Conheça a planta açucena e o porque dos holandeses tanto admirarem o se florescimento
Gostar de um tipo de flor é semelhante a ter um em estilo de se vestir. Isso porque você pode usar diversos tipos de roupas e fardamentos para trabalho, mas sempre terá aquela que irá mexer com você o fundo e sempre vai te tocar mais quando a vê em uma vitrine. É assim com alguns floristas e amantes das flores, principalmente os que curtem a açucena.
A açucena não é uma dessas flores populares a ponto de serem pedidas em buquês em datas comemorativas, mas tem seus amantes bem fiéis espalhados em todo o mundo. Suas flores podem ser consideradas simples para alguns, mas são belas para os admiradores. As pétalas são grossas e lembram talvez de longe uma orquídea pelo estilo de nascerem sozinhas e juntas formam belos arranjos
Esta flor é muito querida por decoradores por serem maiores que as rosas e mais baratas, sendo possível assim fazer arranjos mais encorpados e exigem para isso menos flores que as outras. As folhas também são mais grossas, o que caem muito bem em arranjos de mesa e até em grandes eventos com vasos de chão.
A Açucena
O nome cinentífico da açucena é Hippeastrum hybridumsne mas também pode receber os nomes de Amaryllis vittata e Hippeastrum vittatum. Os apelidos científicos acontecem porque a planta descende da família das plantas Amaryllidaceae, por isso para identificação cientifica pode ser eventualmente chamada de vários nomes em catalogoso.
Para os floristas e jardineiros, os nomes também são vários como açucena, Amarílis e flor-da-imperatriz. Segundo contam as pessoas, o flor de imperatriz é um apelido exclusivamente brasileiro dado porque a princesa brasileira, filha de D. Pedro I amava esta planta e sempre a queria nos jardins imperiais.
A origem da açucena é no Peru, por isso ela é comumente encontrada por este países e arredores, principalmente no sul brasileiro. Porém, os maiores fãs dela estão na Europa, os holandeses. Eles gostam tanto da açucena que fizeram diversos estudos para aperfeiçoar a semente e por isso é possível ver hoje a flor nascer em diversos formatos como cônicas, grandes.
A cor original desta flor é branca, mas os estudos que foram feitos a tornaram quase multi cor tamanha é a variedade com que pode ser encontrada no mercado. Existem açucenas rosas, roxas, vermelhas, lilás, entre outras. Incrivelmente não existe mais uma açucena pura, todas as que estão no mundo hoje sofreram cruzamento genético.
Como plantar a açucena
Este tipo de planta nasce fácil em qualquer terreno, apenas com umas adaptações. No inverno as flores não nasce e as folhas tendem a sumir e algumas pessoas chegam a pensar que a planta está morta, mas é apenas uma impressão, ela está viva e feliz para fazer um lindo espetáculo na primavera.
0la eu gostaria de sabre os tipo se inseticida para combater as lagartas que comem todo o bulbo da açusena e quanto aõs fungos o que póde acontecer com elas muita gente me pergunta sobre isso por favor deme uma respósta.