Na hora de começar a pensar em um plantio caseiro, para a sua horta, é importante saber exatamente o que deseja plantar e também investigar profundamente os tipos de solo necessários, bem como o espaço preferido e o tempo de cultivo de cada uma das plantas que for fazer parte de sua horta.
Para isso, inteire-se sobre estas informações em agropecuárias, ou mesmo fazendo pesquisas na internet sobre as espécies que o interessam, tenha certeza de preparar bem o seu solo antes mesmo de começar a pensar em comprar as sementes para começar o plantio.
Depois de saber exatamente do que vai precisar, e de quanto tempo terá de investir em cada planta, e também do espaço necessário para que seu cultivo seja o melhor possível, aí sim, PE chegada a hora de escolher as sementes que irão formar a sua horta.
A escolha da semente não é algo simples, como muitos podem pensar, e tampouco é algo que deve ser feito sem grandes considerações: é preciso manter em mente que as sementes que irão ser compradas podem ir de diversas fontes e com diversas capacidades de germinação – é preciso também decidir se o cultivo de sua horta será para consumo pessoas, ou então para o comércio, e também quanto será investido nestas sementes e qual é o retorno esperado para cada uma delas. Planejando desta maneira mais cautelosa, fica mais fácil na hora de decidir quais sementes levar para casa.
Dentro do mercado de sementes, existem, basicamente, sementes de todos os tipos – e elas vão muito além de apenas uma marca ou uma embalagem. Algumas marcas oferecem garantias de cultivo., bem como de rendimento, oferecendo sementes que são geneticamente tratadas – através de pesquisas sobre otimização de plantio e também de germinação e outros benefícios do gênero – que podem sair bem mais caro, mas que têm a garantia completa de um plantio de sucesso – desde que os cuidados com a planta, depois de sua germinação, sejam bem feitos.
Para um cultivo mais simples, no entanto, algo apenas para consumo próprio, não é necessário investir tanto – basta comprar uma semente de uma marca de boa qualidade, seguir as instruções para plantio, e garantir que o solo onde as sementes serão plantadas tenha uma boa qualidade, e seja de tamanho adequado para cada espécie que ali for ficar.
Pesquise antes de começar a sua horta e tenha uma boa colheita!