Pequenas Precauções ao Cuidar de Seu Jardim

Você finalmente conseguiu: agora é o feliz proprietário de uma casa com espaço suficiente para ter seu próprio jardim. Já imagina uma pequena horta, ou uma fonte ou mesmo roseiras e margaridas brotando daquele pedaço de chão todo seu.

Como qualquer atividade que exerçamos, pequenos cuidados podem precaver acidentes domésticos, responsáveis por grande parte dos atendimentos em hospitais.

Pequenas Precauções ao Cuidar de Seu Jardim

Escolhendo as ferramentas certas:

Da mesma maneira que você não sobe em uma escada para sentar-se no sofá, não há necessidade de ferramentas imensas dentro de uma área pequena. Além de você não precisar de um trator para movimentar pequenas quantidades de terra, ferramentas muito pesadas podem acabar lhe causando problemas articulares, de coluna ou musculares. Existem no mercado variações de cada ferramenta, então escolha as apropriadas para seu preparo físico, como enxadas leves, por exemplo. Preste atenção ao tamanho dos cabos, para que não se precise manter o corpo agachado por muito tempo.

Pequenas Precauções ao Cuidar de Seu Jardim

Trabalhando corretamente:

Postura, seja de joelhos, de cócoras ou mesmo de pé. Evite forçar demais sua coluna, seus joelhos e ombros. Para cada situação de preparo do terreno ou plantio, procure a posição que lhe seja mais confortável. Tenha à mão um banquinho baixo, substituindo o ficar ajoelhado ou de cócoras.

Pequenas Precauções ao Cuidar de Seu Jardim

Equipamentos de proteção:

Assim como em qualquer atividade, existem equipamentos certos para proteger seu corpo contra acidentes. Óculos de proteção, por exemplo, se for lidar com aparador de cercas ou mesmo podar suas roseiras com tesoura podem evitar danos severos a seus olhos. Luvas pode, prevenir picadas de insetos ou pequenos espinhos. Mangas longas servem para proteger seus braços contra aranhões, picadas de insetos  mesmo do sol. Por falar em sol, é uma ótima ideia sempre estar de chapéu de abas largas. Use botas de borracha se for chapinhar pelo barro que você está tentando fazer virar um belo jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *