Tipos de Gramas: Conheça os Tipos e Escolha o Melhor Para Seu Jardim

Engana-se quem pensa que grama é sempre igual, pois se observarmos de perto os gramados do quintal das diferentes casas perceberemos que existem diferenças físicas. Porém, muito mais do que somente a aparência, os diferentes tipos de gramas também podem apresentar uma melhor adequação ao local em que serão inseridas.

Se você está pensando em ter um belo gramado na sua casa, veja a seleção de tipos de grama que elaboramos e escolha o gênero que tem mais chances de dar certo na sua casa.

Os Tipos de Grama

Grama Santo Agostinho

O nome científico desse tipo de grama é Stenotaphrum secundatum.

Características

As suas principais características são ter as folhas com largura e comprimentos médios. Essas folhas são lisas e sem pelos. As folhas têm um tom de verde escuro e os estolões são abundantes.

Vantagens

Esse tipo de grama é mais indicada para locais próximos ao litoral e regiões semi sombreadas. Pelo fato de ser uma gramínea bastante rústica, a Santo Agostinho tem grande resistência às pragas e também as doenças. 

Indicações

Para que essa grama cresça bonita e forte, é importante que ela seja plantada em regiões semi sombreadas. Casas de praia e campo são ótimos lugares para usar esse tipo de grama.

Grama Bermudas

O nome científico desse tipo de grama é Cynodum Dactylum.

Características

Essa grama cresce rápido e possui folhas estreitas de um tom de verde vivo.

Vantagens

Apesar de ser uma grama composta de folhas macias, ela tem grande resistência ao pisoteio. Além disso, possui a capacidade de se regenerar rapidamente após maus tratos. 

Indicações

Com essas características de crescimento rápido e fácil regeneração, ela pode ser um ótimo tipo de grama para  playgrounds, campos de futebol e também espaços dedicados a prática de outros esportes.

Grama Coreana

O nome cientifico dessa grama é Zoysia tenuifolia Trin.

Características

Trata-se de uma herbácea perene, que mede em torno de 10 a 15 cm, tem folhas bastantes maciais, finas e compactas. Além de grama Coreana, essa espécie é conhecida pelo nome de Grama Veludo. O crescimento das folhas dessa grama é bastante lento, o que ajuda a reduzir o número de cortes.

No caso de não ser podada a longa prazo, a grama passa a ficar parecida com um verdadeiro colchão, mas quando é cortada pode deixar a mostra as folhas inferiores, que têm um aspecto seco. Além disso, também é uma espécie que não resiste muito ao pisoteio e também exige um solo bastante rico e uma irrigação periódica.

A multiplicação dessa grama é feita através do sistema de placas e touceiras. A grama Coreana pode ser comprada de algumas formas diferentes, através de sementes, plugs ou mudas. 

Grama Batatais

O nome científico desse tipo de grama é Paspalum notatum Flüegge, e a sua família é a Gramineae.

Características

Uma planta herbácea cujas folhas têm uma altura que fica entre os 15 e 30 cm. As suas folhas são lineares, alongadas e pilosas. Como se trata de um tipo mais rústico, ela se adapta bem a locais em que será constantemente pisada. Também pode crescer bem mesmo em regiões mais secas e solos inférteis.

Quando comparamos a grama Batatais com os outros tipos de grama, percebemos que se trata de um tipo mais grosseiro e não tão bonito. Porém, possui mais força para resistir a diversas intempéries. Não se dá bem em solos sombreados, as suas folhas vão sumindo até que a grama suma em sua totalidade.

Como esse tipo de grama produz uma grande quantidade de massa verde, acaba se adaptando melhor a solos pobres. O crescimento dessa grama durante o verão é bastante rápido, o que demanda mais trabalho para fazer a manutenção. Geralmente, são compradas em placas que são arrancadas do local em que foram cultivadas. Trata-se de uma grama que tem suscetibilidade ao ataque de ervas daninhas.

Vantagens

Trata-se de uma planta de baixo custo de compra e também que se adapta a solos pobres. A espécie também tem resistência a seca, podendo se desenvolver numa grande variedade de lugares.

Desvantagens

O seu crescimento muito rápido acaba implicando numa manutenção constante. Pode ser facilmente infestada por pragas. 

Indicações

É bastante utilizada em áreas em que é preciso conter erosões, áreas industriais e também em canteiros próximos a ruas.

Cuidados Especiais

É necessário estar sempre de olho nas possíveis infestações de pragas e também regar essa grama durante os 20 primeiros dias em que ela foi plantada.

Grama São Carlos

O nome científico da grama São Carlos é Axonopus compressus Beauv, e a sua família é Gramineae.

Características

Essa é uma grama rasteira de origem brasileira, cujas folhas têm em torno de 10 a 20 cm de comprimento. As suas folhas são lisas, perenes e também lineares. A sua formação é bastante densa e a sua cor é de um verde muito ornamental. O mais interessante é que essa planta tem uma capacidade de adaptação a locais sombreados e também com incidência de sol.

Uma grama bastante versátil que pode ser cultivada também em regiões mais frias e úmidas. Só não se recomenda que a espécie seja utilizada em regiões secas e sem irrigação.

Esse tipo de grama necessita de um solo rico, pois não consegue crescer e se desenvolver em solos pobres, como ocorre com outras gramas. Para que fique bonita, é importante que essa grama seja aparada com frequência, de forma que não chegue a formar uma grande massa verde. Trata-se de uma grama que tem resistência ao pisoteio. 

Vantagens

Adapta-se bem em regiões com muito sol e sombreadas. Além disso, a espécie cresce de forma menos intensa que algumas espécies de grama e tem boa resistência a pragas e também a ervas daninhas.

Desvantagens

Não consegue se adaptar a regiões mais secas e pobres. Exige um certo cuidado em relação a prevenção de infestação de pragas da região em que está sendo plantada. 

Indicações

Esse tipo de grama se adequa bem a jardins de residências e também a áreas industriais, podendo ser utilizada também em casas de campo.

Depois de conhecer alguns dos principais tipos de grama que você pode ter em casa, fica mais fácil escolher aquele que se adaptará melhor na região em que você mora. Leve em conta todas as características para fazer a sua escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *