Plantas Para Paredes Vivas

O planeta está passando por um momento que devido as mudanças e transformações no meio ambiente, estão tornando as temperaturas estão cada vez mais altas, e as pessoas procuram formas de minimizar o calor fazendo uso de ventiladores, ar condicionado, umidificadores de ar e outros aparelhos que ajudam a resfriar o ambiente.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que as plantas são uma alternativa natural e ecológica para ajudar as pessoas a refrescar e a regular a temperatura de um ambiente, além do que as plantas possuem efeito ornamental e decorativo, tornando o local onde estão presentes muito mais bonito e agradável, transmitindo mais vida.

As plantas apresentam essa característica de esfriar o ambiente pelo motivo delas transpirarem agua e pelo fato de inspirar gás carbônico e expirar oxigênio, tornam o ar mais limpo e puro.

Por isso, muitas pessoas constituem jardins, pequenas hortas, cultivam plantas em ambientes fechados, pois a presença de espécies vegetais em um ambiente só fazem trazer benefícios, apesar dos cuidados que elas necessitam.

Plantas Para Paredes Vivas

Plantas Para Paredes Vivas

As Paredes Vivas

As Paredes Vivas funcionam como uma espécie de jardim vertical, isto é, as pessoas cultivam plantas junto a uma parede, que funciona como um jardim.

As Paredes Vivas também são chamadas de Paredes Verdes, pelo fato da parede ficar repleta de vegetação, que se sobressai pela cor de suas folhas (geralmente verde).

As Paredes Vivas

As Paredes Vivas

As Paredes Vivas são originadas do conceito de Jardinagem Urbana, pois esta busca explorar os espaços para a composição de jardins, e nas grandes cidades está cada vez mais difícil as pessoas terem o espaço adequado para elaboração de um jardim ou horta, pois a maioria das moradias construídas hoje são verticais (apartamentos).

As Paredes Vivas podem ser desenvolvidas em quase todos os tipos de parede. A vegetação a ser cultivada pode ser feita com ou sem a utilização de solo.

As Paredes Vivas podem ser feitas em ambientes externos e em ambientes internos, sendo necessário apenas que sejam usadas as espécies vegetais adequadas para cada tipo de ambiente devido as condições de: iluminação, ventilação, agua e etc.

As Paredes Vivas possuem a capacidade de dar um ar novo e transmitir vida a uma parede que estava apenas dividindo um espaço ou mesmo estava velha.

Esse estilo de jardim vertical está cada vez mais sendo adotado por parte das pessoas, sendo encontrada em escritórios, edifícios, casas, lojas e em outros locais, devido a grande beleza e excentricidade pelo fato das plantas ficarem em paredes, além de transmitirem ao ambiente a purificação do ar e a amenização do calor, pelo fato das plantas expelirem agua.

As Paredes Vivas são consideradas obras de arte pelo fato de esplendor e beleza, além dos cuidados que precisam ser tomados para que as plantas estejam sempre belas.

A Importância Da Água Para As Paredes Vivas

A água exerce um papel fundamental na vida das espécies vegetais, pois é através da absorção dela que as plantas se hidratam e conseguem regular a sua temperatura e a do próprio ambiente, pois a planta expira a água ajudando que a temperatura do ambiente fique mais amena e agradável.

A água possui grande importância para o cultivo das espécies vegetais de uma forma geral, e na vegetação de uma Parede Viva ela exerce um papel mais importante ainda, pois a medida que não existe a falta de agua para as espécies vegetais que são cultivadas na Parede Viva, elas conseguem ser cultivadas sem a necessidade do solo para que as raízes da planta estejam fixadas para obtenção de nutrientes.

Plantas Próprias Para Paredes Vivas

Existem várias espécies vegetais que podem ser cultivadas em um jardim vertical ou parede viva. Contudo, cada planta possui particularidades próprias e necessidades diferenciadas de alimentação, de iluminação, de temperatura, de ventilação e outras condições de cultivo.

É importante que a pessoa interessada em implantar uma Parede Viva verifica cada tipo de planta a ser cultivada para que ela se adapte plenamente ao ambiente. para cultivar as plantas em uma parede viva, existem varias possibilidades: em vasos, floreiras que podem ser colocadas na parede, em treliça e até mesmo em garrafas pet cortadas.

Os especialistas indicam que na hora de escolher espécies vegetais para o cultivo de uma parede viva, deve ser evitada a opção por plantas que possuam algum nível de toxidade e que apresentem espinhos.

Para os paisagistas as melhores plantas para serem cultivadas em uma parede viva são as espécies epífitas (plantas que vivem em cima de outras espécies vegetais). Entre as espécies vegetais muito utilizadas para a composição de paredes vivas estão: as orquídeas, a samambaia, bromélias, a brilhantina, a maranta, a dinheiro em penca, a begônia, a avenca, a selaginela, a chifre de veado, a ninho de passarinho, a aspargo, renda portuguesa e as cactáceas.

Segue Abaixo Algumas Informações Sobre Algumas Espécies Vegetais Que Podem Ser Cultivadas Em Paredes Vivas:

  1. Orquídeas – as orquídeas são espécies vegetais epífitas e se caracterizam por serem um dos maiores grupos de plantas que existem no reino vegetal. As orquídeas são encontradas em diversas formas, tamanhos e colorações, sendo encontradas em todos os continentes (com exceção da Antártida). As orquídeas se destacam por suas características ornamentais e são muito cultivadas por colecionadores;
  2. Bromélias – as bromélias são espécies vegetais que se caracterizam por apresentarem grande resistência, serem bonitas e exuberantes e são plantas muito fáceis de serem cultivadas. A bromélia é uma espécie vegetal resistente devido a forma que a planta absorve água e nutrientes. As bromélias também são espécies vegetais epífitas;
  3. Pteridófitas (samambaia, avenca, chifre de veado, xaxim, cavalinha e outras espécies vegetais) – as espécies vegetais pteridófitas se caracterizam por serem plantas epífitas e que apresentam características ornamentais, sendo bastante cultivadas em ambientes interiores. Essas plantas são muito comuns de serem encontradas nas residências. Podem ser cultivadas com pouca luminosidade e não gostam de muita ventilação. A irrigação dessas plantas deve ser feita perenemente, e o substrato de cultivo deve permanecer sempre úmido;

A Parede Viva é uma forma criativa e inovadora de cultivar as espécies vegetais, e além de causar um grande aspecto visual, sendo uma forma natural de decorar um ambiente e de aproveitamento dos espaços, fazendo uso de uma parede livre, que a priori não estava tendo muita utilidade.

As paredes vivas podem ser compostas tanto em ambientes interiores e ambientes exteriores, sendo que as condições irão definir quais as melhores opções de vegetação a ser adotada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *