Conselhos Para Ter Um Jardim Fértil

Quando temos um jardim em casa o que mais queremos é que as plantas estejam sempre bonitas e saudáveis. Isso se dá por diversos motivos, mas principalmente pela fertilização do espaço que deve ser feita temporariamente. Como algumas pessoas acabam não se upando tanto com esse detalhe, que tal conhecer algumas dicas importantes e indispensáveis  para a hora da fertilização do seu jardim?

Nutrientes Importantes

A fertilização leva nutrientes para o solo e consequentemente para as suas plantas. Esses nutrientes possuem a mesma equivalência das vitaminas para nós humanos, sendo os principais responsáveis para que as plantas se mantenham saudáveis e livres de pragas e doenças. Quando uma planta não recebe a quantidade de nutriente que precisa, ela pode apresentar variações de cores nas folhas, suas quedas, apodrecimento prematuro de frutos entre outros problemas.

Toda planta vai precisar de quatro nutrientes essenciais. Estes nutrientes são o azoto, o fósforo, o potássio e o cálcio.  Os três primeiros nutrientes são bem comuns em qualquer fertilizante que você compra para seu jardim, o cálcio já pode ser adicionado, também facilmente, sob a forma de calcário. Todos esses itens são vendidos em qualquer loja de produtos para jardinagem.

Além desses nutrientes citados acima, ainda será necessário que você aplique nitrogênio no solo porque é esse componente o responsável direto pelo crescimento de célula da planta. A falta de nitrogênio no solo vai fazer a sua planta reagir de diversas formas e o indício mais comum é a deformidade que acontece em sua estrutura e as folhas em uma cor amarelada.

Escolhendo o Melhor Fertilizante

Quando você for comprar o fertilizante para as suas plantas, primeiro conheça sobre o produto que você vai comprar e quais as porcentagens de componentes presentes nele. Isso se dá pelo fato dos fertilizantes serem fabricados com diversas dosagens diferentes dos nutrientes essenciais e você deve sempre ter em mãos aquele que mais se adéqua à condição do seu jardim.

Dê preferência também aqueles fertilizantes que são solúveis em água porque esse tipo vai facilitar o enriquecimento da terra onde suas plantas estão sendo cultivadas. Cuidado quando for preparar o seu solo com esse tipo de fertilizante para não deixar o seu solo com fertilizante em excesso porque isso também prejudica a sua planta. Existem fertilizantes que agem mais rápidos e outro mais lentos, esse fator deve ser observado quanto à necessidade da espécie que você vai cultivar.

Quantidade Ideal

Dizer qual a quantidade ideal de fertilizante para seu jardim é algo muito vago. Cada tipo, cada marca, cada fertilizante vai ter uma indicação básica que vem descrito em sua embalagem. A sua planta também vai pedir mais ou menos fertilizante então o que podemos indicar nesse caso é a leitura com bastante atenção todos os rótulos do produto que você comprar.

Caso o seu jardim vá ser extremamente trabalhado, indicamos então que adicione uma camada extra de terra antes de começar a plantar para que você dê condições melhores ao seu solo e não o desgaste tanto para que possa fazer quantas plantações desejar.

Sobre a Fertilização De Plantas Ácidas

Quando você for realizar o cultivo de plantas mais ácidas deve sempre verificar e conhecer os níveis do pH do solo. Em qualquer loja de jardinagem você encontrará kits especialmente fabricados para que possa ser feito essa análise sem erro. Esses kits são bastante indicados para aquelas pessoas que não têm tanta experiência com jardinagem.

Caso, durante a análise, você verifique que o pH do seu solo seja maior do que 6, será necessário a utilização de musgo de turfa para a terra ficar mais fertilizada e não sofrer com a acidez da planta cultivada.

Como Descobrir Se a Terra é Boa

Quando vamos começar a plantar qualquer espécie em nosso jardim e não temos experiência com jardinagem, acabamos achando que basta colocar a terra adubada e a semente ou muda que a planta germina. As condições do solo são de extrema importância para que a sua planta cresça bem e bonita. Como nem todo mundo sabe se aquela terra do quintal de casa é boa, preparamos um pequeno tutorial de como fazer esse teste e saber se você pode começar seu jardim sem medo.

Passo 1: Observe primeiramente todo o terreno e veja quanto de planta nasceu naturalmente ali e qual o tipo de vegetação crescendo. Qualquer planta só vai nascer em solos que apresentem as condições ideais para isso, então se existe uma planta em seu terreno é porque ali se encontra algum nutriente necessário para tal espécie. A partir daí, basta começar a listar as plantas com as mesmas características daquela que já existe em cultivo para começar a sua plantação.

Passo 2: Antes de sair cultivando plantas da mesma espécie e família da que já existe em seu terreno, observe a planta cultivada e veja as condições de vida que ela apresenta. Veja se ela apresenta descoloração de folhas, flores e frutos, se apresenta alguma praga, entre outros detalhes da planta.

Passo 3: Espere um período de chuva ou molhe a terra para saber qual a reação do terreno. Isso vai ajudar você conhecer as condições de absorção da água e assim conhecer se a terra é boa para drenagem ou não. A terra com uma boa drenagem é aquela que absorve a água das regas e chuvas e mantém-se úmida, mas não encharcada.

Passo 4: Com uma pá de jardinagem cave um pouco do terreno para ver que tipo de terra tem na camada abaixo. Se o solo for bem duro vai ser mais difícil de cultivar e você precisará usar artifícios e camadas extras de solo. A dureza do solo indica também a falta de arejamento e consequentemente, a falta de respiração da sua planta.

Passo 5:  Observe o cheiro do seu solo. Quando é saudável , o solo tem um cheiro agradável e pode apresentar alguns poucos e pequenos insetos e vermes.

Passo 6: Existe um kit também vendido em lojas de jardinagem que testam o solo para saber se ele é deficiente em nutrientes. Você deve também realizar esse teste antes de começar o cultivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *