Dicas Para Cuidar do Jardim na Primavera

A primavera é a estação mais bonita do ano, pois as flores aparecem e os jardins se tornam ainda mais coloridos. Muitas pessoas acreditam que somente por ser primavera o jardim e as plantas em geral não precisam de muitos cuidados, mas se enganam, pois é necessário permanecer vigilante e estar atento para oferecer mais condições para que as plantas cresçam e se desenvolvam com qualidade.

Como as plantas passam por uma mudança climática em toda mudança de estação precisam de cuidados especiais sempre. Quem sonha em ter um belo jardim com várias plantas diferentes e cores variadas deve aproveitar esse momento para tirar o os seus equipamentos de jardinagem do armário.

Nesse momento do ano o jardim tem um grande potencial que deve ser explorado, dentre os pontos fortes estão o gramado, os canteiros e as áreas verdes da casa como um todo. A seguir vamos te dar algumas dicas simples para manter o seu jardim lindo e saudável nessa estação mais do que especial.

Prepara-se

A primeira dica que podemos dar é estar preparado para realizar as atividades no jardim, antes de começar a usar os equipamentos de jardinagem é importante saber exatamente o que você pretende fazer e assim quais serão os equipamentos realmente necessários. Pense na produtividade, ergonomia e potência de cada equipamento, cada tipo de trabalho tem um equipamento que se encaixa melhor.

Limpeza

Para começar o trabalho ‘braçal’ no seu jardim é importante fazer uma limpeza completa de todos os restos de folhas, pinhas, galhos e qualquer outro tipo de detrito que tenham caído e que ficaram acumulados por outras estações. Assim você permitirá que os canteiros e os gramados respirem.

Aquela folha ocasional não representa necessariamente um perigo, porém, as pinhas ou camadas de folhas podem ser absolutamente prejudiciais para a aeração da grama fazendo até mesmo com que ela chegue a se decompor. Uma dica para cuidar bem desse problema é usar um aparelho soprador de folhas para isso.

Livre-se das Ervas Daninhas

É essencial se livrar as ervas daninhas o quanto antes, pois o sol que aparece com mais intensidade na primavera ajuda a acelerar o processo de crescimento delas. As folhas secas devem ser cortadas assim como a grama muito alta. Vale a pena ter mais atenção para não prejudicar os caules das plantas porque isso pode causar danos nas raízes.

O solo ainda deve ser descompactado para que o oxigênio possa chegar às raízes das plantas. Isso também ajudará a deixar o canteiro com uma aparência melhor. As ervas daninhas devem ser contidas o mais rápido possível para que não se espalhem.

Poda

A poda é um cuidado muito importante com todas as plantas em especial com as árvores frutíferas. Podar esse tipo de árvore ajuda a deixá-la mais saudável e assim faz com que os seus frutos sejam melhores. A poda de uma árvore frutífera deve ser feita em cinco etapas:

  • Ramos Mortos – Tem casos em que a remoção dos ramos mortos é a única coisa que se precisa fazer, mas tudo depende da planta em questão.
  • Ramos de Cruzamento – Retire da planta aqueles galhos que ficam encostando uns nos outros.
  • Caules e Ramos – Retire aqueles que ficam apontando para cima numa linha reta.
  • Ramos – Devem ser retirados aqueles que ficam apontando para dentro, principalmente os que ficam para dentro do tronco da árvore.

Tem casos em que é necessário deixar a árvore com menos espessura.

Cercas-Vivas

Aparar as cercas-vivas é essencial para se obter plantas mais resistentes e que ofereçam uma cobertura mais eficaz. No início da primavera é importante cortar a vegetação da cerca-viva para que se torne mais harmoniosa.

Corte a Grama

Depois de passar pelas outras estações é importante que o gramado se recupere, então se lembre de não cortar a grama muito curta no começo da primavera. A altura indicada é de 5 a 9 cm, assim o gramado ficará dentro do padrão e bonito. Não se deve cortar muito logo de início para não deixar a grama enfraquecida.

Escolha das Plantas

Um dos segredos para ter um jardim sempre bonito é saber escolher as plantas certas para cultivar em cada espaço. Observe se durante a primavera a sua região tem picos de muito calor ou a temperatura fica moderada e se chove com frequência. Depois de observar essas questões você terá uma base melhor para escolher as plantas para compor esse espaço.

Algumas plantas não gostam de muita chuva enquanto outras precisam de temperaturas mais amenas, enfim é importante pensar bem nas plantas que serão cultivadas no seu jardim de acordo com as condições da região.

Regas

Ao contrário do consenso geral nem toda planta precisa ser regada todos os dias, tudo depende da espécie e das necessidades da mesma para a sobrevivência. Em geral um truque que funciona para manter as regas em dia é tocar a terra para sentir se ela está úmida. Em caso de estar úmida não é necessário regar, pois muita água pode encharcar as raízes o que causa o apodrecimento delas.

Quando a terra estiver seca é necessário regar, pois é sinal de que a planta não tem mais água. Não pode nem regar demais e nem de menos, pois pode levar a planta a morte nos dois casos.

Adubo

O adubo tem um papel importante para a vida das plantas especialmente na primavera. A melhor opção é o adubo NPK, aquele que pode ser comprado em lojas de jardinagem e supermercados. Prefira os adubos que tem mais fósforo em sua fórmula para ajudar no florescimento e frutificação das plantas.

Plantas Dentro de Casa

Quem mantém as plantas dentro de casa também precisa manter alguns cuidados básicos como passar a deixar as portas e janelas abertas conforme as temperaturas vão aumentando para arejar mais o ambiente. Também é necessário podar as plantas envasadas, retire as folhas e ramos secos para não atrapalhar no seu desenvolvimento.

Mantenha a planta com as regas feitas frequentemente, mas sem encharcar o substrato para que a planta não acabe apodrecendo. Cuidado com o acúmulo de água nos vasinhos das plantas que podem acarretar em problemas como dengue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *