Jardim De Plantas Aquáticas

As plantas aquáticas são plantas que se adaptaram a viver em ambientes aquáticos. Elas também são referidas como hidrófitas ou macrófitas aquáticas. Estas plantas requerem adaptações especiais para viver, sendo submersas na água ou na superfície dela. As plantas aquáticas só podem crescer em água ou no solo que está permanentemente saturado com água.

Categorias de Plantas Aquáticas

Plantas aquáticas vasculares podem ser samambaias ou angiospermas (tem uma variedade de famílias, incluindo as monocotiledôneas e dicotiledôneas). As algas não são plantas vasculares, mas algas marinhas multicelulares e, portanto, não são normalmente incluídas na categoria de plantas aquáticas.

As diversidades de plantas aquáticas podem variar conforme o tipo de folha (grande ou pequena), se tem ou não flores, se tem melhor adaptação num ambiente com mais ou menos iluminação entre outros.

Curiosidades das Hidrófitas

Ao contrário de alguns tipos de plantas, tais como mesophytes e xerófitas, hidrófitas não têm um problema em reter água, devido à abundância de água no seu ambiente. Isto significa que as plantas aquáticas têm menos necessidade de regular a transpiração, o que exigiria mais energia e não traria nenhum benefício para a planta.

Principais Adaptações de Plantas Aquáticas

As plantas aquáticas se caracterizam por ter algumas adaptações que servem para sua vida submersa como folhas flutuantes. Essas plantas ainda possuem aerênquima que é um tipo de tecido de planta em que as células são infladas ou os espaços entre as células são preenchidos por ar, o que ajuda a dar mais leveza para as plantas para que possam flutuar.

Plantas que tem vida completamente submersa apresentam a capacidade de retirar os seus nutrientes diretamente da água para que possam sobreviver. Espécies que flutuam na superfície da água podem ser fixadas no solo ou na margem assim como poder apresentar raízes curtas sem que haja ancoragem no fundo. As espécies que flutuam sem ancoragem tem transpiração alta. Plantas que são semisubmersas precisam fixar as suas raízes no fundo do ambiente em que estão inseridas para extrair nutrientes do solo.

 

Conheça Algumas Espécies de Plantas Aquáticas

A seguir vamos apresentar algumas espécies de plantas aquáticas com seus nomes e principais características.

– Alfaces D’Água (Pistia stratiotes)

Também é conhecida como repolho d’água, golfo e erva de santa luzia. Não existe consenso sobre sua origem, mas é nativa de áreas tropicais. Por se reproduzir rapidamente pode se tornar uma planta daninha. Consiste numa planta flutuante com raízes curtas não demandando um substrato para seu cultivo.

Alfaces D’Água

Alfaces D’Água

– Sombrinha-Chinesa (Cyperus alternifolius)

O nome popular é devido ao formato das suas folhas, uma planta nativa de Madagascar. Embora possa até ser cultivada num solo bem drenado pode ter dificuldades para se desenvolver nessas características.

O mais indicado é cultivar essa planta em áreas úmidas cujo solo seja alagado, uma coluna de água de mais ou menos 5 cm é perfeito. Espécie ideal para ser cultivada em lagos ornamentais.

Sombrinha-Chinesa

Sombrinha-Chinesa

– Aguapé (Eichhornia)

Por se reproduzir numa velocidade acelerada pode ser considerada daninha por alguns, é nativa do Pantanal e da Bacia Amazônica. Dentre seus outros nomes populares estão pavão, mureré, uapé, uapê, orelha de veado e rainha do lago. Uma planta que é utilizada para a despoluição de rios e lagos por sua capacidade de tolerância e absorção de poluentes.

– Caniço-de-água (Phragmites australis)

Planta aquática bastante popular em Portugal pode ser encontrada em todo o país com exceção dos pontos com mais altitude. Tem rizomas rastejantes e alongados, as suas flores são hermafroditas estando dispostas em espigas que podem atingir até 90 cm. As folhas dessa planta são lineares e alternadas com a sua parte superior maior. Tem potencial ornamental podendo ser usada para decorar a margem de lagos e cursos d’água.

Caniço-De-Água

Caniço-De-Água

– Mururé Carrapatinho (Salvinia auriculata)

Uma planta encontrada em abundância no Pantanal e que pode ser conhecida também como salvínia e orelha de onça. Espécie interessante para decorar fontes, aquários e jardins aquáticos. Tem folhas ovaladas com cerca de 2 cm e pelos que repelem água. As raízes dessa planta podem ser usadas como habitat para animais aquáticos assim como para desova de larvas de peixes.

Mururé Carrapatinho

Mururé Carrapatinho

– Ninfeias (Nymphaeas)

Plantas aquáticas perenes cujas flores são perfumadas e as folhas tem forma arredondada apresentando entre 20 e 40 cm. Trata-se de plantas flutuantes ou semiflutuantes com flores que podem ter entre 10 e 15 cm. Essa planta pode ter flores amarelas, rosas, brancas ou azuis que abrem pela manhã ou à noite.

Uma curiosidade é que as folhas dessa planta aquática desaparecem no inverno e retornam na primavera. Para que possam se desenvolver necessitam de sol pleno ou de meia sombra para que possam sobreviver. Apresenta semelhança com a vitória-régia (leia abaixo), mas não é a mesma planta.

Ninfeias

Ninfeias

– Lótus (Nelumbo nucifera)

Uma planta que conta com muitos simbolismos em diferentes culturas, mas que de maneira geral está ligada a uma ideia de pureza de espírito e renascimento. A espécie vive com pouca profundidade, mas está enraizada no fundo do ambiente, ela tem pecíolos alongados para que as suas folhas possam flutuar no espelho d’água. Nativa do continente asiático é uma planta típica de águas doces.

Lótus

Lótus

– Vitória-Régia (Victoria amazonica)

Com grande sensibilidade ao frio essa planta somente consegue se desenvolver no calor do clima tropical e equatorial. Não suporta temperaturas abaixo de 15°C, trata-se de uma planta nativa da Amazônia com folhas enormes com formato circular que flutuam sobre a água. O diâmetro de uma folha de vitória-régia pode ser de até 2,5 metros. A raiz dessa planta é grande e fica fixa no fundo de um rio ou lago.

Mesmo quando ocorrem chuvas intensas essas plantas se mantém flutuando devido a presença de uma rede de canais através do qual a água é escoada.

A flor dessa planta nasce durante o período do verão durante somente 48 horas. A polinização da flor da vitória-régia é feita por um besouro. Depois de ser polinizada a flor retorna para dentro do lago de maneira que possa formar o seu fruto. Uma planta que é um verdadeiro espetáculo na natureza fabulosa da região amazônica.

Gostou de conhecer mais sobre as espécies de plantas aquáticas? Compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *