Flor Fúcsia

O gênero Fúcsia contempla as plantas conhecidas popularmente como Brinco-de-Princesa devido a sua forma vistosa e pendente que lembra um longo brinco. Dentre as 107 espécies que compõem esse grupo boa parte se encaixa na categoria de arbustos e estão distribuídas pelas Américas e Oceania. Uma curiosidade é que a flor Fúcsia ou Brinco-de-Princesa é o símbolo do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Variedades

Um dos motivos que tornam a Fúcsia uma planta de tanto sucesso internacional é a grande variedade de formas e cores com que pode ser encontrada. As cores mais comuns de serem vistas nessas plantas são rosa, vermelho, azul, branco e violeta. As pétalas e as sépalas podem ter cores diferentes, contudo, não há nenhum tipo de mescla. Quanto aos ramos podem ser eretos ou pendentes, sendo essas as mais apreciadas pela forma de brinco que possuem. Podem ter porte arbustivo ou herbáceo e tem grande apelo ornamental.

Dicas de Cultivo da Fúcsia

Para quem se interessou em cultivar as plantas desse gênero listamos algumas importantes dicas para ter plantas saudáveis.

– Iluminação

A Fúcsia é uma planta que demanda alguns cuidados em relação à iluminação, as melhores opções são luz difusa ou meia-sombra. Algumas variedades de plantas desse gênero se dão bem a luz de sol pleno.

– Clima

Por ser um tipo de planta que prefere climas mais frios tem mais chances de prosperar quando cultivada na região sul.

– Cultivo isolado ou em grupo

As plantas do gênero Fúcsia podem ser cultivadas isoladas ou em grupo tendo o mesmo potencial para bom desenvolvimento. Quando em grupo costumam atrair pássaros beija-flores. Tem algumas variedades pendentes que são ideais para quem deseja ornamentar varandas, por exemplo.

– Substrato enriquecido

Para que a planta cresça e se desenvolva melhor é essencial que conte com substrato enriquecido por húmus e composto orgânico.

– Propagação

Pode ser feita usando o método de sementes ou estacas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *