Ruélia-Azul – Ruellia Coerulea

Conheça um pouco mais sobre a Ruélia Azul.

Ficha Técnica

Cientificamente a ruélia azul recebe o nome de Ruellia coerulea e estar entre as plantas que pertencem a família das Acanthaceae. Essa planta é categorizada como uma flor perene mas também se encaixa como plantas aquáticas e plantas palustres. A sua origem se dá à América do Norte e América do Sul, tendo a sua maior incidência na Argentina, no Brasil, no México e no Paraguai. Por esse motivo, o melhor clima para cultivar essa flor acabou sendo o equatorial, subtropical e tropical, climas bem típicos das regiões citadas acima. Quando são bem cultivadas, as ruélias azuis podem chegar até 1 metro de altura e possuem um ciclo de vida perene, o que vai significar que você terá flores nascendo durante o ano inteiro, já que o tempo que a planta vai levar para fazer um ciclo de brotação completo é bem mais longo que a maioria das plantas e pode levar até 2 anos para acontecer. A ruélia-azul é uma planta muito herbácea e também muito versátil e rústica, o que faz com que o seu cultivo seja bem simples e fácil como vamos conferir mais abaixo. A folhagem e o crescimento dessa espécie tornaram a planta uma ótima opção para quem busca decorar o ambiente pois elas deixam o lugar ainda mais bonito e cheio de graça. As folhas são lanceoladas, longas e colocadas sempre de forma opostas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

A cor sempre em uma tonalidade verde escura e  quando você deixa a sua ruélia azul exposta ao sol, essas mesmas folhas verdes adquirem uma coloração bem metálica e muito bonita. Como citamos mais acima, você cultivando bem essa planta, ela pode chegar até 1 metro de altura, acontece que existem ainda as variações anãs da ruélia azul e nesse caso, elas não ultrapassarão os 25 centímetros. Por esse fato, é sempre muito importante você conhecer bem o tipo que vai cultivar, para plantar certo. A floração da planta acontece sempre durante a primavera e o verão. As suas flores são todas terminais e possuem uma forma de trompete. Apresentam-se sempre nas cores brancas, rosas e azul passando nesse caso, por diversas tonalidades diferentes. O uso de forma decorativa da ruélia azul dá-se muito devido justamente a coloração das suas folhas e das flores que quando são mescladas apresentam uma ornamentação perfeita. Você pode manter a sua ruélia azul em maciços e bordaduras que podem ser plantadas tanto em canteiros como em pequenos vasos. No caso dos primeiros, não se esquecer de manter o local sempre bem enriquecido com matéria orgânica e também deve estar sempre bem úmido, pois a planta gosta de ambientes mais molhados. Como citamos logo no início da nossa conversa, a ruélia azul é uma planta categorizada como aquática e por esse motivo, você conseguirá utilizá-la para ornamentar tanquinhos e laguinhos. No caso das plantas anãs, estas ainda podem ser cultivadas para adornar varandas, pátios e sacadas, desde que estes sejam muito bem iluminados.

Como Cultivar

A ruélia azul deve ser cultivada sob o sol pleno e também sob a meia sombra. Essa espécie de planta não exige muito de solo, mas eles devem estar totalmente enriquecidos com matéria orgânica e também devem ter a sua irrigação mantida constantemente. Ela vai suportar terras encharcadas, mas ainda assim é bom atentar-se sempre para isso, pois o encharcamento do solo pode ajudar com fungos ou outras doenças de plantas. Mesmo sendo uma planta que gosta de solos encharcados, ela vai suportar pequenos períodos de estiagens e climas levemente secos. Se você ainda fizer o processo de beliscamento das pontas das folhas, facilitará o crescimento e irá estimular o adensamento da sua ruélia azul. Você só deve podar a sua planta após acontece a primeira floração. Fazendo isso você também estimulará o crescimento da sua ruélia azul. As fertilizações da planta devem ser orgânicas e bem leves porque o excesso de fertilizante pode matar a planta bem rápido. Se você deixar a sua ruélia azul em algum ambiente com o calor e a umidade tropical moderada, com certeza ela se desenvolve melhor. A multiplicação da planta é feita por sementes, divisão da planta e também por estaquias. Você não terá nenhum tipo de dificuldade de fazer esse processo porque a planta “absorve” a terra muito facilmente.

Como Cultivar

Como Cultivar

Como Plantar a Ruélia

Como citamos mais acima, a Ruélia é uma planta que você pode plantar muito facilmente. O substrato deve ter um bom nível de matéria orgânica, o composto orgânico deve sempre ser misturado com areia e adubo de gado do tipo bem curtido. A proporção para essa mistura deve ser de quatro partes de composto orgânico para 1 (UMA) parte de areia e 1 (UMA) parte de adubo de gado. Se já vai comprar as mudas preparadas, elas são facilmente encontradas em lojas de jardinagem e são vendidas em sacos que quando você vai plantar, devem ser cortados para que a planta incorpore melhor na terra. Depois de preparar a terra, você vai abrir um buraco para colocar a muda ou a semente e no caso do primeiro, deve ser do mesmo tamanho do torrão para que a planta fique bem posicionada no canteiro. Preencha com terra ao redor e complete cobrindo toda a muda. Depois de plantar a sua ruélia azul, não se esqueça de regar bem para umedecer o local do plantio.

Cuidados com a Ruélia

Mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, você deve tomar alguns cuidados para que a sua planta não morra ou adoeça. Para que a sua ruélia azul tenha uma floração boa todos os anos, é muito indicado que você realize uma poda sempre no final do outono. Nesse processo você vai retirar todos os ramos de ponteiro, aproximadamente 10 centímetros de cada. O adubo deve ser colocado sempre no inverno e somente ao redor do pé da sua planta. Você deve utilizar adubo granulado do tipo NPK com formulação 4-14-8, em uma quantidade de cerca de 20 gramas por cada muda plantada. Isso vai ajudar na incorporação da planta no solo, principalmente se você manter uma boa rega.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Temos muitas Ruelia azul em nosso municipio, mas ultimamente te aparecido umas manchas branca peluda, que parece uma doença mas não sabemos o que é e nem como combate-la, precisamos de mais informação

    walter luiz teixeira 1 de outubro de 2014 17:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *