Paisagismo Em Varandas e Terraços

Toda casa ou todo apartamento tem uma varanda. Esses espaços possuem diversas funcionalidades e quando se pretende montar um jardim em casa esses espaços fazem uma diferença muito grande. Para quem mora em apartamento, as varandas do local passam a ser a única saída para se montar um jardim bonito e completo.

Conhecer alguns detalhes vai ajudar bastante você a eliminar alguns perigos e deixar de cometer erros comuns. Para ajudá-lo então, mais abaixo você vai encontrar algumas dicas importantes que ajudarão você a montar o seu jardim em uma varanda ou um terraço com perfeição. Deixe de lado a ideia de que as varandas e os terraços são apenas aquele espaço onde deve ter uma mesinha com algumas cadeiras, faça desse cômodo uma extensão da sua casa, como de fato ele o é.

Paisagismo Em Varandas e Terraços

Paisagismo Em Varandas e Terraços

Quanto Espaço Você Tem?

Saber exatamente o espaço que você tem para montar o seu jardim é muito importante. Quando falamos em espaço para montar o jardim não estamos nos referindo à sua varanda toda, pois esteticamente não fica legal você ocupar o espaço inteiro com um jardim. Deixe sempre um espaço para lazer e descanso para que esse vão não perca a sua funcionalidade. Além do que, as varandas geralmente são a forma que você encontra de observar a vista do seu apartamento e com certeza você não vai querer impedir disso acontecer, não é verdade?

Depois de analisar quanto espaço realmente você tem e quanto vai ocupar com o seu jardim, o ideal é começar o planejamento.

Planejamento

Quando falamos em planejamento, não é apenas o orçamento de quanto você vai gastar para deixar sua varanda mais bonita e aplicar algumas doses de paisagismo, mas também vai se preocupar em desenhar cada detalhe e medir cada cantinho do seu espaço. Como as varandas não possuem tantos metros como queríamos para compor aquele jardim do nosso agrado, você deve analisar cada metro para saber utilizá-lo bem.

Depois de anotar exatamente como você deseja que a sua varanda fique, você vai partir para o orçamento e saber quanto você iria gastar para que a sua varanda fique exatamente como planejou. Se estiver dentro do seu orçamento esperado, maravilha! Caso você tenha ultrapassado o valor, vai ser preciso cortar alguns itens ou substituir por outros tão eficientes quanto os primeiros.

Caso não tenha nenhuma noção de paisagismo, sempre é bom investir em um profissional, mesmo isso sendo um custo a mais para a decoração do seu ambiente. Um paisagista vai com certeza conseguir deixar a sua varanda eficiente e bonita, sem desperdiçar nada e além disso, vai poder te dar boas dicas de como você poderá manter o seu jardim sempre bonito.

Fenômenos Naturais

Se a sua varanda for coberta, como é a maioria dos casos, você deve se preocupar um pouco menos com o fator clima, mas ainda assim ele não deve ser deixado de lado. Se a sua varanda for aberta, atentar-se para o clima da sua região é muito importante. Isso acontece porque quando você vai montar um jardim, você deve sempre lembrar que existem plantas que gostam de climas mais frios e plantas que gostam de climas mais quentes. Da mesma forma existem plantas que preferem uma sombra e outra já gostam da ação direta dos raios do sol. Existe ainda aquelas plantas que são mais resistentes à fenômenos naturais como o vento e outras que não suportam um ventinho mais forte.

Saber exatamente o tipo de condição que a planta que você vai colocar em seu jardim exige, vai facilitar muito para que o seu jardim se mantenha sempre muito bonito e sem nenhuma planta seca ou morta.

Fenômenos Naturais

Fenômenos Naturais

Manutenção

A manutenção de um jardim não é cara se você souber alinhar todas as espécies que vai cultivar. Digamos que você queira plantar uma espécie de fruta, uma flor e um arbusto. Daí então você escolhe cada um destes com características completamente antagônicas. O que vai resultar é que para cada planta você vai comprar um fertilizante diferente, areia para adubo diferenciada entre outros detalhes. Escolha plantas que até o período de regas seja o mesmo, preferencialmente.

Crianças e Animais

Quem tem crianças e animais em casa sempre tem que tomar algumas precauções e no caso de jardins não seria diferente. Evite cultivar plantas com algum composto tóxico e que possa causar algum tipo de envenenamento por mais leve que ele seja. Se você não conhece todas as plantas que está cultivando ou que vai cultivar, basta pedir informação na hora de comprar a muda, pois com certeza o vendedor da loja de jardinagem passará essa informação.

Se a sua planta for comprada avulso em feiras ou mercados, para você descobrir se ela não é tóxica, basta buscar informações na internet. Existem diversos sites onde você encontrará tudo sobre planta. Aqui mesmo você tem um menu todo disponível para você com diversas espécies de plantas diferentes e pode consultar uma a uma.

Em muitos casos, uma planta não apresenta nenhum composto tóxico para nós humanos, mas afeta animais, então jamais deixe de pesquisar caso tenha alguma dúvida.

Espécies

Se seus planos estão todos em dia e você precisa apenas escolher as espécies certas para a sua varanda, separamos alguns bons exemplos para você.

  • Caso a sua varanda possua meia sombra, a asplênio, a lança de são Jorge, a pata de elefante e outras semelhantes são as mais indicadas. Para esse tipo de planta você deve atentar-se quanto a adubação, as regas e a limpeza do ambiente, pois as espécies exigem um pouco mais sobre isso.
  • Caso a sua varanda seja aquele tipo que paga sol o dia quase todo, o mais indicado é você manter plantas que gostam desse tipo de ambiente. Então você deve cultivar a palmeira fênix, as jabuticabeiras, a pleomele, entre outras. Atente-se apenas na hora das regas, para movimentar as suas plantas e deixá-las em uma posição favorável ao vento.
  • Caso a sua varanda seja de sombra total, você vai cultivar plantas como a bromélia de sombra, a palmeira ráfis, entre outras. Nesse caso atente-se apenas para o excesso de água na hora das regas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *