Como Plantar Grama em Plugs

Como é lindo ver no horizonte os montes cercados por grama em todas as partes. Afinal, alguém deve ter tido tamanha paciência para plantar essas folhinhas tão verdes, além de ter tido cuidado com elas! A grama é uma planta muito frágil mas que, ao mesmo tempo, possui uma manutenção um pouco simples. Elas precisam ser plantadas com alguns cuidados, já que existem diversos tipos para fixas as mudinhas de grama ao solo. Os plugs de gramados são os mais comuns e são eles que você vai conhecer aqui neste artigo!

Plantando Gramados

Sempre que é necessário plantar grama, sempre surge uma dúvida para qualquer jardineiro, do mais experiente até o mais iniciante: Como será que eu devo plantar a minha grama? Por causa da variedade de maneiras que existem para fazer este serviço, muitos ficam confusos quando no assunto é começar o plantio. Entre tantas opções, o profissional pode escolher entre placas, sementes ou os famosos plugs, muito escolhido para quem não quer ter tanto trabalho assim.

Para os diferentes métodos, existem vantagens e desvantagens e embora os plugs sejam os mais usados, eles não escapam. Se você quer escolher esta maneira de plantar as sua grama, confira logo abaixo dicas sobre manutenção e inicial e o desenvolvimento de todo o plantio.

Plantio com Plugs ou Mudas

Quando você ouvir que pode plantar o seu gramado através de muda, e dos plugs que vão estar falando! Eles nada mais são do que pequenas mudas enraizadas, já montadas e praticamente preparadas para o cultivo. Muitas vezes, os plugs são produzidos e montados em bandejas descartáveis, onde acabam sendo servidas de um substrato mais especial.

Para plantio em gramados, elas são muito interessantes, ainda mais para aqueles que serão bastante extensos, como nos grandes campos de golf. Em campos de pólo ou futebol, os plugs também são altamente utilizados.

A Vantagem dos Plugs

A vantagem em se utilizar mudas de gramado para iniciar o plantio é que o custo é bem menor, além do trabalho, que quase não é exigido. Se comparado com o método de tapetes ou rolos de grama, o custo benefício é muito maior e por isso, é a opção de muitos profissionais.

Uma outra vantagem muito importante é que, com a utilização deste método, é muito mais fácil evitar a contaminação do solo, por causa  das terras que tem nas placas, que tende a ser bastante argiloso. Este fator não contaminante é muito importante para os gramados esportivos onde os plugs são tão utilizados. Neles, a drenagem deverá ser perfeita e este é mais um motivo para que as mudas de gramado sejam utilizadas.

Desvantagens da Utilização das Mudas

Uma das desvantagens para a utilização dos plug para construir gramados é a água de irrigação, que deve ser abundante neste caso. Como a muda possui tamanho pequeno, o solo fica muito exposto e a evaporação é muito grande. Assim, a necessidade de água para irrigar pode ser muito maior.

Por isso, é muito aconselhável que, antes de plantar um gramado, é necessário dimensionar a sua irrigação para que a grama não fique seca. Mesmo que ela seja automática, é preciso saber a área em que se vai irrigar o gramado. Neste caso, as irrigações devem ser diárias, e em dias muito quentes, podem aumentar gradativamente as regas, sendo elas de três a duas vezes ao dia.

Um outro ponto importante a se observar neste caso é o crescimento de ervas daninhas, muito comum na implantação das mudas. As daninhas podem prejudicar o gramado, havendo a necessidade de capinar sempre que necessário. A utilização de herbicidas também é bem vinda, ainda mais para campos esportivos que são muito grande e exigem uma grande quantidade de mudas.

Como Plantar os Plugs

O trabalho de se plantar os plugs no terreno é simples você vai precisar seguir algumas etapas para não cometer nenhum erro. Neste caso, confira logo abaixo:

  • Com o cabo de uma enxada, faça pequenas covas ou sulcos, para que as mudas sejam colocadas vagarosamente nos buracos.
  • A terra deve estar muito bem próxima das mudas, para não errar no plantio. Este contato do solo com os plugs deve ser muito íntimo, evitando os espaços de ar e um abrigo maior para as raízes das mudas.
  • Em áreas extensas os solos podem ser acamados com um rolo compressor, para facilitar a plantação das mudas. Assim, pode acelerar o pegamento dos pequenos plugs e promover um melhor nivelamento final ao gramado.
  • O espaçamento das mudas é muito importante: Deverá ser de 20 cm a 30 cm. O fechamento completo do gramado pode durar de três a cinco meses de duração quando bem fixado ao solo. Para isso, é preciso ter cuidados intensivos com todas as mudas colocas nos sulcos.
  • Uma etapa final é a aplicação de herbicidas pré-emergente. Eles podem ser muito importantes para fazer o gramado durar, evitando pragas e daninhas de forma precoce. Na fase em que o plantio se inicia, o gramado ainda está aberto, facilitando o parecimento das temidas ervas daninhas em toda a sua extensão, o que pode dar um pouco mais de trabalho.
  • Para terminar, a fertilização do gramado deverá ser levada em consideração, j´que ela poderá ser feita de semana a semana. Utilize fertilizantes de liberação rápida para que o seu gramado fique saudável e cresce de uma forma mais correta. A fertilização também pode ser quinzenal se você achar mais necessário.

Vídeo

Confira o vídeo abaixo e veja rapidamente como se plantar um plug de forma correta, usando as manutenções necessárias:

Corte

O primeiro corte do gramado deverá ser feito 20 dias após o plantio. Este procedimento ajuda a quebrar a dominância apical das mudas que passam a emitir estolões, rizomas ou afilhos, contribuindo para o rápido crescimento  do próprio gramado, bem como seu fechamento acelerado.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *