Lírio-Asteca – Sprekelia formosíssima: A Flor-de-Lis

A planta conhecida como Lírio-Asteca tem outro nome popular bastante difundido, Flor-de-lis. Bem provavelmente você já ouviu falar da beleza dessa linda planta de vida perene e cujo nome científico é Sprekelia formosíssima. A beleza das suas flores é o que a diferencia de muitas outras plantas. Alguns chegam a chamá-la de “Lírio-Orquídea”.

Descrição do Lírio-Asteca

A descrição mais perfeita da planta conhecida como Lírio-Asteca é que ela se parece bastante com o Amarílis. Trata-se de uma linda planta que possui flores de uma beleza exótica e bastante singular. A sua cor predominante é um vermelho escarlate combinado com a folhagem que lhe confere um grande valor ornamental.

Flor de Lis

Flor de Lis

O Lírio-Asteca tem a sua origem no México e possui muitas semelhanças com o Amarílis na forma de ser cultivado. Uma planta que se adapta bem as condições climáticas do Brasil. O seu crescimento e florescimento acontecem nos meses quentes, nos meses do inverno o Lírio-Asteca entra num estado de dormência (nos casos de invernos muito rigorosos).

Nos períodos mais frios do ano essa planta pode ter uma aparência sem vida, porém, depois que essa fase gelada do ano passa a planta volta a ficar bonita contando com flores e folhas de novo.

O Cultivo do Lírio-Asteca

O cultivo dessa planta costuma ser bastante simples, pois basta que se cubra o bulbo de terra deixando a ponta de cima para fora. Regue sem exagerar e somente a terra para mantê-la úmida. Em relação a fertilidade, irrigação e drenagem essa planta é bastante exigente.

O substrato do Lírio-Asteca deve conter uma quantidade boa de matéria orgânica e também deve ser muito bem drenado. Durante o período do inverno as regas devem ser suspensas para evitar que o substrato fique encharcado e assim o bulbo apodreça enquanto está dormindo.

Quando chega a primavera o Lírio-Asteca produz uma longa haste com uma flor única que é bem vistosa e possui uma coloração vermelho escarlate. As flores dessa planta são simétricas de forma bilateral, como uma orquídea. Essas plantas têm uma pétala ereta superior, três pétalas inferiores que ficam parcialmente unidas e duas pétalas laterais que são estreitas.

O estigma e os estames do Lírio-Asteca são longos e depois da polinização cruzada se forma um fruto do tipo cápsula que é deiscente e tem sementes negras.

Plantio Em Vasos

Mais frequentemente o Lírio-Asteca é cultivado em vasos, a dica é colocar a planta próxima a uma janela ensolarada. Com esse pequeno cuidado é possível ver essa planta florescer quase todos os anos. Quem preferir pode cultivar o Lírio-Asteca em jardins de preferência em canteiros elevados com um solo rochoso e arenoso.

Nas regiões que são sujeitas a geadas e a frio intenso no inverno é importante tomar o cuidado de recolher os bulbos no outono. Assim é possível armazená-los secos em sacos de papel e num local que seja protegido da umidade e do frio. O plantio dos bulbos deve ser feito durante a primavera depois da última geada .

Condições Para o Plantio

Para que o Lírio-Asteca cresça saudável é importante que ele seja cultivado em regiões de sol pleno ou então a meia-sombra. Além disso, essa linda planta precisa de solo fértil e que seja bem rico em matéria orgânica. Não necessita de podas e o seu cultivo é considerado relativamente fácil.

Uma forma de ajudar a estimular as florações e uma folhagem mais vistosa nessa planta é realizar fertilizações anuais durante o replantio. Quando a planta chega a sua fase de floração é interessante utilizar fertilizante rico em fósforo para ajudar as flores a nascerem.

Enquanto cresce e floresce o Lírio-Asteca aprecia uma irrigação freqüente. Como já dissemos tenha o cuidado de suspender as regas durante o período do inverno para que o bulbo da planta não apodreça no seu período de “dormência”.

Multiplicação do Lírio-Asteca

A multiplicação dessa planta é mais comumente feita através de sementes, porém, também é possível dividir os bulbinhos que se formam junto ao bulbo mãe. Vale destacar que mesmo quando são bem cultivados os Lírios-Astecas podem não florescer todos os anos.

Uma boa dica é aproveitar o período de dormência da planta no inverno para fazer a divisão e replantio dos seus bulbos.

Cuide Bem do Lírio-Asteca

Essa planta tem uma grande propensão a ser atacada por pulgões que se escondem nas fendas das suas folhas. Para cuidar bem do seu Lírio-Asteca é fundamental ficar de olho na presença desses insetos quando as folhas começam a emergir.

Uma forma de deixar a sua planta feliz e saudável é adicionar um pouco de adubo uma ou duas vezes durante a sua estação de crescimento. A tendência natural do Lírio-Asteca é florescer na primavera.

A Magia da Flor-de-Lis

O Lírio-Asteca é também bastante conhecido como Flor-de-Lis e desperta uma grande curiosidade a respeito da sua origem e também em relação a verdadeira planta que possui esse nome. É importante deixar claro que o Lírio-Asteca é a Flor-de-Lis uma vez que existe uma grande controvérsia a respeito da planta que é conhecida através desse nome.

A origem dessa planta data de épocas bem remotas, ao longo da sua história sabe-se que essa planta foi utilizada em armas da França em 496. O desenho dessa flor cobria mantos de reis da época pré-Cruzadas e até hoje é possível conferir a imagem da flor em brasões de municípios da França.

No ano de 1125 na bandeira da França era possível verificar um campo semeado dessas flores. O mesmo que acontece com o brasão de armas até o reinado de Carlos V (1364) quando o desenho foi alterado e passou a representar apenas três dessas flores. Acredita-se que o rei adotou esse símbolo para honrar a Santíssima Trindade.

Saiba Mais

Saiba Mais

Há ainda historiadores que relatam que a flor-de-lis foi utilizada como símbolo no reinado de Luiz VII, O Jovem (1147) e ainda como emblema da cidade de Florença. Aliás, dizem que esse foi o primeiro rei a utilizar o desenho dessa flor para selar as suas cartas-patentes.

Há ainda alguns estudos que apontam que a flor-de-lis teve a sua origem na flor-de-lótus do Egito. Também é possível que o seu desenho seja uma cópia de um desenho que era estampado em moedas assírias e muçulmanas.

Entretanto o Lírio-Asteca (Flor-de-Lis) tem a sua origem no México, os bulbos dessa planta foram levados para a Europa no final do século XVI.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *