A Tamareira das Canárias nada mais é do que uma palmeira considerada robusta, bastante rústica, que possui um tronco único que tem uma medida em torno de 70 a 90cm de diâmetro, inclusive estas plantas poderão atingir até mesmo 20 metro de altura. São originárias da Europa, mais precisamente nas Ilhas Canárias.
Devido a toda a sua imponência a planta tamareira das canárias não é recomendada para utilizar em jardins pequenos ou médios residenciais, já que acaba de alguma forma reduzindo as proporções do espaço do seu jardim e do imóvel em si. A sua beleza é bastante visualizada em parques e paisagismo avançado, é possível se visualizar em grandes jardins de residências e também de empresas.
A planta além disto conta com um transporte para plantação facilitado, até mesmo em exemplares das plantas adultas. Costuma apresentar frutos alaranjados que são bastante apreciados pelos pássaros e conta com um crescimento de moderado a lento dependendo do terreno que ela for cultivada.
Existem diversas curiosidades sobre a planta, e uma delas é que na ilha de La Gomera, que fica nas ilhas Canárias, os nativos da ilha costumam fazer um trabalho artesanal extraindo a seiva da tamareira, para que assim possam criar uma espécie de mel de palmeiras, que é uma delícia para quem já provou, e é vendido por um valor muito baixo.
A extração é realizada com um processo bastante peculiar, onde a extração é feita através de algumas incisões leves que são feitas no seu caule, e que não matam a planta, o processos pode durar vários dias e inclusive ajuda a planta a se tornar muito mais bonita.
Esta planta precisa ser cultivada em solos que devam receber um sol pleno, o solo deverá ser bastante fértil, e também enriquecido com uma matéria orgânica, é necessário que sejam realizadas regas regulares durante todo o seu crescimento.
É uma planta de climas tropicais e por isso ela precisa de calor para que tenha um pleno desenvolvimento. Tolera bastante geadas e temperaturas frias. Outra situação interessante relativa a planta é que ela é bastante tolerante a longos períodos de seca e também de uma maior salinidade dos solos.
Em sua usual poda das folhas inferior é preciso ser realizado frequentemente para que se estimule o seu crescimento e ainda a redução de seus volumes de copa. A planta costuma se multiplicar através de sementes.
Na compra de pacotes para cultivo da planta, você deverá contar com oito sementes frescas além de também receber um manual para cultivo. É importante que esta planta seja cultivada em locais distantes de paredes e muros já que ela possui raízes profundas e podem quebrar os muros.
Uma Planta De Visual Bastante Bonito e Interessante
A planta é considerada como uma planta de exterior, e ainda oferece uma boa floração branca quando as estações de verão chegarem.
As flores ainda deverão ser agrupadas em grandes tipos de inflorescências onde apenas nos pés da planta fêmea deverá se dar um nascimento dos cachos de frutas redondas e também de coloração alaranjada castanho.
É importante citar que este tipo de fruto não é comestível. Pelo fato de esta palmeira ser extremamente escultural ela poderá ser cultivada também em vasos, utilizada bastante na decoração de plantas de interiores, o que deve limitar consideravelmente o seu crescimento.
Que Tipo De Manutenção a Planta Deverá Exigir Dos Usuários
Caso a sua planta seja plantada no exterior ela não requer muitas manutenções. Apenas em alguns casos de frios extremos é importante que se tenha a proteção do coração da palmeira procurando levantar as folhas e as amarrar.
Durante o verão, é possível se favorizar os crescimentos rápidos das plantas, procurando regar de forma regular a sua palmeira.
Se a sua planta estiver em interiores, procure se certificar de que a planta possa ser colocada em um lugar que tenha uma boa iluminação, procure porém evitar colocar a planta atrás de vidros e deixar ela por muito tempo expostas ao sol durante todo o dia para que possa evitar assim a queimadura da sua folhagem.
Se as temperaturas exteriores estiverem propícias vocês irá poder colocar a sua palmeira no terraço, para passar por alguns momentos de sol. É interessante ainda que a planta seja regada com bastante moderação no inverno.
E para que se veja quando deverá regar procure esperar entre duas regar onde a planta deverá ficar seca na superfície. Quando estiver calor, procure não hesitar e utilize um umidificador de ambientes.
Dicas Para Utilizar Palmeiras Nos Jardins
Para você compor um jardim e também harmonizar as plantas com outras várias espécies é bastante fácil, a indicação de algumas plantas como Bromélias, helicônias, alpínias, orquídeas, marantas, arbustos e forrações, entre outras várias plantas.
Com isto são apenas alguns tipos de possibilidades e a diversidade de enfeites é bastante grande.
As plantas não contam muitas vezes com raízes agressivas, desde que ela seja controlada, o que é interessante é se utilizar um tamanho da copa ideal ficando um pouco mais longe de exemplares próximos.
Os Cuidados Com a Planta Nos Jardins
Um dos motivos que mais chamam a atenção desta planta para a arte de paisagismo é que elas são amplamente utilizadas por ter cuidados e manejos simplificados e por isso é importante se ter todo o cuidado pois a planta tem um grande valor ornamental.
Os cuidados variam bastante de espécie para espécie, por isso é preciso se analisar as preferências como o tipo de solo específico, a exposição solar, regas e também toda a intensidade dos ventos.
As palmeiras não necessariamente precisam de podas, apesar de esteticamente ficar um pouco mais bonito. As folhas costumam cair de forma natural, ficam amarelas e ressecadas, e por isso todas as pessoas preferem as cortar devido a isto.
É uma planta esteticamente muito bonita e é comum de ser encontrada principalmente em shopping centers existentes em todo o Brasil. Vale lembrar que se seu cultivo não for feito em vasos ele deverá ser plantado em ambientes maiores para que se tenha um bom aproveitamento da planta.