Planta Pau D’Água: Coqueiro de Vênus

A planta conhecida popularmente como planta pau d’água ou também coqueiro de vênus ou dracena de vênus tem o nome científico: dracaena fragans. A espécie é originária da África e faz parte da família Angiospermae – família ruscaceae.

Características Da Planta Pau D’Água

A planta pau d’água que é classificada como uma espécie arbustiva, se apresenta com pouca ramificação, que tem a altura entre 3 a 6 metros, enquanto a folhagem é perene.

As características principais das folhas da planta são: tem textura lisa, elas são bem longas, largas e recurvas e ainda possuem consistência coriácea. Falando um pouco das cores, possuem em duas variedades, completamente verdes ou com a faixa no meio num tom de verde mais claro.

Quando o assunto são suas flores, elas são consideradas sem nenhum valor para ornamentação. São perfumadas, pequenas e brancas e se apresentam juntas a tipologia racemo durante a época, que costuma ser nos meses mais quentes do ano.

No Brasil, a pau d’água pode ser cultivada em qualquer região, porém, nas mais quentes é recomendado fazer a plantação à sombra.

Sobre O Cultivo Da Pau D’Água

Falando em cultivo da pau d´água e a dica de plantá-la à sombra nas regiões mais quentes, é uma espécie que suporta tanto o sol direto quanto o indireto. Porém, o sol forte demais do verão pode acabar queimando as folhas e essa queimadura tem como consequência manchas marrons e secas na planta. Quanto ao frio, a pau d´água o suporta bem, porém, também em temperaturas muito baixas pode ser queimada pelo frio.

Como É Feito O Plantio No Solo

A pau d´água não é só flexível em relação ao clima do que lugar que será plantada, mas também aceita bem tanto ser cultivada no solo como no vaso.

No caso do solo é importante que ele tenha um alto teor de matéria orgânica e outra preocupação deve ser com a drenagem do solo.

Normalmente, as mudas da planta são vendidas em vasos ou em baldes de plástico e em ambos os casos, podem ser transferidas para o solo, abrindo um buraco que seja maior do que o torrão.

Caso o solo em que você pretende plantar a pau d’água seja argiloso é necessário soltar tanto o fundo da cova quanto as paredes. Com isso, você garante que as raízes conseguirão se desenvolver sem problemas.

Outra dica é colocar no fundo da cova um pouco de areia que servirá para melhorar a drenagem da água, que vimos lá no início é um dos pontos principais para que a sua planta cresça com saúde.

Prepare o solo com:

  • 1 balde de composto orgânico – 300 gramas de adubo animal (de curral e deve estar muito curtido).
  • 150 gramas bem decomposto de adubo de aves.
  • Um pouco de areia para ajudar na drenagem.

Essa mistura deverá ser colocada no fundo do buraco em que será plantada a pau d’água e depois de colocar a muda, colocar mais um pouco para encher a cova e fixar a planta. Para finalizar, basta regar.

Como Fazer O Adubo Da Pau D’Água

O adubo é necessário para dar mais nutrientes para as plantas, no caso da pau d’água é recomendado o uso de NPK 10 10 10 com composto orgânico, a medida da mistura é de mais ou menos 100 gramas para cada uma das plantas.

O adubo no caso da pau d’água deve ser feito depois que o cultivo tiver completado 1 ano e de preferência na estação das chuvas, durante o inverno.

Aprenda A Cultivar Pau D’Água No Vaso

Ela pode ser cultivada, como foi dito anteriormente, no solo e em vasos, e pode ser conservada tanto na área externa quanto na interna da casa.

O primeiro passo para que o cultivo da pau d’água no vaso dê certo é a escolha certa do objeto, que deve ser entre médio e grande em relação ao tamanho, de preferência escolha de um material mais pesado, como o cimento ou de material sintético.

Escolhido o vaso, caso não seja muito pesado é melhor garantir o equilíbrio colocando brita no fundo. No caso dos modelos feitos em cimento, para proteção é melhor colocar material asfáltico nas laterais da parte interna, isso serve para impermeabilizar o concreto. Quando for usada essa solução, espere que o produto esteja completamente seco para garantir que o solvente evaporou.

Outro detalhe importante é colocar dentro do vaso para proteção do furo para drenagem uma manta geotêxtil e logo por cima, um pouco de areia úmida.

Seguido todos esses passos é hora de colocar o substrato que pode ser exatamente o mesmo usado no plantio da pau d’água no solo com uma única “correção”. Caso seja para colocar o vaso dentro de casa, retire o adubo animal e de aves, para evitar um cheiro ruim. Eles poderão ser substituídos por 100 gramas para cada muda do adubo: NPK 10 10 10. Coloque esse adubo junto com composto orgânico.

Depois do plantio faça a rega normalmente e lembre-se que ela deverá acontecer com frequência. Se as folhas ficarem secas, murcharem e ou começarem a cair é porque a planta está precisando de água.

No caso dos vasos o adubo de ser feito com líquido usando NPK 10 10 10 na seguinte dosagem: 1 litro de água mais 1 colher de sopa do produto. Depois basta dissolver e aplicar no substrato.

A Pau D’Água No Uso Decorativo

Depois de passar por um período de esquecimento, a pau d’água voltou com força total para os projetos de paisagismo. Sendo muito usada, principalmente, em projetos de áreas comuns de condomínios ou em vasos, na entrada de prédios e ambientes que recebam muita luz.

A planta, porém, quando usada para decoração em vasos precisa de espaço, pois as folhas são longas e ocupam uma boa área do que está ao seu redor. Por isso, quando é recomendado escolher um lugar que ela não sofra com o contato das pessoas de passagem.

No jardim, a pau d’água pode ser usada em projetos paisagísticos sozinha ou com outras plantas e ainda somente ela, porém, em grandes grupos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia
    Tenho um PAU D ÁGUA no vaso, com três troncos. Minha empregada, sem querer, quebrou a folhagem de um deles. Isso ocorreu a quase quatro meses e até agora não brotou mais, ficando apenas o tronco. O que devo fazer ?

    FLÁVIO SOARES JUNIOR 6 de julho de 2015 18:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *