Plantas Com Nomes Inusitados

Veja Alguns Nomes “Fora Do Comum” De Plantas e Algumas Características Dessas Espécies!

  1. Lança-de-são-jorge (sansevieria abyssinica):  a planta leva o nome de um orixá, assim como outra espécie chamada de lança-de-ogum. Não é a toa que ambas são usadas em cultos de umbanda.  Falando das características dessa planta, ela se apresenta em folhas reunidas em tufo, ela são pontiagudas, longas e cilíndricas. É dessa característica que nasce o nome “lança”. A crença popular diz que a lança-de-são-jorge protege a casa porque ela afasta o mau-olhado.
  2. Boca-de-leão (antirrhinum majus): tem um modo de saber porque essa espécie de planta recebe esse nome, tente pressionar as flores tubulares, faça isso mantendo os dois lábios desiguais e pronto. Essa planta Mediterrânea vai parecer uma verdadeira boca-de-leão nas suas mãos. Ela pode ser admirada tanto na primavera quanto no inverno e em várias cores. Para ficar bonita e formar maciços é preciso estar em contato com o sol pleno. A boca-de-leão também pode ser usada para fazer bordaduras.

    Boca-de-leão (antirrhinum majus)

    Boca-de-leão (antirrhinum majus)

  3. Flor-da-paixão (passiflora alata): mais que um nome inusitado, podemos dizer que se trata de um nome romântico. Esse é o nome dado a flora do maracujá e quem as nomeou dessa forma foram os monges. A escolha do nome flor-da-paixão está associada à paixão de Cristo. Aquela “franja” que possui a flora seria a coroa de Jesus e os 5 estames representaria as suas chagas. E não param por aqui as comparações, os elementos de estigma que completam a flor seriam os pregos que foram usados na cruz de Jesus. A flor-da-paixão é nativa do Brasil e se caracteriza como uma trepadeira que produz o maracujá doce.
  4. Gloriosa (rothschildiana): esse nome mais que inusitado, bem simpático para uma planta, tem muito a ver com as características da mesma, uma trepadeira que faz parte da família da espécie lírio. Ela se apresenta com lindas flores que podem ser amarelas ou vermelhas e são bem chamativas, se sobressaem entre outras plantas. Em termos científicos, podemos dizer que a gloriosa sofre uma torção, o que na prática significa que os estames da planta ficam visíveis embaixo das pétalas que são recurvadas. A florescência dessa espécie é durante a primavera e o verão.
  5. Gota-de-orvalho (evolvulus pusillus): essa planta é “parente” próximo da dama da noite, porém, enquanto a segunda floresce durante a noite, por isso, o nome, a gota-de-orvalho tem as suas flores abertas logo ao amanhecer. Ela é muito usada junto com a grama, fazendo um conjunto, com as pequenas flores brancas, que ficam parecendo gotas de orvalho em cima do verde da primeira. A gota-de-orvalho também é usada como planta pendente.

    Gota-de-orvalho (evolvulus pusillus)

    Gota-de-orvalho (evolvulus pusillus)

  6. Maria-sem-vergonha (impatiens walleriana): essa planta chegou diretamente da Áustria no Brasil. Foram trazidas sementes e plantadas no Jardim Botânico para satisfazer a imperatriz Maria Leopoldina, que tinha chegado da Áustria, em 1817, para morar com d. Pedro I. A imperatriz sentia saudades do Palácio de Viena e essa foi uma forma para contentá-la, uma vez que ela tinha grande paixão pela botânica. O sem vergonha, nome popular da planta veio depois, porque a espécie se adaptou tão bem ao território e ao clima brasileiro que acabou ganhando esse nome, por “dar” em qualquer lugar.
  7. Amansa-senhor (erythrina mulungu): esse é o nome popular de uma árvore definida como caducifólio, isto é, as suas folhas são usadas na medicina popular como sedativo. A amansa-senhor é originária da África do Sul, porém, não tem problemas de adaptação, pelo no menos das regiões do Centro-Oeste e do Sudeste brasileiro. As flores do amansa-senhor aparecem em dois meses do ano, que são maio e junho. De um vermelho intenso, elas são perfeitas para ornamentação. Pode ser usada em projetos de jardins, parques e praças públicas. Sendo considerada ideal para os 3 casos.
  8. Abricó de macaco: o nome não é mesmo muito simpático, mas saiba que dessa planta é possível fazer vassouras e não só isso, ela também tem um fruto comestível, além de ser usada no paisagismo.
  9. Boca de leão é outra espécie de planta ornamental e com um nome não muito comum.
  10. A árvore da vida, com esse nome que é um pouco poético, é uma carnaubeira muito conhecida. Ela é usada para várias atividades, entre elas a fabricação de cosméticos e para criar acabamento em jardins.
  11. A comigo ninguém pode é muito famosa para quem busca uma planta para espantar o mau olhado, assim diz a crença popular. Por outro lado, é um planta extremamente tóxica e não pode ser ingerida de jeito nenhum. A ingestão dela pode causar faringe, asfixia, inchaço de lábios e queimação.
  12. Coração de negro é tão tóxica para as pessoas quanto a comigo ninguém pode, entre os males que essa planta com o nome inusitado pode causar estão os problemas gastrointestinais.
  13. Dente de leão por sua vez, apesar do nome inusitado e não tão simpático é uma planta que possui várias propriedades medicinais, entre elas, o tratamento do reumatismo, serve para purificar o sangue e ainda como laxativo.
  14. Esquizandra: com um nome bem esquisito e diferente, essa planta possui um fruto que é usado para ajudar o sistema imunológico. Não se trata de um “remédio” comprovado cientificamente, mas de uma receita popular, que vem passando de gerações para gerações.
  15. Fruta de Lobo ou Lobeira: o nome não é por acaso, a planta na verdade serve de comida para os lobos. Ela é típica do cerrado e com o seu fruto ainda é possível fazer um gostoso doce.
  16. Fruta do conde: essa planta dispensa comentários justamente graças ao seu fruto, que é muito gostoso. Algumas pessoas conhecem a espécie como Ata, apesar do nome fruta do conde ser bem mais popular.
  17. Leiteiro vermelho: essa é uma outra planta tóxica para o ser humano. O nome leiteiro não é por acaso, ela fornece mesmo um leite, que por sua vez é venenoso e pode provocar náuseas, vômitos, salivação excessiva e irritação gastrintestinal.
  18. Mandioca brava é uma espécie de mandioca, que porém, é amarga, por isso,  nominada brava.
  19. Outro nome que tem a ver com as características da espécie é o mata pau. O nome faz referência ao modo como ela cresce, que pode ser por cima de outras plantas, matando-as.
  20. A musa paradisíaca é nada menos do que a famosa bananeira, que dispensa apresentações.
  21. Pata de vaca: além do nome curioso, essa planta tem outra característica interessante, ela pode ser encontrada em bem mais de 200 variações.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *