Camarão Vermelho – Justicia Brangeneana

Fica bem mais simples falar de camarão-vermelho ou camarão do que usar o nome científico, justicia brandegeana. E se você está pensando que vamos falar de comida não vamos não, estamos falando de uma planta, isto mesmo, que pertence a família Acanthacea. Essa planta que tem o mesmo nome de um fruto do mar está incluída em 3 categorias diferentes, são elas: flores perenes, arbustos tropicais e arbustos. Assim como toda planta, o camarão-vermelho também tem o seu tipo de clima preferido e não é só um, são bem 4 em que ela sobrevive bonita e saudável. O arbusto gosta do clima tropical, do oceânico, do equatorial e subtropical. E falando em temperatura, vamos logo dizendo que essa planta é nativa do México e da América do Norte. Como toda planta, o camarão-vermelho tem outra preferência, em relação a luminosidade do lugar em que ela deverá ficar. Neste caso, ela gosta da meia sombra e da luz difusa, nada de contato direto com os raios solares. E para completar um pouco mais da ficha inicial do camarão-vermelho é uma planta que atinge altura máxima entre 0.6 e 0.9 metros e tem o ciclo de vida perene.

Saiba mais Características do Camarão-Vermelho

Um dos motivos que faz com que muita gente escolha esse tipo de arbusto para colocar no jardim é porque ele atrai beija-flores e não só, também as borboletas. O que faz dessa espécie ainda mais interessante. Durante a sua inflorescência, o camarão-vermelho apresenta as brácteas vermelhas que são bem estruturadas e junto com elas surgem as flores brancas, charmosas apesar de serem bem pequenas. Essas pequenas flores crescem na árvore o ano inteiro, o que as torna ainda mais charmosa e interessante para ornamentação. Além da beleza das flores, o camarão-vermelho proporciona uma bela visão graças as folhagens. As folhas são bem delicadas e com ramos, elas são pilosas em formato oval e as suas nervuras são bem delineadas, bem marcadas. É possível, em alguns casos ver as brácteas na cor amarela.

Sobre o Cultivo do Camarão-Vermelho

Como você já sabe o camarão-vermelho não gosta de raios de sol direto sobre ele, é um arbusto que fica melhor na sombra ou na luz difusa. Diferente de muitas outras plantas que não gostam do sol, mas que devem ser plantadas na luz plena, o camarão-vermelho não gosta do sol e deve ser cultivado na luz difusa ou sob meia sombra. Outro cuidado importante para que o cultivo dê “bons frutos” e você tem um arbusto bonito no seu projeto de paisagismo é que ele seja plantado em solo fértil. Além disso, esse solo deve ter enriquecido antes de mais nada com matéria orgânica. Ainda falando do solo perfeito para o cultivo, ele precisa ser drenável e bem profundo. As regas depois de plantada devem ser regulares. Assim como o camarão-vermelho detesta os raios solares, o mesmo serve para as geadas. O arbusto não as suporta e pode morrer se colocado em uma situação dessas. No paisagismo o camarão-vermelho é usado para fazer bordaduras, como principal função, que chega a ser cerca de 80 centímetros de espessura. Porém, também fica bonito se plantado de outra forma em grupos ou com outras plantas e até mesma um arbusto sozinho. Tudo depende do tipo de projeto paisagístico foi escolhido. E ainda sobre o cultivo, ele pode ser feito de dois modos, a multiplicação por divisão da ramagem enraizada ou também usando o método de estaquia.

Sobre o Cultivo do Camarão-Vermelho

Sobre o Cultivo do Camarão-Vermelho

Saiba o que é Paisagismo

Quando falamos de planta ornamentais sempre citados os projetos paisagísticos ou o paisagismo. Você sabe o que é ? Se não tem certeza, chegou a hora de tirar as dúvidas. Normalmente, se costuma reduzir paisagismo a construção de uma praça ou jardim, mas não é tão simples assim. Para chegar a conclusão do projeto, é assim que é chamada a ideia de criação desse espaço, é preciso um trabalho técnico nos mínimos detalhes. Esse tipo de trabalho tanto pode ser feito para grandes projetos, como aqueles urbanos de aproveitamento de áreas degradadas como para jardins, avaliando o tipo de solo e iluminação que o quintal da sua casa pode oferecer e quais as plantas que se adaptarão melhor a ele. O paisagista que é quem faz o projeto de paisagismo precisa pensar em como compor ou recompor aquela área geográfica onde serão colocadas as plantas. Seguindo pontos importantes como a botânica, respeitando o meio ambiente, levando em consideração as mudanças climáticas da localidade e também o estilo arquitetônico. Quando é feito um projeto de paisagismo se faz uma associação de plano, recriação, manutenção e administração de um espaço, que pode ser grande ou pequeno, mas a linha de raciocínio e os passos a seguir são sempre os mesmos. Não pense que quando se fala de projeto de paisagismo estamos falando de semear num lugar e no outro, escolher algumas plantas decorativas, ornamentais e o trabalho está pronto, de jeito nenhum.

Tudo parte da reunião de recursos artesanais que tem a ver com a percepção estética do profissional, que tem que saber combinar as cores, as formas para chegar a uma harmonia perfeita. E isso tudo sem deixar de considerar as exigências das plantas como o tipo de clima que elas gostam, o terreno e as demais características. Por exemplo, uma planta pode ficar perfeita para a ornamentação dentro de um projeto paisagístico, mas não ser adequada para o tipo de solo que o profissional tem disponível para plantá-la. Por isso antes de selecionar quais as espécies que serão plantadas, o paisagista faz uma avaliação do solo e da sua localidade. Podemos dizer que o paisagista enfrenta os mesmos desafios que enfrenta um arquiteto quando precisa montar um projeto. Normalmente, os arquitetos são paisagistas, porque a profissão é uma extensão do curso de Arquitetura. Porém, são desafios que exigem formações diferentes. O paisagismo como disciplina e profissão surgiu da própria decoração e com um tempo foi se tornando de grande importância e ao mesmo tempo mais complexo e foi se aperfeiçoando. Atualmente é fundamental para ter um espaço externo aconchegante e prático ao mesmo tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *