Como Plantar Aipo

Uma boa maneira de incrementar as suas receitas é criando a sua própria horta. Já pensou que maravilha ter vegetais e ervas fresquinhas na hora de cozinhar? Porque você não começa experimentando o cultivo do aipo, um vegetal muito usado na cozinha mediterrânea?

Conheça as Tipologias de Aipo

Pertencendo a espécie herbácea uma das principais características dos aipos é ter raízes muito ramificadas. Além de elas serem muito fortes também são fibrosas. Você pode encontrar cerca de 30 tipos de aipo diferentes. Antes de decidir qual tipo de aipo você vai plantar, dê uma olhada nos supermercados e procure conhecer o maior número de variedades possível. Seja qual for a sua escolha, saiba que estará optando por um alimento bastante nutritivo.

Os grandes cultivadores de aipo agruparam o aipo em grupos distintos: o aipo de horta e o de talos e folhas:

  • O aipo de horta diferencia-se dos outros tipos pelo maior tempo de conservação após ser colhido, podendo ser utilizado vários dias depois sem perder a aparência de recém colhido. Basta que ele seja conservado envolto em um pano molhado em baixa temperatura. Os talos do aipo de horta não são muito longos, são claros e suas folhas são verdes mais escuras.
  • No outro grupo, aipo de talos e folhas, na verdade há muitos tipos diferentes de aipo tais como: o aipo de cabeça, branco, rábano ou vermelho, verde, nabo, aipo dourado. Todos esses tipos têm folhas, possuem tamanho médio e, não aguentam tanto tempo para serem consumidos como o aipo da horta. Eles só conservam o sabor depois de colhidos por duas semanas no máximo. Para que eles conservem o sabor.

Apesar de ser originário do continente europeu, o aipo adaptou-se bem nos países de clima temperado, tanto é que ele é bastante cultivado em todos eles.

O aipo não precisa de muita luminosidade e aguenta o frio de 5 graus até os 30 graus de calor. Porém, para ter sucesso com a plantação dessa hortaliça é melhor que ela seja cultivada com temperaturas entre mínima de 10 graus centígrados e a máxima de 25.

O Aipo, Como Quase Todas as Plantas Não Suporta Geadas.

Ele pode ser cultivado entre os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. De 150 a 180 após a sua plantação, sua colheita pode-se ser iniciada.

Convém ressaltar que os aipos que ficam maduros durante os meses de inverno possuem o sabor com mais aroma e mais doce.

Preparação do Solo Para o Cultivo do Aipo

Como para qualquer tipo de hortaliça, o solo precisa de vários cuidados antes de se iniciar uma plantação. E, entre esses cuidados está a drenagem que deve ser muito boa, porém mantendo o solo úmido constantemente. Esses cuidados são necessários para que o caule do aipo se desenvolva perfeitamente.

Existe uma forma específica para se plantar o aipo, veja:

No local onde você escolheu para fazer a plantação, faça uma valeta em toda a extensão que você vai usar para plantar com cerca de 30 cm de profundidade e com aproximadamente 45 cm de largura.

Depois prepare uma mistura com fertilizantes, gesso ou calcário, e também fertilizante orgânico. Encha a valeta que você abriu até  a metade com essa mistura. Para que o solo esteja pronto para receber as sementes de aipo, ele precisa de duas semanas após ter sido preparado. Após esse tempo o plantio pode ser feito. Na hora de comprar as sementes, escolha sempre as sementes mais velhas. Quanto mais velhas forem as sementes, menor é o risco de elas serem atacadas por pragas e fungos.

Após o plantio das sementes para que a umidade seja mantida, cubra todas as sementes com folhas úmidas, restos de plantas com terra nas raízes, palha ou esterco. Esse procedimento protege as sementes durante os dias de mais calor.

Outra forma de plantar essa hortaliça é plantar as sementes em uma vasilha, pode ser um tabuleiro com furos para a drenagem e com a terra enriquecida. As sementes devem ficar úmidas. Quando as sementes brotarem, cerca de três semanas depois, retire as mudinhas e plante no local onde elas deverão crescer. Caso você vá plantar no jardim, lembre-se que  precisa deixar espaço entre uma planta e outra de cerca de 30 cm. As mudinhas devem ser regadas constantemente, diretamente no solo. A melhor hora para regar as sementes é na parte da manhã. Regar direto no solo ajuda a evitar o aparecimento de fungos no solo.

Outra coisa importante mantenha o solo enriquecido com fertilizantes, terra com raízes, esterco, etc. Se quiser que o aipo tenha mais suavidade e fique mais ácido, acrescente ao solo fertilizantes a base de peixes.

Deixe-as crescer por aproximadamente cinco meses. Obedecendo a esse período quando fizer a colheita eles terão folhas bem verdes e brilhantes além de se apresentarem com folhas mais abertas e fortes.

Plantação de Aipo Através de Mudas.

Você pode começar uma plantação de aipo através de um pé de aipo comprado no supermercado. Basta cortar a parte onde os talos são unidos, na parte debaixo. Fazer um buraco no jardim, colocar a parte do aipo que você cortou cobrir com terra enriquecida com esterco e manter a terra umedecida. Você pode começar uma plantação de aipo dessa forma. Depois é só continuar plantando mais. E você poderá aos poucos ir aumentando a sua produção.

Dica: Para que o aipo cresça da forma correta, seu caule deve estar amarrado. Essa amarra deve ser refeita à medida que ele for crescendo. Esse procedimento é necessário para que a planta não tombe sobre o solo.

O Aipo é Muito Importante na Alimentação

O aipo tem alto teor nutritivo, por isso ele é muito importante na alimentação. Nele encontram-se: as vitaminas A, B e C, ferro, potássio, magnésio, fósforo além de muitas fibras e de ter poucas calorias. Além de ser importante na alimentação, ele é também importante para a saúde em vários aspectos. Um exemplo disso é grande quantidade de celulose que ele contém e que ajuda no funcionamento correto dos intestinos, redução do colesterol, etc.

O aipo também ajuda a evitar o aumento da pressão arterial,  e as suas vitaminas diminuem muito as inflamações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá! Muito boa essa matéria! Parabéns!
    Apenas não entendo por que você coloca fotos de alho poró, por exemplo, como sendo aipo.
    Rabanetes são considerados aipos também????
    Grata!

    Marilda Teles Maracci 22 de janeiro de 2016 21:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *