O Tipo Certo De Irrigação Para Cada Jardim

Um lindo jardim é o resultado de um bom planejamento e de muito cuidado e atenção. Isso significa escolher as melhores espécies de plantas para o espaço que se tem disponíveis, conhecer técnicas de adubação e irrigação adequadas. Algumas pessoas acreditam que apenas jogar água de vez em quando encima das plantas já o suficiente.

Isso está longe de ser a irrigação perfeita de um jardim, cada tipo de planta precisa de uma forma específica de ser regada. Ao longo desse texto vamos te explicar mais sobre as diferentes técnicas de irrigar o jardim e como fazer a escolha e a aplicação de um sistema que adequado.

Quando a irrigação do jardim é feita de forma correta as suas plantas tem muito mais chance de crescer fortes e saudáveis. Grande parte do sucesso de um jardim está em saber escolher a melhor de irriga-lo.

O Tipo Certo De Irrigação Para Cada Jardim

O Tipo Certo De Irrigação Para Cada Jardim

Os Vários Sistemas De Irrigação

A irrigação mais conhecida é a manual realizada através de regadores ou mangueiras, porém, desde muito cedo a humanidade compreendeu a importância da água para a manutenção da vida e criou diversos sistemas para realizar essa atividade. Existem sistemas como os aspersores, por exemplo, que tem a função de distribuir a água da mesma forma que a chuva faria.

Existe também o sistema de irrigação por gotejamento que tem como principal vantagem o fato de não ter desperdício uma vez que pode ser usado diretamente na raiz da planta.

Os Vários Sistemas De Irrigação

Os Vários Sistemas De Irrigação

Conhecendo Na Prática Os Tipos De Irrigação

Aspersores

Essa técnica distribui a água de modo uniforme de maneira semelhante ao da chuva. Um tipo de irrigação que é bastante utilizado em áreas grandes e para gramados. A irrigação por aspersores pode ser estática, giratória ou oscilante.

Estática

O sistema de aspersores estáticos funciona com uma base fixa que é encaixada na ponta de uma mangueira e com a pressão da água que sai cria-se um efeito como o de chuva.

Giratória

Funciona da mesma forma que os estáticos, porém, abrange uma área maior. Dentre os portáteis são os mais numerosos.

Oscilante

Dentre os irrigadores os oscilantes são os mais versáteis, neles o fluxo de água causa uma movimentação de um braço que é cheio de furinhos, não em círculo, mas em meia lua.

Gotejamento

Um dos sistemas de irrigação mais eficientes, pois não oferece desperdício de água uma vez que a rega pode ser feita diretamente na raiz. O problema com esse tipo de sistema é a dificuldade em instalá-lo em jardins que já estão prontos e desenvolvidos. A dica é planejar o seu jardim já com o sistema de gotejamento se pretende utilizar essa técnica. Esse tipo de irrigação pode ser feita com um sistema simples ou automático.

Simples

A versão simples do sistema de gotejamento conta com uma mangueira ou conduíte que tem pequenos furos e é colocada próximo ao caule dos arbustos. Assim a irrigação é feita continuamente nas raízes.

Automático

O sistema é o mesmo do simples, porém, é controlado eletronicamente. Dessa forma é possível programar também a liberação de fertilizantes na quantidade necessária e pelo tempo de uso.

Dois Sistemas

Alguns jardins têm características que tornam necessário contar com mais de um sistema de irrigação. Isso acontece devido ao tamanho, período e tipo de espécies que são cultivadas no jardim.

A rega mais eficiente é aquela realizada pela manhã ou então no fim da tarde para que seja possível evitar a evaporação. Para determinar qual ou quais são os sistemas de irrigação para o seu jardim é importante conhecer o espaço e as espécies que você tem nele. Abaixo vamos te dar dicas para aprender a irrigar o seu jardim com mais qualidade.

Aprendendo a Irrigar o Jardim

Todo mundo que tem um jardim deseja que ele seja lindo e saudável, porém, para que isso seja possível é necessário saber como irrigar o espaço corretamente. Apesar de a rega de plantas parecer uma atividade óbvia e simples no dia a dia não é bem assim.

Basicamente as plantas precisam de água para que possam sobreviver e ficarem mais fortes. Elas utilizam a água para realizar todos os seus processos incluindo o de absorver nutrientes da terra e realizar a fotossíntese. A rega realizada de forma correta possibilita que a planta utilize o máximo do seu potencial para ficar mais bonita e saudável.

A Que Horas Devo Regar?

Uma das principais dúvidas em relação a irrigação de plantas está em saber qual o melhor horário. Podemos destacar os horários da manhã e o final da tarde. Depois das 15h. Contrariamente ao que muitos pensam regar as plantas ao meio-dia não cozinha as folhas.

Uma boa parte da água que jogamos nas plantas nesse período se evapora ao meio-dia, isso porque é um horário bastante quente. Durante a noite as plantas absorvem pouca água e as suas folhas demoram bastante para secar. Exatamente por isso é importante evitar realizar regas a noite, a água acumulada pode causar o aparecimento de fungos.

Regar Ou Irrigar?

Os termos regar e irrigar são utilizados como sinônimos, mas será que querem dizer a mesma coisa? A diferença está em que o termo “irrigar” se referencia as regas com quantidade de água minuciosamente controlada, calculada usando como base inúmeros fatores enquanto o termo “rega” se refere apenas a regar as plantas.

Imagem de Amostra do You Tube

O Período Entre Regas

Por mais estranho que pareça não devem existir regras de períodos de regas. Não se deve estabelecer, por exemplo, regar de 3 em 3 dias. O grande segredo está em observar a necessidade das suas plantas.

A primeira coisa é conhecer o tipo de plantas que você tem em seu jardim saber se são de tipos que necessitam de muita água ou se são daquelas que apenas um pouco já satisfaz. Além disso, você sempre deve observar o substrato das suas plantas para saber se ele está úmido ou seco.

No primeiro caso significa que ainda não está hora de regar novamente, no segundo você deve regar novamente, pois a sua planta está sem água. Lembre-se que períodos diferentes do ano exigem uma quantidade de água diferente na rega.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>