Animais X Natureza: Protegendo O Seu Jardim Contra Os Cães

Ter um cachorro é sempre uma alegria para a vida. Eles são animais muito carinhosos, companheiros e bastante curiosos. Por isso, muitos deles aprontam peripécias que até Deus duvida, acabando muitas vezes com as suas cadeiras de maneira, brinquedos largados no chão, móveis que eles amam roer e muitas outras coisas.

Porém, existe uma vítima dos cães que pode ser prejudicada da pior forma possível: o seu belo jardim. As plantas, a terra e as suas lindas flores podem ser facilmente estragadas pelo dentinhos suaves do seu cãozinho. Dessa forma, você deve aprender a proteger a sua flora do seu melhor amigo arteiro.

O Comportamento dos Cães

Os cachorros são animais que adoram uma brincadeira. Eles se enrolam no chão, cavam a terra só para poderem ter o prazer de brincar. Eles pintam o sete em qualquer lugar e o seu jardim pode ser o  espaço perfeito para que eles pratiquem as suas artimanhas. Os cães são como crianças pequenas e não possuem muito noção do que é certo ou errado. Esse comportamento canino existe desde muito tempo, ainda que muitas raças sejam usadas para fins mais sérios como tomar conta de uma casa.

Os Cuidados a Serem Tomados

Segundo muitos especialistas, os cães devem aprender desde cedo a discernir o errado do certo. É preciso acostumar o seu melhor amigo a lidar com o seu jardim de forma séria, ensinando que ali não é um lugar para brincadeiras. Estude o comportamento do animal com muito cuidado. Atenção: não sejam violento com o seu “caõzinho”. Ensinar não é tratar com agressividade. Ele pode aprender a ficar fastado do seu jardim de uma forma mais tranquila, sem que você tenha que usar a força física.

Os cães maiores são mais difíceis de lidar. Os menorezinhos tem mais facilidade de aprender quem em certos lugares não se pode ir. Os que tem maior porte, tem maior força física e tender a ser mais teimosos. Mesmo assim, pratique a educação do seu animal.

Dicas de profissionais

A veterinária Marta Marani ensina algumas dicas muito práticas para evitar que o seu jardim seja destruído pelo seu cachorro:

  • “Proteger as plantas com telas, anteparos e cercas ou pulverizá-las com substâncias repelentes, como a citronela, são alternativas”

A arquiteta e paisagista Cinthia Ribeiro Rondon também nos ensina a criar caminhos para dificultar a entrada dos animais no jardim, principalmente daqueles que adoram cavar buracos e estragar a sua linda grama.

Telas para Proteção

Telas para Proteção

  • “É importante definir um espaço botânico que seja resistente ao pisoteamento e aos buracos. Quanto menos terra estiver aparente, mais seguro está o jardim.”

Ela ainda diz que a grama mais indicada para evitar que os cães estraguem o seu terreno é a esmeralda e a amendoim. Elas não vão causar danos ao seu animal e ainda vão proteger o seu quintal dos nossos amiguinhos.

Plantas que Convidam Para Brincar

As plantas chamativas, que fazem barulhos e balançam atraem os cães como ninguém. Elas se tornam a principal diversões para os cães, ainda mais se eles conseguirem brincar com os galhos e assim, destruir os arbustos um por um. Por isso, as plantas e árvores mais altas, resistentes, flexíveis, rígidas e com suas folhas e galhos bem firmes, são as mais indicadas para se colocar em uma casa que tenha cachorros. As árvores ideais para este fim são:

  •  Arbustos podados sem flores
  • Jabuticabeiras
  • Pitangueiras
  • Kaizucas
  • As ciprestes
  • Os buxinhos

Se você estiver super afim de ter plantas com flores no seu jardim, também é possível, desde que elas fiquem altas para não chamar muito a atenção do animal. São elas:

  • Magnólias
  • Hibiscos
  • Camélias
  • Plantas que podem ser plantadas em xaxins

A Urina dos Bichos Pode Prejudicar as Plantas

A urina dos cachorros possui substâncias que estragam as plantas do seu jardim. Antes de tomar qualquer providência para evitar que os cães urinem nas árvores e flores, ensine o seu bichinho qual o local apropriado para que eles façam a suas necessidades fisiológicas diárias.

Mesmo se ensinar for uma tarefa árdua, opte pelas dicas da engenheira agrônoma Aline Chagas: “Na urina desses animais existem substâncias que em excesso podem ser prejudiciais às plantas. Para evitar que o vegetal fique amarelado, dilua a urina jogando água no local.”

É preciso ficar mais atento as fêmeas pois elas urinam bem mais que os machos da mesma espécie. A especialista também diz que no caso de plantas dentro de vasos, coloque uma cobertura de madeira sobre a terra para evitar a contaminação da planta através da urina do animal.

Cercas e Proteção Extra Para o Jardim 

Cercar o jardim pode ser bom por um lado, mas ruim pelo outro. Muitos animais tem aversão a grades e proteções cercadas. Os cachorros também podem ser animais muito medrosos e dessa forma, cercar o jardim pode ser uma saída eficaz. Porém, é preciso muito cuidado ao colocar uma grade em volta de seu jardim. Não opte por arames, pois nem todos os cães são covardes e podem se machucar gravemente se tentarem ultrapassar a proteção.

Outro meio de evitar a chegada dos cães nas suas belas terras ornamentadas, é jogar toxinas nas plantas. Ainda assim, não é uma opção desejável, já que podem intoxicar os animais e mata-los. Para tranquilizar, podemos afirmar que muitas substâncias químicas e outros fertilizantes modernos que não fazem mau ao seu cachorrinho.

Foi sem querer querendo…

Cachorros de grande porte podem acabar com o jardim só por uma questão de peso. Por isso, muitos deles fazem aquela carinha de “poxa, foi sem querer, querendo”, famosa frase do seriado mexicano “Chaves”. Para evitar isso, troque o piso de grama por pedras e outros materiais que aguentem o peso do seu tótózão.

Cão destruindo flor

Cão destruindo flor

Uma Boa Tática

Os cachorros adoram se distrair com o barulho da rua e todo aquele movimento em frente ao portão. Então, utilizando uma grande porta vazada, bem arejada e com muita abertura, você pode evitar que o seu cão preste atenção no seu jardim, se distraindo com as pessoas que passam, com as crianças que vem entreter-lo de fora e com muitas outras coisas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *