Plantas Silvestres Comestíveis: Para Uma Alimentação Saudável

Antes de existir a grande industrialização a alimentação humana contava com uma grande quantidade de plantas silvestres, aquelas que não foram cultivadas para a alimentação, mas que estão disponíveis na natureza. Além de oferecer uma grande variedade de sabores as plantas silvestres também são bastante nutritivas o que surpreende muitas pessoas.

Com a grande industrialização e alguns mitos de que algumas plantas são venenosas esses espécimes silvestres passaram a ter o status de ervas daninhas. Atualmente, um sem número de plantas silvestres que poderiam ser utilizadas na alimentação do ser humano passaram a ser simplesmente exterminadas sem dó e nem piedade.

Descubra porque nem sempre usar o herbicida é a melhor solução para as plantas silvestres que aparecem na sua horta. Conheça agora das espécies de plantas silvestres que são alvejadas com herbicidas, mas que poderiam ficar muito bem na sua mesa.

As Plantas Silvestres Comestíveis

Rosa-Silvestre – Rosa Canina

A Rosa-silvestre é uma planta que tem a sua origem na Europa, Ásia ocidental e norte de África. Pode chegar a ter até 3 metros de altura e 2 metros de largura. A folhagem dessa planta é caduca, a sua cor é um verde matizado na parte superior e um tom de verde azulado na base.

A planta que consegue se dar bem em todos os tipos de solo gosta mesmo de um clima rústico de até -15°C. Para que cresça saudável é interessante cultivá-la no sol com um pouco de sombra.

Planta Comestível Por Que:

As flores da Rosa-silvestre são brancas e formadas por cinco pétalas perfumadas que quando atingem o seu apogeu, entre maio e julho, passam pelo período de floração. Nesse período aparecem frutos carnudos que são chamados de “cynorrhodon” e que tem um tom de vermelho.

Trata-se de um fruto bastante rico em Vitamina C o que lhe fornece propriedades fortificantes, adstringentes e diuréticas.

Fruta-Pão – Artocarpus Altilis

A planta conhecida como Fruta-pão também pode ser chamada de Fruteira-pão, Castanheira, Árvore-do-pão, Pão-de-massa e outros nomes. Essa árvore se encaixa na categoria de Árvores Frutíferas que também pode ser utilizada como árvore de frutos medicinais.

O clima preferido de cultivo da Fruta-pão é o Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical. A sua origem é a Oceania, Indonésia e Nova Guiné. Pode chegar a ter mais de 12 metros e gosta de sol pleno como luminosidade ideal. O seu ciclo de vida é perene.

Planta Comestível Por Que:

A fruta-pão é uma árvore frutífera que tem parentesco com a Jaca (Artocarpus heterophyllus). Os seus frutos são bastante conhecidos pelos seu grande valor nutricional e também porque oferecem uma grande variedade de possibilidades na culinária.

Para se ter uma ideia os frutos dessa árvore silvestre são a base alimentar de alguns povos polinésios. Existem duas variedades de frutas-pão: apyrena (conhecida como fruta-pão de massa) e seminífera (fruta-pão de caroço que conta com inúmeras sementes comestíveis).

Munguba – Pachira Aquática

A Munguba pode ainda ser conhecida como Cacau-selvagem, Castanheiro-de-guiana, Castanheira-da-água, Falso-cacau, Castanheiro-do-maranhão, Mamorana entre outras. Essa árvore se encaixa na categoria de Árvores Frutíferas e gosta do clima Subtropical, Tropical e Equatorial.

A sua origem está ligada a América Central e também a América do Sul. A luminosidade para que essa planta cresça saudável é a sol pleno. O ciclo de vida dessa planta é perene.

Planta Comestível Por Que:

A monguba é uma bela árvore tropical que possui um caule frondoso e a sua copa é arredondada. Pode chegar a alcançar até 18 metros de altura, para encontrar um espécime desses é necessário ir a ambientes brejosos ou mesmo em margens de rios e lagos.

O nome científico “aquatica” advém exatamente dessa característica, as suas folhas são grandes e palmadas. Essas são divididas em 06 a 09 folíolos verdes e brilhantes. As flores são também muito bonitas e perfumadas.

Os frutos dessa árvore são grandes e compridos, bastante parecidos com o Cacau. Contêm paina sedosa e branca que serve para envolver as sementes. Essas sementes de Monguba são comestíveis e podem ser consumidas fritas, torradas ou assadas. Também é possível consumi-las trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate.

O sabor diferenciado e cheio de personalidade fazem dos frutos da Monguba bastante famosos.

Piteira-do-Caribe – Agave Angustifólia

A Piteira-do-caribe cujo nome científico é Agave angustifólia possui outros nomes populares como Agave-da-borda-amarela e simplesmente Agave. Podemos classificar essas plantas como fazendo parte do grupo de Arbustos Tropicais. O clima favorito dessas plantas é o Mediterrâneo, Tropical, Equatorial e Subtropical.

A origem dessa planta é a América do Norte, América Central e também as Antilhas. Em relação a sua altura pode medir entre 0.6 a 0.9 metros. A luminosidade ideal para essas plantas é a sol pleno. O ciclo de vida dessas plantas é perene.

Planta Comestível Por Que:

Essa planta escultural é adaptada a seca e as suas folhas são rígidas, longas, em forma de espada e dispostas em roseta, nas suas margens possuem coloração branco-creme ou amarelo. Elas possuem espinhos nas pontas de suas folhas, o tronco curto e serve para a produção de Mezcal, esse é o nome genérico dos licores mexicanos que incluem a famosa tequila.

Palmeira de Dendê, Dendezeiro – Elaeis Guineenses

A Palmeira de Dendê ou também conhecida como Dendezeiro é uma palmeira que tem sua origem na Costa Ocidental da África (Golfo da Guiné). Apesar de nós brasileiros acreditarmos que o Dendezeiro é originário da Bahia há que se ressaltar que não é bem assim.

Na realidade a sua origem é na África e ele foi trazido para o Brasil durante século XVII. O fato de o Dendezeiro ser bastante utilizado na Bahia se dá pela boa adaptação da planta silvestre na região do litoral baiano.

Essa planta pode chegar a ter mais de 15 metros de altura, os seus frutos são alaranjados e a semente ocupa totalmente esse fruto.

Planta Comestível Por Que:

O Dendezeiro é considerado comestível pelo fato de que seu fruto conhecido como Dendê é utilizado para a produção do famoso óleo de Dendê. É dele que se extrai o óleo de Dendê que é bastante utilizado na culinária baiana. Uma verdadeira delícia sem a qual a maravilhosa culinária baiana não seria a mesma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *