A Planta Vriésia da Família das Bromélias

As Vriésias são plantas pertencentes a família das Bromeliaceae (são plantas terrestres ou epífitas que possuem folhas alternas e espiraladas e formam rosetas ou tanques. Boa parte das plantas que pertencem a família das Bromeliaceae são ornamentais e outras são usadas como alimentos, exemplo: abacaxi). A família das plantas bromélias é nativa das Américas, com exceção de uma única espécie, e são totalmente adaptadas ao Brasil – em nosso país existem mais de 1.500 espécies diferentes. As Vriésias se caracterizam por serem bromélias epífitas (são plantas que vivem sobre outras plantas, apoiando-se na outra planta para conseguir melhores condições de luminosidade e de ventilação) e pertence a divisão das plantas angiospérmicas (que são as  plantas que possuem flores). As Vriésias não são plantas parasitas (devido ao fato de serem epífitas, algumas pessoas pensam isso), são bastante resistentes e se adaptam bem ao local onde são cultivadas, desde que sejam respeitadas as suas características de plantio. A Vriésia possui o nome cientifico de Vriesea SP, e é popularmente conhecida como: Gravatá, Bromélia – Vriésia, Espada de Fogo e o próprio nome Vriésia. A Vriésia é uma planta originada das Américas, principalmente das áreas da América do Sul e da América Central.

As Características da Vriésia

A Vriésia é uma planta que possui um grau de rusticidade elevado, isto é, ela é uma planta que consegue se desenvolver com facilidade, mesmo sem maiores cuidados. A Vriésia é uma planta que possui um ciclo de vida perene, isto é, elas são plantas que possuem ciclos de vida longos. No reino vegetal, possuir um ciclo de vida longo, é que a planta vive mais que 02 (dois) anos. A Vriésia é uma planta Herbácea (normalmente são plantas de caule macio, isto é, não lenhoso, e possuem crescimento rasteiro). A maioria das plantas dessa espécie se caracteriza por serem plantas de pequeno porte, e chegam a atingir uma altura média de 60 (sessenta) centímetros até 01 (um) metro. As folhas da Vriésia se caracterizam por serem macias, brilhantes e de coloração esverdeada ou avermelhada. Elas não possuem espinhos, e podem apresentar listras amarronzadas. As inflorescências (parte da planta onde as flores se localizam) se modifica quanto a forma, podem ser espigadas, retas e achatadas ou pendentes e delicadas. Normalmente, a inflorescência da Vriésia é bastante vistosa e colorida. As flores e as brácteas (espécie de folhas com coloração viva) possuem as cores amarela, laranja e vermelha. Normalmente, a Vriésia floresce nos períodos do verão e do outono. As plantas pertencentes a esta espécie de bromélia, são muito apreciadas pelos cultivadores e pelos paisagistas, pois a mesma possui muitas características ornamentais.

O Cultivo da Vriésia

A Vriésia é uma planta originada nas florestas úmidas das América do Sul e da América central, e são plantas típicas de serem cultivadas em locais de clima tropical, no entanto, elas se adaptam com extrema facilidade aos climas equatorial e Subtropical. A Vriésia é uma planta que precisa ser cultivada em locais com clima ameno, pois ela é um tipo de planta que não suporta e nem tolera o sol pleno, o frio e os ambientes muito secos. Nesses climas acima citados, a planta pode vir a morrer caso não seja cultivada com os devidos cuidados. Quando as temperaturas estiverem demasiadamente altas, borrife água nas folhas da Vriésia para refrescar a planta, mas não faça isso quando a planta estiver sobre a incidência direta do sol. A Vriésia é uma espécie de planta que se desenvolve bem quando são plantadas e cultivadas em locais que ficam sob sombra moderada, sem nenhum exagero. A luz pode ser indireta, sem a necessidade de exageros na exposição da planta ao sol. A Vriésia que se adapta a vários tipos de solo, no entanto ela gosta e se adapta a solos bem irrigados e as regas devem acontecer quando o substrato aplicado ficar seco e de forma regular. O Solo próprio para o cultivo da Vriésia podem ser fertilizados com material orgânico, e com a utilização de materiais como substratos permeáveis, exemplos: casca e fibra de coco misturadas com pedras, areia e musgo; cascas de arvores, junto com areia grossa, húmus de minhoca ou um composto de folhas transformadas.

O Cultivo da Vriésia

O Cultivo da Vriésia

É importante que a mistura possibilite uma drenagem rápida, para que não exista o acumulo de água ou encharcamento que pode prejudicar e até matar por sufocamento as raízes da planta. A adubação deve ser feita com muito critério e cuidado, pois a Vriésia absorve os nutrientes através de suas folhas. Quando o solo apresenta essas condições, a Vriésia desenvolve com melhor qualidade o seu sistema de raízes e cresce com mais força e vive melhor. A Vriésia é uma dos gêneros mais populares que existem para serem cultivadas, e ela é bastante útil na realização de hibridizações de bromélias, muito usadas para fins comerciais. Lembrando que estas espécies hibridas, não possuem a capacidade reprodutiva, e por isso, devido aos fins comerciais essas plantas são clonadas. Devido a floração da Vriésia ser muito duradoura, ela pode ser colocada e mantida por muito tempo em ambientes internos. Apesar de ser uma planta epífita, a Vriésia é uma planta que pode ser cultivada em vasos ou jardineiras. Ela é uma planta que pode ser cultivada no próprio solo (realizando a formação de canteiros) e quando cultivadas em jardins elas podem ser misturadas com outras espécies, o que irá causar um belo efeito ao seu jardim. Cuidado com a aplicação de fungicidas e inseticidas quando ocorrer algum tipo de praga ou doença na Vriésia, pois como ela é uma planta que apresenta um metabolismo acelerado, ela pode absorver esses elementos, o que pode prejudicar a planta.

A Propagação ou Multiplicação da Vriésia

A Vriésia pode se multiplicar de 02 (duas) formas: através da separação de mudas e por sementes. A propagação da Vriésia por separação de mudas ocorre quando se retiram as mudas (brotações laterais) que crescem entorno da planta mãe, que cria essas mudas após a época da floração. As mudas surgem normalmente quando a Vriésia atinge em torno de 2/3 do seu tamanho adulto. Quando o cultivo da Vriésia estiver sendo feito na própria residência, a pessoa necessita prestar atenção ao momento da floração e ao surgimento dos filhotes (brotações laterais) que crescem na lateral da planta, estes quando estiverem com as raízes razoavelmente fortes, devem ser cortadas e plantadas em outro recipiente com substrato para que surja uma nova planta. A propagação da Vriésia por sementes ocorre normalmente para fins comerciais. Esse tipo de reprodução das plantas ocorre através da pessoa responsável pelo cultivo pegar as sementes da Vriésia e colocar em locais apropriados para o plantio.

A Propagação ou Multiplicação da Vriésia

A Propagação ou Multiplicação da Vriésia

A Utilização da Vriésia

A Vriésia é uma planta bastante usada na ornamentação e decoração de ambientes devido a suas características e beleza. Uma das vantagens da Vriésia como planta ornamental é que ela é uma planta bastante rústica e duradoura, o que facilita o seu cultivo e permite que ela seja usada na decoração de interiores. Quando a Vriésia for cultivada em vasos, deixe a planta bem fixa, sem balançar para que as novas raízes que irão surgir através das brotações laterais não fiquem danificadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • VER PLANTAS PRA MIM E ME SENTIR NA PAZ ESPIRITUAL

    ELDINEIA ALMEIDA 9 de maio de 2015 23:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *