Plantio de Lichia em Vasos

A lichia está caindo no gosto do consumidor do Brasil, mesmo com os pequenos espinhos, a casca dura e a cor avermelhada, ela virou parte integrante da mesa da ceia de Natal. A sua entrada nas casas das famílias brasileiras é muito recente. A sua origem é de países orientais, como Tailândia e China, porém, a planta não encontrou problemas em se adaptar ao nosso clima.

No Brasil não só pode ser cultivada como pode ser feito o plantio em vasos e para quem gosta, será possível consumi-la o ano inteiro. Porém, não pense que é tudo muito simples: plantou, colheu e comeu. Depois de cultivar você terá que ter paciência, o pé só crescerá aproximadamente 5 anos depois e aí sim, entrará na fase de florescência. E mais, é importante que o cultivo seja feito corretamente para que ela cresça como se espera.

Veja Dicas Importantes Para Quem Quer Plantar a Lichia!

1- Espaço: é fundamental. A lichia poderá ser plantada em um vasos desde que ele ofereça a ela um bom espaço para que se desenvolva e cresça bem. A planta precisa de um vaso compatível com o seu porte. Considere vasos que fica entre 40 a 60 litros.

2- Luminosidade: é vital. Depois de plantar a lichia em um vaso não esqueça de colocá-lo em partes da sua varanda, quintal ou terraço em que ela possa receber bastante sol. O ideal é que a planta fique exposta pelo menos a 4 horas de sol diariamente.

3- Drenagem: tão importante quanto a rega. Ela deverá ter no fundo uma camada de argila expandida ou britas e em seguida, faça uma cobertura com manta geotêxtil. Isso facilitará o escoamento da água e evitará que a terra fique encharcada.

4- Não se esqueça que ela precisa ser plantada em uma terra com excelente teor de matéria orgânica e que a rega, principalmente, durante a chegada dos frutos não pode ser esquecida. A terra não poderá ficar seca de jeito nenhum.

5- Não esqueça de adubar a planta a cada 3 meses. Esse detalhe fará toda diferença no sabor das frutas.

6- Fique de olho e não facilite com o controle de doenças e pragas

Como Cultivar a Lichia, Passo a Passo:

  • O primeiro passo é comprar as sementes no lugar certo, compre-as em viveiros que passam por fiscalização. Essa compra garantirá a longevidade da sua planta. Para conservá-las, elas deverão ficar em temperatura entre 10 a 15 graus, em lugar úmido e não poderão ficar guardadas por mais de oito semanas.
  • Fique atento com o clima na hora de plantar a sua lichia. É um tipo de planta que costumam ser muito exigente. Ela até se desenvolve em zonas tropicais, porém, nesse ambiente a sua produção não chega ao máximo. O ideal é que ela passe por um clima seco e frio antes de entrar no período de florescimento.
  • A lichia gosta de solos profundos e é fundamental que ele seja bem drenado, sem esquecer de enriquecer com matéria orgânica.
  • Na hora de fazer as mudas da lichia fique atento em relação ao diâmetro, considere como ideal ou  1,5 ou 2,5. Espere o clima úmido para plantá-las, que costuma ser entre janeiro e março. A floração pode ser esperada para os meses de junho e junho.
  • Se for para comercializar, lembre-se que a cor vermelha da casca desaparece muito rápido. Para ralentar um pouco essa perda de cor, deixe o fruto em lugares frios.

Perguntas e Respostas Para Quem Quer Plantar Lichia. Tire as Dúvidas.

1- Posso usar esterco de porco no plantio da lichia?

Sim. Porém, os especialistas ressaltam que não se deve usar esse tipo de esterco cru. A razão para ter esse cuidado é o fato de que a raiz da lichia se queima com muita facilidade. Além disso, o conselho  é que o esterco de porco seja curtido 30 dias antes de ser colocado na planta. E mais, que junto com ele seja acrescentado 200 gramas de calcário e 200 gramas de superfosfato simples (observar quantidade de esterco de porco antes de usar essas quantidades).

2- Uma lichia que foi cultivada através de uma muda enxertada e chegou a idade de 4 anos estará dando flores e frutos pela primeira vez, porém, se ela der poucos cachos ou apenas florir discretamente, é normal?

Não considere que a sua planta não está bem, é uma situação normal, mesmo que tenha partido de uma muda enxertada. Na verdade, as consideradas melhores mudas são aquelas que foram produzidas através do processo de alporquia e não pelo enxerto. Mas, independentemente de uma ou outra é uma situação normal.

A lichia é muito nova no Brasil e ainda não se tem tantas pesquisas a respeito do seu desenvolvimento e de particularidades como essa. Você pode considerar que é uma planta que necessita passar por um estresse hídrico, que significa deixá-la sem água. O ideal ainda seria que ela se encontrasse em um lugar cuja temperatura ficasse em torno de 14 e 15 graus e esse tempo deveria ser de no mínimo 200 horas. É dessa particularidade que as flores virão.

Se você está pensando em fazer o plantio de lichia em um vaso, faça-o sem medo, porque é possível. Lembre-se de detalhes importantes que farão a diferença, como por exemplo, que ela deverá ser tratada sempre como uma árvore frutífera. Na prática isso quer dizer que além da água ela necessita de nutrientes. A água além de cuidar da planta totalmente ajuda a encorpar o fruto. Sem nutrientes, os frutos caem.

Não espere uma floração longa porque não seria normal e lembre-se que caso na primeira vez a sua lichia não ser frutos, no próximo ano com certeza ela dará. Caso isso não aconteça, aí sim, você tem um problema evidente e deverá corrigi-lo para salvar a sua planta. Na dúvida, antes de tomar qualquer providência é melhor pedir conselhos de quem te vendeu as mudas ou sementes.  Mas, pode ter certeza, fazendo tudo certinho, com paciência, você verá a sua lichia dando frutos e você poderá saboreá-los.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *