Ureia Fertilizante: Rico Em Nitrogênio

A adubação é uma das partes mais importantes do cultivo de plantas, pois é ela quem fornecerá os nutrientes que faltam à mesma para que possa crescer com qualidade e força. A Ureia Fertilizante é um tipo de fertilizante bastante utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas, mas é importante que tenha alguns cuidados com esse composto.

Ureia Fertilizante: Rico Em Nitrogênio

Ureia Fertilizante: Rico Em Nitrogênio

Vamos ver a seguir do que é a Ureia Fertilizante, como utilizá-la e principalmente qual é a sua atuação na adubação das plantas.

A Adubação

Quando o assunto é adubação existem três letras as quais devemos prestar toda a atenção, N, P e K. Basicamente estamos falando sobre o Nitrogênio (N), Fósforo (P) e o Potássio (K).

Apesar de a adubação girar sempre em torno desses três elementos cada planta tem uma necessidade diferenciada de cada um deles. Dessa forma algumas necessitam de uma proporção maior de Nitrogênio, Fósforo ou Potássio.

Existem alguns adubos prontos que são encontrados em supermercados (na sessão de jardinagem) ou lojas especializadas. No pacote desses fertilizantes é possível ver uma explicitação da proporção de cada elemento nessa composição específica.

Antes de comprar qualquer pacote desses é necessário saber qual a proporção que será melhor para a planta que você tem em casa. Lembre-se que cada planta tem um composto que lhe fará um bem maior.

Imagem de Amostra do You Tube

A Ureia

A Ureia é um tipo de composto fertilizante que tem como principal função fornecer Nitrogênio para as plantas. É importante saber que se trata de um composto bastante volátil e que pode causar um tipo de “queima” nas folhas das plantas. Quando existe um contato direto com as folhas, acaba causando aquele amarelamento das mesmas.

Quando as plantas tem uma quantidade pequena de Nitrogênio acabam perdendo um pouco do seu vigor. Geralmente, é possível perceber através da sua aparência que existe uma deficiência de Nitrogênio.

A Ureia Fertilizante é considerada um fertilizante nitrogenado, isso significa que fornecem um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas. O Nitrogênio é encontrado de forma abundante na atmosfera, porém, para que seja fixado, precisa ser transformado.

A Ureia Sozinha

A Ureia Sozinha

Ficha Técnica Da Ureia Fertilizante

Riscos a Saúde:

  • Pode causar irritação a pele.
  • Em contato com os olhos pode causar irritação ocular séria.
  • Pode causar a irritação das vias aéreas superiores.
  • Quando existe uma exposição repetitiva, pode causar dermatite.
  • Tome cuidado com a Ureia que é extremamente corrosiva quando em contato com a pele. 

Sintomas Causados Pelo Contato Com Ureia

Os sintomas quando se entra em contato com a Ureia são dor de cabeça, vômito, desorientação, náuse, vermelhidão na pele, dores nos olhos e também da pele. Também tosse e bastante ressecamento na garganta.

Efeitos no Meio Ambiente

Não é esperado e nem mesmo comum que haja qualquer tipo de reação da Ureia com o meio ambiente, porém, é necessário seguir todas as recomendações de uso. 

Riscos Físicos e Químicos

Não existe também nenhum tipo de perigo físico e nem químico. Porém, é necessário ter cuidados com o uso desse produto que contém Nitrogênio (N) que é volátil.

Como Armazenar a Ureia Fertilizante

O armazenamento da Ureia é uma questão bastante importante, pois estamos falando sobre um produto corrosivo e que necessita de um local seco. Para que não haja nenhum tipo de problema com esse produto você precisará armazená-lo em:

  • Local fresco e de baixa temperatura (precisa ser bem ventilado).
  • Deve ser armazenado em locais secos e longe de fontes de calor ou de ignição.
Imagem de Amostra do You Tube

Cuidados Na Hora Da Aplicação

Tão importante quanto saber como armazenar a Ureia é também saber como fazer a aplicação da mesma sem riscos à saúde. Leia com atenção essas recomendações e saiba como utilizar a ureia com segurança.

  • Nunca aspire a poeira que vem desse produto (tome cuidado com a poeira, névoa ou vapor).
  • No momento em que estiver utilizando o produto não se deve fumar, comer ou beber. Dessa forma você evita o risco de ingerir a Ureia.
  • Nunca aplique o produto em locais sem a ventilação adequada.
  • Evite sempre o contato do fertilizante com os olhos ou pele.
  • Use um equipamento que seja apropriado para a proteção individual durante a aplicação. Proteja a sua pele do contato com a ureia.
  • Numa situação extrema em que existe o contato do produto com a boca de alguém é importante lavar a boca com água abundante. Realize esse processo de lavar a boca somente se a pessoa estiver consciente.

É importante que, se houver algum tipo de indisposição depois de aplicar a Ureia, é necessário procurar um médico. 

Evite Que a Ureia Contamine o Ambiente

Além do cuidado para não ter contato com a pele, é necessário cuidar para que a Ureia não entre em contato com o ambiente, contaminando o mesmo. Se houver algum tipo de contaminação do ambiente é possível causar a contaminação das pessoas que convivem nesse local.

Os Cuidados

  • É de extrema importância ter meios de contenção para evitar a contaminação do ambiente.
  • É importante também evitar o contato da Ureia com água (com qualquer corpo de água). 

Primeiros Socorros

No caso de haver contato com a Ureia, é necessário realizar os primeiros socorros para evitar que haja uma situação mais grave.

Em Caso De Inalação

Retire a pessoa que inalou do local e deixa-a num local arejado. O repouso é muito importante. Você deverá monitorar a função respiratória dessa pessoa, se houver dificuldade de respiração é importante fornecer oxigênio para a vítima. No caso de ser necessário, faça a respiração artificial. Sempre peça ajuda médica. 

Em Caso De Contato Com a Pele

Comece removendo as roupas e também os sapatos que estejam contaminados. Lave a pele da vítima com água em abundância por uns 15 minutos. Procure ajuda médica.

Em Caso De Contato Com Os Olhos

Deve-se lavar os olhos com água em abundância. Use água corrente por uns 15 minutos. Mantenha as pálpebras da pessoa bem abertas e no caso de ela usar lentes, retire-as. 

Em Caso De Ingestão

Nesse caso é importante lavar com água em abundância. Ao contrário do que se pensa, não se deve induzir o vômito. Procure a ajuda de um médico.

Posts Relacionados

Entenda mais sobre o uso de adubos e fertilizantes em plantas e faça com que as suas cresçam ainda mais bonitas. Veja algumas dicas de fertilizantes naturais para plantas e use sem medo. Saiba como usar o confrei como fertilizante e não corra riscos com os químicos.

6 comentários

  1. isto e interresante e complicado de se entendeR;

  2. gostaria de saber se no local aplicado pode ocorrer a presença de moscas após aplicação….explico: a área de jardim onde foi aplicado é em frente ao meu bloco e as moscas estão em toda parte tem alguma coisa a ver?

  3. Somos fábrica de fertilizantes na China.
    Nosso produto é Sulfato de amônio granulado.
    Temos muitos clientes em todo o mundo.
    Se você precisa, por favor contacte-me!

    Skype: swlella
    Email: swlella em hebswl.com

  4. estou iniciando um plantio de flores ornamentais e ao usar a ureia , encontro um grave problema pois todas as plantas morrem. O que estou fazendo de errado?

  5. gostaria de saber qual a quantidade de ureia se usa para colocar nas verduras,ou que peso por litro de aguá se desmancha,e se usa direto na planta ou coloca na terra,muito obrigado

  6. Eliza Barbosa FOlhaça

    Tenho uma pequena plantação e gosto muito de usar a ureia, só que é um pouco difícil de encontrar
    Sou moradora do Rio de Janeiro. Seria possível me fornecerem um endereço de compra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>