Raiz Fasciculada

Podem também ser chamadas de raízes cabeleiras justamente pelo seu aspecto. Este tipo de raiz é do tipo que fica por dentro do solo. Interessante notar que estes conjuntos de raízes com textura fina ficam originados em apenas um ponto, uma característica bastante peculiar desta espécie. Conheça um pouco mais sobre raiz fasciculada.

Outro aspecto interessante das raízes fasciculadas está no desenvolvimento uniforme de todas as unidades presentes na estrutura. Todas crescem de forma parecida, tirando a principal que serve também como a base para toda a estrutura da parte fasciculada e das espécies de plantas em si.

Normalmente este tipo de raiz se desenvolve em monocotiledôneas. Algumas doutrinas do ramo da biologia dizem que elas também são consideradas raízes subterrâneas.

Quem planta este tipo de espécie deve realizar covas profundas com pelo menos trinta centímetros de profundidade. Elas precisam retiram alimentos do próprio solo, que naturalmente são os sais minerais e a água.

Raiz Fasciculada

Raiz Fasciculada

As raízes têm várias classificações, como você deve ter aprendido da 4ª série do ensino fundamental ou ainda no primário. Relembrando, uma raiz pode ser dos seguintes tipos: axial, pivotante, tuberosa ou fasciculada. Estas últimas são as monocotiledôneas e possuem um sistema fibroso, com uma massa de raízes de diâmetro igual. Se você olhar para uma raiz e ela contiver numerosas raízes em feixes que saem de um só ponto, da base do caule, esta raiz será a fasciculada. Parece uma cabeleira mesmo, com feixes fininhos.

E se a raiz for maior do que sua folha, com certeza você estará em frente a uma fasciculada. Exemplos desse tipo são o bambu, a cana-de-açúcar, o milho (sabe aqueles fiozinhos que incomodam quando comemos?), o arroz, a cebola, o gengibre, o coco (com toda aquela sua cabeleira) e até mesmo a grama. Resgatou na memória o que é e quais são as características de uma raiz fasciculada?

4 comentários

  1. otimo agora posso fazer meu trabalho mais feitoo !!:)

  2. Ótimo, agora fazer meus trabalhos ficou muito mais fácil mesmo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>