Planta Samambaia

É estranho pensar que uma espécie de planta tão popular é, ao mesmo tempo, uma sobrevivente espécie do reino dos dinossauros. As samambaias são uma das espécies vegetais mais antigas do mundo. Acredita-se, inclusive, que elas que há milhões de anos, a terra era repleta de exemplares gigantes dessa espécie, que predominavam em florestas inteiras.

Prova do tempo de existência das samambaias são as variações de habitat e adaptação das espécies. Elas podem ser aquáticas ou terrestres, podendo ser cultivadas diretamente no solo, em troncos de árvores, assim como trepadeiras, em xaxim, ou em vasos comuns.

Semelhanças Entre Os Diversos Tipos De Samambaias

O que todas têm em comum é o fato de que todas provêm de regiões tropicais, sendo muito sensíveis ao vento e ao excesso de água. As samambaias são plantas que necessitam de muita sombra, exigindo pouca exposição à luz solar, que pode até ser indireta. Por esse motivo é tão como ser utilizada como planta ornamental na decoração de interiores.

Planta Samambaia

Planta Samambaia

É comum pessoas optarem por colocá-las na varanda de casa, por ser um local fresco, sem incidência direta do sol, porém com muita luz. Em pouco tempo as folhas começam a ficar amareladas, como se estivessem queimadas pelo sol. Isso ocorre por conta das correntes de vento que a desidratam. Nesses casos não adianta aumentar a frequência de irrigação, o importante é escolher um canto protegido.

Como Regar Uma Samambaia

Para regar uma samambaia é importante estabelecer prazos regulares, considerando um máximo de três vezes por semana. É importante que a água se espalhe pelas folhagens, mas se receber água demais, ou se as folhas ficarem encharcadas, a planta pode rejeitá-las. O jeito é prestar atenção quanto a umidade da terra e, se preciso, diminuir a irrigação durante o inverno, época em que elas precisam de menos água.

Casos você tenha plantado uma samambaia e, depois de algum tempo, a planta se desenvolveu e se mostra grande demais para o vaso em que está, a mudança pode ser feita com sucesso seguindo alguns passos importantes. O ideal é adquirir adubo próprio para samambaias, encontrado facilmente em floriculturas, assentando-o previamente no novo vaso.

O Transporte Da Samambaia

Na hora de retirar a planta, tente retirá-la com o máximo de terra possível, para manter as raízes aquecidas e protegidas. Ao colocar a planta no vaso maior, você pode aplicar fertilizante, para garantir o máximo de nutrientes no novo recipiente. Estabelecida, basta apertar bem de leve a terra para assentá-la em volta da planta. Quanto mais rápido cumprir este processo, melhor.

Alguns cuidados extras podem ser tomados como verificar se a samambaia está precisando ou não de mais água. Como saber? Toque no solo e veja se está úmido. Caso estiver muito seco, pode dar um pouco mais de água, o que acontece principalmente no verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>