Mais abaixo você vai conhecer mais sobre o Rabo de Burro, uma planta típica no México, mas que ocorre em toda a América do Norte. O rabo de burro é muito bonito e bem popular para aquelas pessoas que gostam de plantas mais ornamentais, para serem cultivadas em vasos elevados.
Se você ainda não conhece ou não tem um exemplar dessa espécie no seu jardim, confira e comece a cultivar hoje mesmo.
Ficha Técnica
O Rabo de Burro é o nome popular de uma planta que cientificamente é chamada de Sedum morganianum e está entre as espécies de plantas que fazem parte da família das Crassulaceae. Categorizada como Cactus e plantas suculentas, a rabo de burro tem origem na América do Norte, mas que pode ser cultivada em outras localidades desde que estas apresentem as condições ideais para isso. Como existe essa possibilidade de cultivo diversificado, o rabo de burro pode receber outras denominações como Arroz de rato, bananinhas, cauda de burro, dedinho de moça, dedo de moça, rabo de cavalo e muitos outros.
Levando em consideração principalmente a região de origem dessa planta, preferencialmente ela deve ser cultivada em locais que apresentam as características climáticas da sua região principal. Sendo assim, a sua planta rabo de burro vai se desenvolver melhor em locais onde o clima é equatorial, oceânico, mediterrâneo, semi-árido, subtropical ou tropical. Quanto ao crescimento, ela pode chegar até um metro e meio de altura e brotar flores, folha e frutos o ano inteiro, já que possui um ciclo de vida perene.
O rabo de boi é uma espécie de planta muito suculenta, como falamos mais acima e por ser também pendente, torna-se uma planta muito diferenciada de outras espécies e é uma planta muito indicada para ser cultivada em vasos altos e suspensos. As folhas são bem carnosas e servem como cobertura para as hastes da planta. As flores vão variar de verde até o amarelo e são sempre pontiagudas. As flores da planta possuem um formato de estrela sendo sempre na cor rosa.
Como Cultivar
Ela não vai exigir tanto de você quanto o cultivo. O ideal é que você cultive o rabo de burro em sol pleno ou meia sombra, o solto tem que ser fértil, drenável e as regas devidamente periódicas. Ela é até tolerante ao frio, mas não aguenta as geadas. As regas devem ser feitas exatamente quando a terra onde o seu rabo de burro estiver plantado, aparentar estar seca. Para medir sem erro. Quando a superfície estiver totalmente seca, você insere o seu dedo indicador na terra e verifica a umidade da terra do subsolo para se certificar que por baixo também está seco. A falta de água pode gerar secura da planta e até mesmo a queda de suas folhas. Mantenha o solo nem muito seco e nem muito úmido.
O rabo de burro, gosta de períodos de sol, então quanto mais espaçamentos desse você dar para a sua planta, mais bonita e com um verde mais vivo ela vai ficar. Para ajuda ainda mais a ela ficar com as folhas bem verdinha, você deve usar terra muito bem preparada para que ela cresça sempre sadia.
A multiplicação é feita por estaquias feitas através dos ramos ou das folhas.
Pragas e Doenças
Todas s plantas estão suscetíveis a pragas e doenças se não forem cultivadas de forma correta. Por isso a importância de você conhecer todas as características das plantas que você cuida, para depois não ser pego de surpresa com algum possível problema e não saber como cuidar. Nesses casos você pode acabar perdendo a sua planta. Antes de conhecer as possíveis doenças para o rabo de burro ou qualquer outra planta, você deve manter o hábito de observar a sua planta para se certificar de que não existe nenhuma diferença na sua estrutura que possa ser considerada como uma possível bactéria ou fungo.
Existe um fato certo sobre doenças e pragas que acometem a sua planta: o que causa isso é a falta e o excesso de cuidado. Então não adianta você deixar largada sua planta no canto da sala ou do jardim e da mesma forma, você não deve exagerar na dosagem de nada pensando que ela vai receber uma dose extra de cuidado, pois não vai. A falta ou o excesso de qualquer cuidado da sua planta vai deixá-la fragilizada e poderá adoecer.
Então existem algumas precauções que você pode tomar para evitar que a sua planta rabo de burro consiga adquirir qualquer problema. Vejam as dicas abaixo.
- – Se o seu cultivo for feito em grupos, ou seja, se você tem uma estufa ou um jardim, atente-se para evitar que pragas e doenças que afetem uma planta, não se transportem para outra seja da mesma espécie ou não. O ideal é que sempre que observar alguma planta com algum tipo de doença, você a deixe separada do grupo até que fique totalmente livre da praga.
- – Se você comprar o exemplar da sua planta em alguma loja, deixe-a um tempo separada para evitar que ela infecte as outras do grupo caso já venha com alguma praga da loja.
- – Se o seu rabo de burro for infectado e você fizer o que indicamos mais acima, separando-o do grupo, o ideal é que quando ele estiver totalmente livre da praga, você o replante em um solo totalmente livre de qualquer tipo de contaminação.
Para combater as pragas, você deve usar inseticidas, mas deve atentar-se para o tipo de produto que vai jogar na sua planta. Usando um produto indevido, você pode até mesmo matar a sua plantação. dê preferência a inseticidas sistêmicos, pois esses além de combater a praga, ainda são absorvidos pela planta e constroem uma seiva tóxica, fazendo com que sempre que a sua planta for atacada por essas pragas, elas morram por se alimentar de uma planta que já contém uma dose especial de inseticida em sua estrutura.
As principais pragas que vamos encontrar no rabo de burro são as cochonilhas, a cochonilha de carapaça, os caramujos, alguns fungos e bactérias além do aparecimento de um evento chamado de podridão basal.