Como Fazer Jardim na Sacada

É comum que quem vive em apartamento, o que em cidade grande é muito comum, queira também cultivar plantas. E normalmente, essas pessoas pensam que isso não é possível, ter o verde pertinho pelas condições da arquitetura que está em torno. Aliás, ter a alternativa do verde para “quebrar” um pouco o vidro e o concreto que está em torno não é só bom para os olhos, mas para a saúde também. Além da beleza, as plantas trazem ar mais puro, nem que seja pelo menos naquele cantinho escolhido pelo dono da casa.

A boa notícia para quem não acreditava que seria possível ter um jardim em casa porque mora em apartamento é que é possível sim, fazer um na sacada ou varanda. Basta escolher um pequeno ambiente e dedicá-lo para ter um jardim. Não precisa ter muito espaço, basta ter o que tem e trabalhar nele.

O que você deve considerar quando for escolher o espaço para fazer o seu jardim na sacada é qual a iluminação que chega até ele e os ventos. Dois aspectos fundamentais para que as plantas cresçam e se desenvolvam como deve ser. Se a sua varanda fica entre o Norte e o Oeste significa que é iluminada pela luz do sol. Já com os ventos depende de uma série de outros fatores e varia de acordo com cada período do ano.

No caso dos ventos fortes, por exemplo, não dá para usar arbustos altos, eles poderão acabar com as folhas danificadas ou até mesmo o vaso poderá virar. As folhas mais rígidas e plantas que não sejam muito altas passam a ser a melhor alternativa nessa situação. Há também a possibilidade da colocação de barreiras que podem ser de vime, bambu trançado ou de acrílico. Qualquer uma delas ajudará a diminuir o efeito do evento na varanda e ainda podem deixar a sua decoração mais interessante. São soluções que unem a beleza a praticidade.

Dicas Para Fazer um Jardim na Sacada

1- Se a situação da sua sacada é ventos leves e norte e oeste

  • O jardim neste caso terá pouco espaço na sacada que poderá ser utilizado.
  • As plantas que preferem sol deverão ser as escolhidas para composição, como por exemplo: herbáceas perenes e de estação, arbustos e muitas outras flores.
  • Você também poderá fazer o cultivo de pequenas frutíferas, como romã e fazer uma pequena horta com espécies medicinais.

2- Quando a sacada tem luz da manhã e no início de tarde e está para o leste

  • O sol aparecerá, mas com menos intensidade, por isso, prefira plantas que gostam de meia sombra e que sobrevivem ao sol.
  • Pode incrementar com ervas aromáticas que gostam dessa “situação”.

3- Quando o seu jardim na sacada ficará para o sul

  • Neste caso a ausência do sol prevalece, ou pouquíssimo ou nenhum.
  • Em algumas regiões além da falta de sol você terá problema com os ventos fortes característicos do inverno.
  • Escolha plantas que gostem de viver sem sol direto e algumas flores, mas esqueça temperos e ervas, grande parte deles precisa do sol direto.

4- Nas regiões litorâneas que se enfrenta os ventos de terra e de mar

  • As plantas devem ser fortes e baixas.
  • Muitas vezes para garantir é bom usar quebra-ventos e treliças.
  • Se mesmo com o sol o clima for quente ou ameno aposte em plantas tropicais.

Dicas Importantes Para se ter um Bonito Jardim na Sacada

Independente de onde ficará o seu jardim, uma coisa é igual para todo mundo, a importância da água. Você deve considerar esse fator ante de mais nada.

Se os vasos individuais foram os escolhidos é importante que cada uma das plantas receba a rega adequada para ela, por exemplo, cactos não devem ser molhados, assim como bambuns e helicônias.

Um dos sistemas de rega que é muito usado é por gotejamento e prefira usar objetos adequados para rega e muito cuidado com a mangueira que acaba saindo mais água do que seria necessário. Para a grande maioria das plantas o excesso de água significa matá-la.

O substrato que você escolher deve ser adequado a cada tipo de planta, informe-se antes de colocá-lo. E não esqueça dos furos de drenagem que garantem que as raízes não apodreçam.

Já os arranjos de plantas no mesmo vaso para o seu jardim na sacada de espécies diferentes vai dar mais trabalho. Para começar as plantas devem ter as mesmas exigências de regas, de substrato e iluminação. Caso o contrário, isso não dará certo.

Outra dica importante, de segurança, é que você procure saber o peso que a sua sacada aguenta antes de fazer um grande jardim com plantas e vasos pesados. Considere os móveis, o piso que foi colocado, as pedras, se for o caso, etc.

Se você não tem tempo não coloque plantas que exigem maior atenção. Um jardim na sacada ou mesmo no quintal deve ser feito com base nos próprios conhecimentos e principalmente disponibilidade para cuidar. Existem várias espécies que exigem menos cuidado, então, se o seu caso é falta de tempo, poderá ter o jardim, isso não será uma desculpa. Porém, menos ou mais trabalho você deverá sempre ter disponibilidade para cuidar do seu jardim.

Plantas que Podem ser Usadas Para Compor um Jardim de Sacada:

1- Com as plantas de estação, veja alguns exemplos:

  • amor perfeito
  • viola tricolor
  • petúnia
  • crista-de-galo

2- Com as arvoretas e arbustos

  • lanterninha chinesa
  • romãzeira
  • jasmim do cabo
  • dipladênia
  • mandevilla

3- Com plantas herbáceas perenes

  • falsa hortelã
  • balsamina
  • gerânio folha de hera

Esses são alguns dos poucos exemplos de plantas que podem fazer a composição do seu jardim na sacada. Antes de começar a montá-lo, identifique as características do seu ambiente e depois comece a procurar as espécies que viveriam melhor nesse espaço. Além de considerar as características, sem dúvida o mais importante, observe o efeito que você está buscando neste jardim da parte externa da sua casa. E tem sempre a opção de fazer uma hortinha e ter sempre pertinho de você produtos fresquinhos para incrementar os pratos das refeições da sua família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *