Como Montar Um Jardim Vertical Baratinho

Nem todo mundo que gosta de jardim possui um espaço suficiente para fazer o seu no quintal de casa ou naquela varandinha. Foi exatamente esse motivo que fez os jardins verticais ganharem mais destaque entre as donas de casa e apaixonadas por jardinagem. Eles são bonitos, podem ser compostos de diversas espécies de plantas e são extremamente práticos principalmente quando se fala em espaço.

Como montar um jardim pode não sair tão barato se você não atentar para alguns detalhes, que tal saber algumas dicas que te ajudarão a montar um jardim vertical bonito e baratinho? Escolhemos alguns detalhes que fazem total diferença na hora de montar o seu jardim vertical.

Jardim Vertical – Principais Detalhes

Os jardins verticais podem ser montados em qualquer cantinho de sua casa desde que apresente as condições ideais para o cultivo das plantas já que elas possuem necessidades básicas para sua sobrevivência. Uma boa dica é montar uma parede viva na varanda, na sua sala ou quem sabe até mesmo na cozinha. As paredes vivas ajudam a controlar a energia do sol e também reduzem os efeitos da emissão de carbono.

Um detalhe muito importante para quem vai montar um jardim vertical em casa é lembrar-se que não pode escolher espécies de plantas de médio ou grande porte já que a estrutura que você irá utilizar não permite muito peso, sem esquecer-se de citar o fato de que todas as plantas devem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou placas especiais, como são aquelas formadas de fibra de coco.

Tipo de Plantas Para Um Jardim Vertical

Logo mais abaixo vamos detalhar melhor o que deve ser plantado em seu jardim, mas antes precisamos atentar para alguns detalhes de forma geral na hora da escolha das espécies mesmo porque não temos como ofertar uma lista de todas as plantas possíveis para um jardim vertical. Levando isso como base, temos então alguns detalhes que você pode usar globalizando a sua plantação.

  • Escolha plantas que tenham um crescimento mais lento. Dessa forma você conseguirá controlar melhor o seu jardim.
  • Escolha a posição correta da sua base para que as plantas recebam luz do sol suficiente. Organize-as de forma que elas tenham exatamente o que precisam de nutrientes.
  • Ordene suas plantas de acordo com o crescimento e a necessidade de luz. Isso vai fazer com que elas cresçam sem “atropelar” a que está abaixo, acima ou dos lados.

O Que Deve Ser Plantado?

Existe todo tipo de gosto e você pode escolher as plantas de acordo com o seu. Os jardins verticais permitem uma variedade de plantas em cultivo desde que estas não ultrapassem o tamanho e o peso da sua base. Plantas com raízes mais superficiais são as melhores para estes espaços porque você não poderá usar vasos muito grandes.

Se a sua base for armada e fixa, como é o caso de pessoas que utilizam blocos de concretos pré-moldados para colocar as plantas, você poderá usar plantas um pouco maiores dependendo claro do tamanho da sua estrutura. Um pouco mais abaixo escolhemos três espécies que podem ser cultivadas em jardins verticais.

Barba de Serpente: Cientificamente esta planta recebe o nome de Ophiopogon jaburan, uma espécie da família das Ruscaceae nativa do continente asiático onde sua maior incidência é no Japão. Por ser encontrada também em outras localidades ela vai apresentar outros nomes populares como Ofiopógão e Ofiopogo. A barba de serpente é uma planta categorizada como de forração e folhagem, por isso é tão indicada para jardins verticais. O seu tamanho não é grande chegando a no máximo meio metro. Preferem ambientes com mais sol.

Colar de Pérolas: Com o nome científico de Senecio rowleyanus esta planta da família das Asteraceae também é popularmente chamada de Rosário e Pérola verde tanto em seu local de origem, na África, como em outros países ao redor do mundo. Categorizada como folhagem e cacto, ela não ultrapassa os 30 centímetros de altura e podem ser cultivadas em vasos suspensos por ter suas folhas caídas.

Flor Canhota: A Scaevola aemula como é biologicamente chamada esta planta é uma das espécies da família das Goodeniaceae e está categorizada como uma flor perene, o que significa que você terá um jardim vertical florido o ano inteiro. A sua origem é da Oceania onde a maior incidência desta flor se dá na Austrália. Assim como outras plantas indicadas para jardins verticais ela não cresce muito, chegando a no máximo meio metro de altura.

Jardim Vertical Barato

A melhor forma de economizar na hora de montar o seu jardim vertical é utilizar garrafas pets para fazer a sua estrutura. Nesse caso você não vai precisar de nenhum vaso e vai cultivar as plantas diretamente nelas. Você pode optar por vasos que caibam dentro das garrafas para ter a possibilidade de trocar as plantas sempre que quiser e sem mexer na estrutura da sua base, mas isto é bem opcional.

Para montar a sua estrutura você precisará de garrafas de refrigerante ou suco, de preferência as de 2 litros ou maiores porque são grandes o suficiente para acomodar suas plantas. Caso vá plantar direto na garrafa, lave-as bem para tirar toda a sujeira do produto e recorte o centro. Ela ficará exatamente do tamanho do encaixe de uma muda ou um vaso menor. Para montar a estrutura, você pode amarrar as garrafas de plástico em cordas ou comprar uma tela de ferro, que é encontrada em lojas de jardinagens e custa bem pouco.

Depois de ter a estrutura toda montada, você poderá usar e abusar da sua criatividade e montar o seu jardim vertical. Pode fazer decoração nas cordas ou na estrutura de ferro para camuflá-las melhor, pode usar pintura nas garrafas de plásticos e deixá-las ainda mais bonitas ou comprar pequenos itens decorativos que podem ser fixados entre uma planta ou outra.

Para fazer essa estrutura você não gastará nada além de 100 reais incluindo a estrutura de ferro, as garrafas e vasinhos (caso queira). O valor das plantas é bem relativo, mas você pode ter diversas espécies sem precisar gastar nada com elas apenas pedindo uma mudinha ou semente de jardins de amigos ou daquele jardim que tem próximo à sua casa.

Posts Relacionados

Confira as nossas dicas de espécies de plantas para jardins verticais e faça as suas escolhas. Saiba como cuidar de um jardim vertical para que as plantas cresçam saudáveis. Essa é uma opção interessante para fazer um mini jardim na varanda do apartamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *