Como Fazer Um Lago de Carpas No Jardim

Quem nunca quis criar o jardim mais bonito de todos os tempos, sendo este ao mesmo tempo moderno e prático? Muitos jardineiros ficam cansados de cultivar apenas espécies, regando cada uma delas, sem ter mais nada para se preocupar. Porém, este problema pode ser resolvido em um instante: Porque não criar um belo lago no meio do seu quintal, combinando com todas as plantas que ali crescem?

O melhor é que você ainda pode completar este lago com algumas espécies que fazem a diferença no design do seu jardim. Com isso, as carpas mais acabam sendo as escolhidas para estes fins, o que é muito válido! Saiba neste artigo como instalar um lago de carpas no seu jardim.

Conhecendo As Carpas

Peixes podem estar relacionados a um bom prato, recheado com delícias que só os grandes mestre cucas sabem fazer! Porém, estes animais também são ótimos de se admirar, especialmente quando estão nadando sem rumo nos lagos que existem pelo mundo. Peixes coloridos e tradicionais como as carpas costumam ser um colírio para os olhos, ajudando no belo design de muitos quintais e jardins que possuem o privilégio de ter um lago para que elas possa sobreviver.

As carpas possuem duas variedades diferentes. Uma, é a comum, originária em vários locais do mundo e a outra, vinda da espécie normal, que se originou no japão por diversos fatores, conhecida como Nishikigoi. Essa variação de carpas é a mais usadas em lagos dentro do jardim. Além de adaptar melhor a locais e climas diferentes, esta espécie é totalmente colorida, contribuindo para o paisagismo do seu belo jardim!

As carpas coloridas são utilizadas para fins ornamentais em quase todos os continentes e é uma ótimo opção para quem adora jardins orientais. Ainda dentro do grupo dessas espécies ornamentais, ainda existem diferentes tipos de carpas coloridas, algumas com apenas machas fortes de cor alaranjada, vermelha, branca, amarela e outras cores intensas e quentes que acabam colorindo estas espécies de peixes.

Para construir um lago e criar as carpas que você desejar, siga as etapas abaixo, sempre prestando muita a atenção naquilo que se faz!

Passo A Passo: Fazendo Um Lago de Carpas No Jardim

1. Para começar, antes é preciso perceber a diferença entre um lago meramente decorativo e um lago propriamente para peixes, especialmente carpas que são peixes maiores e ao mesmo tempo, decorativos. Um lago com a presença de espécies deve ser maior do que o normal, tendo algumas medidas especial: uma profundidade de 60 centímetros mais ou menos e uma profundidade máxima de um metro de 20 centímetros. Dessa forma, é possível iniciar este projeto que pode ser trabalhoso, mas não é complicado!

2. Tenha cuidado com a quantidade de carpas que estarão inseridas no seu lago. Um lago com muitos peixes pode acabar prejudicando as próprias espécies que acabarão com todo oxigênio liberado pelas plantas aquáticas, o que acaba também alternando bruscamente o pH da água para a sobrevivência das espécies. Com peixes além do limite, pode ocasionar problemas no filtro do mesmo, onde o motor não terá forças suficientes para manter o lago sempre limpo, comprometendo todo o ecossistema ali presente.

3. Vale a pena prestar atenção a uma dica antes mesmo de introduzir as suas espécies de carpas no lago: Cada peixe, em média, com um tamanho de 2,5 centímetros, necessita de aproximadamente 38 litros de água pelo menos. Portanto, observar a quantidade de carpas no seu lago é sempre viável. Lembre-se também que é possível introduzir mais espécies depois do lago estar pronto. Com isso, carpas japonesas são muito indicadas, já que são bem resistentes.

4. Depois que o seu lago estiver instalado, incluindo a bomba para a limpeza e tudo, o certo será esperar 24 horas para introduzir as carpas e até mesmo as plantas aquáticas que regulam o pH do meio, fornecendo o oxigênio para a sobrevivência das mesmas. Um outro aspecto muito importante é verificar se as carpas não possuem feridas e se estão limpas. Por isso, é muito importante adquirir as espécies em lojas especializadas e sempre analisar antes de fazer a compra para não ter trabalho desnecessário com os peixes depois de introduzi-los no seu lago.

5. Para introduzir as carpas no seu lago, é preciso seguir algumas regras.

  • Antes mesmo de colocar os peixes para nadar nas águas do seu lago, coloque o saquinho plástico onde os peixes vieram, das lojas, e introduza os mesmos dentro do lago, deixando que os peixes de acostumem com a temperatura da água e com a extensão do seu lago, seja ela qual for. 
  • Abra o saco devagar e deixe ele aberto no lago pro aproximadamente 15 minutos, até que os peixes saiam naturalmente do mesmo e comecem a nadar no lago, se acostumando com o novo ambiente. Assim, a água do lago também vai se misturar com a água do saco, contribuindo para que os peixes se acostumem com a temperatura da água.
  • Submersa cuidadosamente o saco no lago, esperando que o peixe saia completamente da água.

6. A alimentação dos peixes também um fator a se considerar, pela saúde do seu lago. No inverno, as carpas costumam estar menos ativas e por isso, basta alimenta-las uma vez por dia, sem exageros. Já no verão, quando os peixes se encontram mais agitados, é possível fazer a sua alimentação pelo menos duas vezes ao dia. Se a comida não for consumida de 5 a 10 minutos, é sinal que você exagerou na quantidade. Dessa forma, será possível controlar a quantidade de comida que está sendo inserida nas águas.

7. A limpeza do lago é água que é imprescindível para a sua construção. Procure manter o filtro sempre limpo e utilize água sem produtos químicos, para que as suas carpas durem bastante. Mantenha a água do seu lago sempre em circulação, até mesmo para melhorar a oxigenação do mesmo. Coloque muitas espécies de plantas aquáticas que forneçam ar e sombra para as carpas, que costumam sobreviver mais sob estas condições.

Posts Relacionados

Veja maiores informações de como instalar o lago no jardim sem prejudicar o solo. Veja algumas espécies de plantas para lagos ornamentais, elas irão ajudar a compor o ambiente e deixá-lo mais bonito. Entenda como funcionam os sistemas de filtragem para lagos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, me tirem uma dúvida, um mini lago com 0,50 de profundidade é o suficiente para criar carpas?
    Dimensões que pretendo usar são 2,5m de comprimento, 1,5m de largura e 0,60 de profundidade na metade e 0,40 na outra.

    Rogerio Rodrigues 19 de maio de 2015 2:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *