Principais Estilos De Jardins

Antigamente quando se falava em fazer um jardim a escolha ficava entre somente duas opções: se ele seria formal ou informal. E na prática funcionava da seguinte forma: aqueles considerados os jardins formais eram simétricos e geométricos, segundo a sua composição. As plantas e as estruturas eram colocadas em espaços marcados de forma certa e arranjados. Já o jardim considerado informal era aquele que parecia que não tinha sido pensado, que tudo tinha sido colocado de maneira natural, até mesmo as estruturas arranjadas e claro as plantas, tudo de forma irregular.

Atualmente, a escolha é bem diferente, e digamos, o leque de possibilidades vai muito mais além de duas opções. As pessoas exigem opções que atendam as necessidades físicas e seus gostos pessoais, sociais. Com isso, o ambiente é desenvolvido com mais atenção e cuidado e design de jardim é feito das mais variadas formas.

Quando se fala hoje em dia em criar um jardim, pode-se pensar em que estilo gostaria de seguir, que  significa o padrão do projeto. O que se vê são jardins residenciais com personalidade, que misturam os velhos padrões geométricos, escolhendo entre formal e informal, com as novidades atuais. Em resumo, primeiro se escolhe os padrões geométricos e aqueles naturais e depois o estilo a seguir. Veja quais são e as suas combinações:

  • Geométrico e estrutural: neste caso a considerada “primária” é a estrutura geométrica e as plantas tem papel menos importante na composição final.
  • Geométrico natural: existe um senso de arranjo geométrico , neste caso, o relevo, a água, as plantas e as pedras é que são predominante.
  • Natural estrutural: existe o senso de arranjo geométrico, mas com a predominância dos elementos que fazem a composição do jardim.
  • Natural: quando não existe nenhuma forma que é determinada e a predominância fica por conta dos materiais e dos elementos naturais que são usados.

Veja Como Planejar o Seu Jardim e Quais São Os Estilos!

Não estamos falando mais de passado em que a escolha se limitava a jardim formal ou informal, agora é possível escolher entre uma grande variedade de opções e vale a pena determinar o estilo. Veja os estilos de jardins mais usados pelos paisagistas!

  1. Jardim Inglês: esse estilo de jardim é destacado como uma “revolução, um manifesto contra padrões”, fazendo referência as formas rígidas e a simetria presente em qualquer outro estilo. No caso do jardim inglês a prioridade é valorizar a paisagem natural, isto é, destacando arredondas, formas de curvas, relevo, inclusive quando são feitos os bosques e os maciços.
  2. Jardim Francês: de todos os estilos de jardins mais usados pelos paisagistas, o jardim francês é considerado o mais formal e rígido. O estilo clássico é percebido com a simetria perfeita e também as formas geométricas que estão por toda parte. 
  3. Jardim Italiano: podemos dizer que esse jardim tem as formas muito parecidas com aquelas do jardim francês, porém, não é tão rígido. Se destaca pela o uso de flores, fontes, estátuas, árvores frutíferas. Uma mistura do funcional, clássico e definitivamente muito belo. Sem falar que os jardins com estilo italiano possuem o “calor” do mediterrâneo e não tem nenhuma característica de formalidade.
  4. Jardim Japonês: esse estilo de jardim passa sempre o “recado” de tranquilidade, paz, espiritualidade. É feito para não só ser utilizado, mas principalmente, para ser contemplado, já que passa toda essa boa energia. No caso do estilo japonês, as cores e as texturas tem menos importância e o que ganha força são os elementos religiosos, filosóficos e simbólicos. Eles estão dentro de todo contexto do jardim, nos acessórios, nas pedras, na forma como a água é utilizada. A ideia é sempre criar um ambiente de paz e tranquilidade, harmonia com a natureza.
  5. Jardim indiano: tudo o que é paisagem e também jardim indiano está diretamente ligado com construções. Por isso, para entender melhor o estilo indiano de jardim é necessário entender sobre a arquitetura indiana. Quando se começa a entender sobre esse mundo, se apaixona pela estrutura de um jardim no estilo indiano.
  6. Jardim Desértico: se opta por um jardim desértico quando a ideia é reproduzir uma paisagem árida. Ele faz a linha rochosa, tenta reproduzir os ares do deserto. Para isso, as plantas xerofitias são muito usadas. Esse tipo de planta tem como principal característica o fato de diminuir a perda de água e no período de estiagem conseguir armazená-la.
  7. Jardim tropical: ele tem muitos contornos naturais, até mesmo caminho, porém, entre o assimétrico, encontramos o simétrico, como por exemplo, graças as podas. Mas, na verdade se trata de um jardim descontraído, essa é a sua essência. Ele fica como se fosse total obra da natureza sem nenhum interferência humana.

Dicas Para Escolher o Estilo De Jardim Certo Para Sua Casa

  • Converse com o seu arquiteto ou paisagista e conte para ele em detalhes que tipo de jardim você quer, não se preocupe em dizer se é um estilo ou outro, dê o máximo de detalhes que puder sobre formas, cores, etc.
  • Não pense em fazer um jardim com plantas que não se adaptam ao local da sua casa e ou ao clima da região em que você mora. Você irá forçar uma barra inútil e acabará tendo problemas para manter o seu jardim bonito posteriormente.
  • Escolha as plantas de acordo com as necessidades de cada uma delas e oque espaço que você tem possa oferecer. 
  • Pense também na funcionalidade do seu jardim e não somente na beleza. Como o espaço será usado é fundamenta para decidir o que fazer.
  • Não esqueça de cuidar do seu jardim, fique atento as necessidades particulares de cada uma das plantas e caso você não tenha muito tempo para dedicar-se a ele, procure fazê-lo com espécies que exigem menos cuidados.

Agora é só pensar no espaço, no projeto e escolher o estilo de jardim que mais combina com você e com a sua casa.  Qualquer que seja a sua escolha, com certeza o resultado final ficará ótimo, pois as plantas sempre trazem mais vida para a nossa casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *