Dúvidas Comuns Sobre Jardinagem

O mundo da jardinagem muitas vezes nos parece complexo e cheio de detalhes e às vezes pensamos até que não vamos dar conta de manter o nosso jardim vivo e bonito. De fato, o mundo da jardinagem é cheio de detalhes que, no final, fazem toda a diferença na hora de manter o jardim bonito, vivo e bem cuidado. E foi pensando nisso que elaboramos esta matéria, para deixa-lo a par de todas as minúcias da jardinagem, de modo que você poderá evitar aquilo que não é adequado e aperfeiçoar aquilo que você já está pondo em prática.

Regas

As regas das plantas variam de espécie para espécie, por isso, na hora de fazer o seu jardim, procure agrupar as plantas pelas características, pois plantar uma planta que o seu habitat natural é desértico, junto com uma planta aquática não é adequado, ou uma morre de sede ou a outra morre afogada.

Então, é necessário que você conheça cada espécie e vai regando de acordo com a necessidade, evitando o encharcamento, mas também evitando que morra de sede.

Horário das Regas

O horário ideal para regar as plantas é no início da manhã, quando o sol ainda está frio, ou no final da tarde, quando o sol já esfriou. Evite regar as plantas com o sol muito quente, pois o choque térmico do sol escaldante com a água fria pode provocar alguns danos e até a morte da planta.

Luminosidade

Um fator muito importante é saber se a espécie que você plantou é adepta ou não à luminosidade, sombra e calor. Algumas espécies precisam da incidência direta do sol, enquanto outras precisam da sombra e morreriam se estivem totalmente expostas. Desta forma, se o seu jardim tiver plantas de ambas as preferências, é necessário que elas estejam nos locais certos, para não morrem por excesso ou falta de sol.

Solo

Na hora de fazer o jardim é de suma importância analisar o solo do local, pois isso vai interferir totalmente no resultado. Se o solo for arenoso, este terá alta perda de nutrientes, pois o solo arenoso é de fácil drenagem e não segura água e nutrientes. Para melhorar o solo arenoso, você deverá misturar um composto orgânico ou adubo para melhorar o solo e também acrescentar uma quantidade de argila, para que possa segurar mais a água e os nutrientes.

Já o solo arenoso é muito mais fértil e propício à jardinagem, pois além de serem mais suscetíveis à erosão, ele da conta de segurar os nutrientes e a água. Como é um solo mais pesado, pode ser que o excesso de umidade não seja muito interessante para alguns tipos de plantas e você poderá quebrar esse feito misturando areia na hora do cultivo.

Poda

Alguns tipos de árvores ou arbustos exigem que a primeira poda seja realizada após a primeira floração, entretanto existem espécies que não florescem e a poda precisa ser feita de acordo com a necessidade de cada planta, entretanto sem muito radicalismo. O ideal é que a poda seja feita nas folhas amareladas e galhos secos, pois as podas de correção ou educativas também não são recomendadas, já que você vai cortar a parte saudável e viva da planta.

Outra coisa muito importante é que na hora da poda, não se deve “mastigar” o galho, o que danifica assim a saúda da planta. Por isso é necessário que a tesoura de poda esteja bem afiada.

Plantas Venenosas

Na hora de escolher as mudas, é importante que você conheça bem cada espécie que será plantada e leve em consideração se em sua casa há o convívio de crianças e animais domésticos, pois algumas espécies são venenosas e podem levar a alucinações, cegueira e até a morte. As plantas conhecidas como a alamanda, o copo-de-leite, bico-de-papagaio e comigo-ninguém-pode, por exemplo, devem ser evitadas devido o seu alto grau de contaminação. Além destas, existem outra espécies que causam cegueira até alucinações e todo manuseio deve ser feito com muita cautela e o uso de EPI’s (Equipamentos de Segurança) para não causar danos à saúde.

Adubação

Os compostos de adubo ideal precisam ter os seguintes nutrientes: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Boro (B), Zinco (Zn) e Cobre (Cu). A quantidade de cada nutriente vai variar de planta para planta em concomitância com o tipo de solo, a quantidade de luminosidade, a quantidade de chuva e a incidência de drenagem do solo. De modo geral, os três nutrientes mais importantes que devem conter na adubação são o potássio, o nitrogênio e o potássio. Os outros são importantes, mas não são essenciais.

Vasos de Cerâmica e Barro

Os vasos de cerâmica e barro devem ser impermeabilizados antes do uso. Essa ação garante a troca de umidade do vaso com o ambiente. Quando o vaso desses materiais não for impermeabilizado, durante o inverno ele poderá rachar, já que o excesso de água da estação pode provocar o encharcamento do material.

Vaso Ideal

O vaso ou jarro que a espécie deverá ser plantada deve ter o tamanho ideal de acordo com o tamanho da planta. Se o vaso ou jarro for muito pequeno, no decorrer do crescimento e do material do vaso, este poderá rachar e até mesmo matar a planta, já que ela não terá espaço o suficiente para crescer. Então é importante que você saiba qual a característica da espécie plantada, se ela é uma planta de muitas raízes, se cresce muito, médio ou pouco e só então escolha o recipiente ideal. O mesmo serve se o recipiente for muito grande para a espécie escolhida. Neste caso, o que vai agravar é a estética do recipiente, que deve ser ideal, nem grande e nem pequeno, mas na medida certa.

Herbicidas

Um erro grave na hora de usar herbicidas é que, além de matar os bichos que são destrutivos às plantas, também matará os bichos bons, como a minhoca, por exemplo, que colabora para a adubação da erra. Desta forma, se a planta for acometida de alguma peste, prefira os métodos naturais para acabar com a praga, pois temos muitos pesticidas caseiros que não são agressivos ao solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde,
    ha alguns meses vi que havia uma planta crescendo colada a uma das paredes externas da minha casa Como nao entendo nada sobre plantas acabei deixando Fiquei alguns meses sem passar por essa area e quando vi ja havia uma planta enorme com 3 metros de altura e, para minha surpresa nao era uma plantinha simples mas sim uma linda goiabeira, que ja esta florescendo e que deu a goiaba mais gostosa que ja comi em toda vida = )
    Minha duvida e se com o passar dos anos ela podera causar danos a estrutura do meu imovel, ja que ela nasceu literalmente por baixo da casa e esta crescendo bem rente a parede
    Gostaria muito que ela pudesse crescer ali mesmo ja que se nao houver nenhum problema das raizes estarem pr debaixo da estrutura para o outro lado ha espa;co suficiente para que ela cresca bastante
    Muito obrigada

    Juli Araujo 17 de janeiro de 2016 22:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *