Rabo-de-Gato: Planta de Forração

A planta conhecida popularmente como Rabo-de-Gato tem como nome científico Acalypha reptans e pertence a família Euphorbiaceae. Pode ser encaixada na categoria de flores perenes e forrações à meia sombra. Os climas que essa planta prefere são o equatorial, tropical e subtropical.

A origem da rabo-de-gato é a Ásia e a Índia, pode atingir uma altura entre 0.1 a 0.3 metros. Pode ser cultivada a meia sombra ou então a sol pleno e o seu ciclo de vida é o perene. Saiba mais sobre a planta que parece um rabo de gato e que se destaca no uso urbano.

Descrição

A planta Acalypha repens pode ser conhecida por outros nomes populares além de rabo-de-gato como, por exemplo, acalifa-rasteira ou somente acalifa. O seu gênero é o Acalypha e as suas inflorescências são vermelhas com uma textura que se assemelha a uma pelúcia.

Essas inflorescências são alongadas e lembram um rabo de gato e daí vem o seu nome popular mais utilizado. As folhas dessa planta são denteadas e numa grande quantidade, juntas formam uma folhagem densa e baixa. Pode ser usada como planta de forração bem como pode ser cultivada em jardineiras.

Possui inflorescências vermelhas que apresentam uma textura de pelúcia e são alongadas, mostrando o porque do nome rabo-de-gato. Suas folhas são denteadas e em grande quantidade. Estas formam uma folhagem baixa e densa. Presta-se como forração e pode ser plantada em jardineiras.

Rabo-de-Raposa (Acalypha hispida)

No Brasil a planta chamada de rabo-de-gato é bem popular, porém, na França o sucesso fica por conta de uma espécie bem próxima e que pertence ao mesmo gênero, a chamada Acalypha hispida. Tanto na França como nos Estados Unidos a variação repens é conhecida como “rabo-de-fogo de morango” (Strawberry Firetail) ou mesmo rabo-de-raposa.

O Cultivo da Rabo-de-Gato

O cultivo dessa planta deve ser feito a sol pleno e essa variedade não tolera geadas. Para garantir a qualidade do cultivo o solo deve ser fértil e de preferência e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser feitas regularmente e a sua reprodução é feita por divisão da ramagem enraizada e através do processo de estaquia.

O Nome Rabo-de-Gato

Para muitas pessoas parece que nome rabo-de-gato não faz jus e nem sentido em relação a planta. A espécie Acalypha repens é um tipo de planta rasteira que pode ser encontrada em abundância nas florestas da Índia. O nome foi dado como uma referência a sua flor que de certa forma lembra um rabo de gato, porém, um gato bem selvagem e bravo.

Os Rabinhos

A resistência dos “rabinhos” que nascem como inflorescências na Rabo-de-Gato é incrível, para se ter uma ideia os rabinhos aparecem o ano todo. A única coisa que esses rabos de gato não suportam é uma geada.

Planta de Forração

Uma curiosidade interessante é que a rabo-de-gato pode ser utilizada como uma planta de forração, como um tipo de grama, por exemplo. Pode ser usada como forração em canteiros ou mesmo em vasos ou pendentes uma vez que as suas raízes não precisam de mais do que 15 cm para de terra para crescer.

Pelo fato de ser bem resistentes e oferecer uma boa cobertura essa planta pode ser usado em canteiros ou vasos com outras plantas. O objetivo da combinação da rabo-de-gato cm outras plantas é que ela dê um acabamento mais bonito e ajude a deixar a terra molhada por mais tempo.

Dicas de Cultivo

O cultivo da rabo-de-gato deve ser feito sempre sob o sol pleno e num solo fértil que tenha sido enriquecido com matéria orgânica. No caso de você usar uma terra com textura muito argilosa acrescente um pouco de areia a mistura, pois ela poderá ter dificuldade em ser penetrada pela água.

A adubação também é muito importante para a rabo-de-gato e deve ser feita na medida certa. Quando a adubação é feita em excesso pode acabar queimando as folhas em especial quando os nutrientes são borrifados em horários em que o sol está muito forte.

As regas da rabo-de-gato devem ser feitas diariamente para que a terra fique sempre molhada, porém, se lembre de não encharcar as flores. A água em excesso pode estimular o surgimento de fungos que acabam apodrecendo a raiz da sua planta.

O Passo a Passo do Cultivo

Primeiro Passo – Escolhendo o Local

Para que a sua planta rabo-de-gato floresça é essencial escolher um local com bastante sol para cultivá-la. O solo deve ser enriquecido em matéria orgânica, permeável e precisa ter um pouco de umidade.

Segundo Passo – Preparando o Canteiro

O segundo passo do cultivo é preparar o canteiro cuidando para limpar a terra de plantas que estão mortas e inços.

Terceiro Passo – Revolvendo a Profundidade

Para que a sua planta seja cultivada da forma correta você deverá revolver a profundade para que ela fique mais ou menos com 15 a 20 cm. Acrescente então o esterco de curral que deve estar bem curtida, coloque cerca de 3 kg/m2.

Quarto Passo – Areia

Como já destacamos o solo muito argiloso pode ter dificuldades para absorver a água, dessa forma ajude adicionando areia de construção para que deixá-lo mais poroso.

Quinto Passo – Mudas

Para fazer o cultivo compre mudas da rabo-de-gato, você pode encontrar caixas com até 15 unidades de mudas.

Sexto Passo – Espaçamento Entre as Plantas

O espaçamento ideal entre as plantas é de 15 cm, faça de forma que fiquem linhas desencontradas principalmente se o canteiro será usado para fazer forração.

Se você quer usar a rabo-de-gato para fazer linhas em bordas de canteiro deverá cultivá-las em com um espaçamento de 12 a 15 cm entre as mudas.

Sétimo Passo – Acomodando a Muda

Para acomodar a muda da planta é necessário abrir um buraco pequeno. Mexa na terra e aperte de leve para que a muda fique fixa no lugar.

Oitavo Passo – Regas

Depois de terminar o plantio você deverá regar a sua planta rabo-de-gato.

Paisagismo

A rabo-de-gato é uma planta bem interessante para ser usada no paisagismo como forração, pois cria um tipo de tapete com as suas folhas e inflorescências. O cultivo e a manutenção são simples.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *