ao sol, que é tudo o que uma planta necessita para crescer de forma saudável, e muito bonita também.

Veneno:

Ao que se sabe, até o momento esta pode ser considerada como uma planta não venenosa, porém, é necessário observar. Os animais, principalmente os felinos e caninos, têm uma certa tendência a se aproximar de forma insistente de plantas e flores que sejam venenosas, sendo assim, é sempre interessante deixá-los longe, até mesmo para poder preservar o seu bichinho.

Já para nós, humanos, também não se sabe se realmente se trata de uma planta que possa oferecer muitos benefícios, como por exemplo a Aloe Vera, sendo assim, o mais interessante é que se aguarde enquanto algumas pesquisas sejam realizadas e possam ser comprovadas, para que desta forma você possa utilizar sem nenhum tipo de problemas a Piteira do Caribe, mas claro, sempre com os cuidados que lhe forem recomendados.

Quero Ter Uma:

Se você deseja ter uma Piteira do Caribe para colocar no seu quintal, ou até mesmo dentro da sua casa, o mais interessante é que você procure em locais especializados em plantas, não em flores, visto que muitas pessoas acabam por confundir as floriculturas com locais onde se possa encontrar plantas que sejam consideradas como diferentes, e na realidade, estas só podem ser observadas em locais específicos e especializados.

Sendo assim, verifique próximo a sua casa, ou seu sítio, enfim, se há algum tipo de estufa de plantas, para verificar se há disponível uma muda de Piteira do Caribe, ou até mesmo uma forma de semente, para que assim você possa plantar onde desejar. Porém, é sempre interessante observar com bastante cuidado as formas, cores, e muitos outros detalhes desta planta para que assim você não cometa nenhum tipo de erro, e claro, para que ninguém tente “lhe passar para trás”, algo que infelizmente é bastante possível de acontecer. Já com relação ao valor de uma muda de Piteira do Caribe, este pode variar bastante de acordo com a região, assim como também do criador da planta, sendo assim, tente negociar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *