Como Criar Um Lago Com Peixes No Jardim

Um lago no jardim sempre foi algo bastante almejado, Nos grandes filmes e nas mansões mais badaladas do mundo, os lagos são um enfeite a mais, além de ser sinônimo de elegância e tranquilidade. A moda surgiu no japão, onde muitos jardins já possuíam lagos com espécies de peixes no estilo das tradicionais carpas. Não é muito difícil criar um desses no seu próprio jardim e neste artigo você vai poder comprovar. Seguindo algumas instruções básicas e os pré requisitos, o sonho de ter um lago com peixes em seu quintal vai ser finalmente realizado!

Fazendo o Lago

O primeiro passo para se ter um lago no jardim é a criação do mesmo. Esta sim poderá ser feita pela mão de profissionais  os mesmos que constroem piscinas!Para se ter um lago com peixes, apenas algumas exigências são feitas: o lago deverá ter 60 cm e uma profundidade máxima de 1 m 20 cm. Lembrando que um lago meramente decorativo não precisará seguir a risca estes preceitos.O projeto de um lago deverá ser analisado cuidadosamente por profissionais ou até mesmo por você.

Os Peixes: Tipos e Quantidades

O tamanho do lago é muito importante no que diz respeito a escolha da quantidade dos peixes a serem introduzidos por lá.Peixes em excesso podem consumir todo o oxigênio presente na água do lago, gerando a mortandade da maioria. O oxigênio é gerado pelas plantas aquáticas e com esse consumo exagerado pelo excesso de espécies, o pH do meio também poderá ser alterado. Isso comprometeria todo o ecossistema do meio.Os peixes em demasiada quantidade também podem comprometer a eficácia do filtro presente no lago.

Ele poderá não ser suficiente para realizar a limpeza do meio aquático. Para se orientar melhor quanto a essa quantidade exigida por metro quadrado de lago, a regra geral é de cada peixe com um tamanho de 2.5 cm precisará de aproximadamente 38 litros de água. Se qualquer dúvida aparecer, não exagere e compre sempre menos peixes. Com o passar do tempo e com experiencia adquirida, você poderá comprar mais peixes de várias espécies.

No que diz respeito as espécies de peixes mais adequadas para se criar em um lago de jardim, muitas são habituadas a locais menores e com profundidades também em pequena escala. Confira abaixo quais são os peixes mais recomendados: peixes-dourados incluindo as suas variações de espécies, sendo de tamanho médio, grande ou pequeninos, peixe-cometa, carpa japonesa, bagre albino, albacora, escalo ou escalo-prateado, tenca e rutilo.Outras espécies que adoram viver em lagos de jardins são as rãs e os girinos.

Introdução Dos Peixes Ao Lago

Pronto, o lago já está instalado no seu jardim no lugar que você escolheu e julgou ser o melhor. É hora de introduzir os peixes aos seus devidos lugares!Encha o lago com água e aguarde no máximo 24 horas antes da introdução dos peixes ou de plantas aquáticas. Compre seus espécies em uma loja especializada para que você adquira o máximo de informações a respeito deles. Verifique sempre se nenhum desses peixes esteja exibindo feridas, barbatanas em falta ou que apresentem algum aspeto apático. Os peixes devem ser introduzidos no lago de forma bem lenta, ou seja, levando em consideração vários dias para o processo de introdução das espécies. Eles precisam ir se adaptando ao novo lar com a partir dos seguintes pré requisitos.

  1. O peixe está sendo transportado por você em um saco com água. Coloque o peixe no lago ainda no saco e deixe-o por lá por uns 15 minutos. A temperatura do saco precisa se assemelhar a do lago antes mesmo que o peixe seja inserido nas águas.
  2. Abra bem o saco e deixe-o flutuando no lago por cerca de 15 minutos, permitindo assim que a água do lago se misture com a água do saco onde o peixe se encontra.
  3. Coloque o saco submerso e aos poucos vá soltando o peixe dentro do lago.

Alimentação Dos Peixes

Cada peixe tem a sua forma de se alimentar então o alimento e a periodicidade podem variar e muito de acordo com cada peixe presente no lago.A regra geral é que no inverno você alimente os peixes uma vez por dia, já que nesta altura do ano eles estão pouco ativos até mesmo com relação ao ciclo reprodutivo. No Verão, as espécies devem ser alimentadas duas vezes por dia, de manhã e também no final do dia. Observar a comida dos peixes pode ser uma boa dica para o controle: se a comida não for consumida entre 5 a 10 minutos,é sinal de que você está colocando comida em excesso. Isso é algo  que deve ser evitado a qualquer custo, já que os peixes que comem em excesso vão poluir mais o lago, comprometendo o equilíbrio e o ecossistema daquele local.

Maiores informações sobre como cuidar de peixes ornamentais você encontra aqui.

A Importância Das Plantas Aquáticas

As plantas aquáticas não servem somente para embelezar o lago. Elas tem muitas utilidades e que podem ajudar os peixes a se habituarem melhor ao novo habitat.Elas são as responsáveis pelo fornecimento de oxigênio ao local e por isso, se tornam imprescindíveis.As plantas aquáticas também podem fornecer sombra aos peixes e um aspecto natural ao ambiente.Especialistas no assunto aconselham: “As plantas devem ser introduzidas no lago em vasos apropriados para o efeito e sempre com recurso a solo com um pH equilibrado. Coloque cascalho sobre a terra antes de submergir os vasos, para evitar que os peixes consigam soltar a terra dentro do lago.”

Para conferir aquelas espécies mais apropriadas para um lago no jardim e que contenha peixes, veja a listinha abaixo:

  • lírio ou nenúfar de água
  • aguapé
  • alfaces-do-mar
  • lótus de água
  • hosta
  • eremuros
  • impatiens

Quando as plantas são colocadas no lago, rapidamente elas se multiplicam, Por isso, não exagere na introdução das mesmas. Procure sempre variar as espécies de plantas aquáticas para um maior embelezamento do seu lago.Lembre-se que plantas em excesso podem prejudicar o ecossistema e até mesmo a sobrevivência dos peixes dentro do mesmo.Procure comprar as plantas em sua fase inicial para que elas cresçam dentro do lago e assim você possa controla-las.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *