Do seu sabor picante todo mundo sabe, mesmo quem prefere nem se arriscar a prová-la e algumas pessoas também já descobriram que ela pode cair muito bem na decoração da casa. Estamos falando da pimenteira, que dar sabor a muitas receitas da culinária do Brasil e do mundo e está ficando famosa quando o assunto é ornamentação.
As pimenteiras ganham destaque na decoração não somente pela fama de afastar mau-olhado, mas também pela usa beleza, um equilíbrio perfeito do verde das suas folhas com a cor brilhante da pimenta.
As pimenteira são cultivadas em vasos pequenos e por isso, cabem nos mais diversos espaços quando o assunto é usá-las para decoração de interiores. Isso mesmo, ela pode ser cultivada dentro de casa em um vaso.
Apesar de toda a sua beleza e uso na decoração, o forte da pimenteira continua sendo como um condimento que dá mais sabor aos pratos. E sendo por um motivo ou pelo outro é bem verdade que a procura por pimenteiras nas floriculturas aumento e muito nos últimos tempos, afirmam os donos deste tipo de comércio.
Uma outra vantagem da pimenteira que ainda não tínhamos citado, em relação a sua aparência, é que ela muda de cor durante a fase de amadurecimento. Ela está verdinha e passa pela tonalidade laranja, em várias nuances, até ficar com o seu característico vermelho vivo.
A Agricultura da Pimenteira e sua História
Segundo estudos, a pimenteira seria uma das plantas mais antigas cultivadas no continente americano. Segundo a história, os maias já praticavam ao cultivo da pimenta e a usavam como medicamento. Ela teria se espalhado pelo mundo quando novas terras começaram a ser descobertas do outro lado do mar e os primeiros europeus que adoraram o condimento foram os portugueses e espanhóis.
No Brasil, a pimenta se espalhou graças a agricultura familiar, que fez com que ela passasse a estar presente em todo os estados brasileiros. E isso foi bem fácil uma vez que se trata de uma planta que se adapta em qualquer clima, apesar de preferir o calor. De clima que a pimenteira não gosta, com certeza, está a temperatura muito baixa. Ela também não suporta geadas. Por isso, se pensar em cultivar uma pimenteira aproveite os meses de calor para fazer isso.
Os Vários Tipos de Pimenta
Quando falamos de pimenta pensamos logo naquela bem vermelha e comprida com cabo verde, mas existe uma grande variedade que se difere em tamanho, cor, formato e também na intensidade do sabor. Algumas são bem mais fortes do que as outras e outras podem ser adocicadas.
As formas podem ser quadrada, arredondada, alongada ou triangular e dá para plantar qualquer uma delas para o consumo próprio.
Falando da pimenta como alimento, vale ressaltar que ela não só dá mais sabor aos pratos como contribuiu com nutrientes, como as vitaminas A, C e B. A pimenta é rica nessas vitaminas e também tem boa quantidade de aminoácidos, ferro e magnésio. E para as mulheres que estão fazendo dieta saiba que a pimenta tem um bom efeito emagrecedor e a explicação é simples, ela acelera o metabolismo do organismo.
E não é novidade para ninguém que basta adicionar um pouco da pimenta os alimentos, seja ela qual for , para que eles fiquem com uma certa ardência quando entram em contato com a boca. No caso da pimenta vermelha esse sabor, o picante, está na pigmentação da cor da planta e se chama caroteno.
Agora Aprenda a Cultivar a Pimenteira
Antes de começar o cultivo fique sabendo alguns detalhes que farão toda a diferença para que sua pimenteira cresça bonita e saudável:
- Solo deve ser leve, profundo, fértil e bem drenado.
- O clima deve ser quente para o cultivo.
- Ela pode ser plantada até mesmo em um pequeno vaso, não precisa de grandes áreas.
- A colheita acontece entre o quinto dia até o 55 depois da fase de floração.
Instruções para cultivar pimenteira:
- Escolha entre as pimenteira mais cultivadas no Brasil pela facilidade: pimenta-do-reino, pimenta de bode, de cheiro, cumari, malagueta e dedo de moça. Na ornamentação são plantadas as vermelhas.
- As sementes da pimenta normalmente são híbridas.
- Se for plantar a pimenteira no solo dele deverá ser bem drenado, leve, fértil e profundo. Neste caso, deverão ser feitos sulcos com tamanho que varia entre 30 a 40 centímetros e com largura variando entre 20 e 25 de profundidade. A distância entre eles deve ser de 80 centímetros.
- Se for plantar a pimenteira no vaso é melhor optar por mudas de produtores. E no caso de plantar essas mudas em solo, use a seguinte medida dos sulcos: 20x20x20 centímetros.
- Na hora de fazer o transplantio: primeiro espere que sua muda tenha pelo menos 5 folhas ou tenham chegado a altura de 10 centímetros de altura. É o momento de realizar o transplantio do campo para um vaso. Retire as mudas com muito cuidado para não danificar as raízes. Depois de colocadas no solo você deverá irrigar todos os dias, mas com atenção para não encharcá-las.
Se você estiver plantando pela primeira vez uma pimenta escolha aquelas que são mais resistentes, as que não se deixam abater facilmente pelo ataque de doenças. É aconselhável também proteger as mudas e ficar de olho para que ervas daninhas não as ataquem. Outro detalhe importante é a aplicação de bactericidas e fungicidas. Não esqueça também de prevenir pragas no seu cultivo.
A poda deverá ser feita no período de frutificação, isto é, logo no fim dessa fase. E ela é necessária para estimular o rebrotamento da planta e que ela continue a produzir.
Fique sabendo que a pimenteira pode dar frutos durante vários meses, o que vai fazer com que isso aconteça ou não é a temperatura, a fertilidade e as características do lugar em que ela foi plantada. A colheita pode durar depois da floração entre 50 a 55 dias. Quanto maior for a temperatura de onde ela foi cultivada e está sendo cuidada, mas chances do desenvolvimento dela acontecer mais rápido.
Dizem que a pimenta ajuda a afastar o mau-olhado e a inveja, se isso é verdade não sabemos, mas que ela dá um gostinho a mais para os seus pratos, isso é fato.
Para quem deseja cultivar pimenta algumas dicas são essenciais, veja-as a seguir:Plantio – O melhor solo para realizar o plantio de pimenta é o mais profundo e que é bem drenado.
Em geral, para que a pimenteira cresça de forma mais saudável é importante ter um espaço de pelo menos 80 cm entre um pé e outro.Os sulcos para plantar devem ter mais ou menos 30 a 40 cm de largura e 20 a 25 cm de profundidade.
Cuidados – Quando for escolher a variedade de pimenta que vai plantar, dê preferência para aquela mais resistente a ação do tempo. A poda deve ser realizada após o período de frutificação da planta e somente se as colheitas forem contínuas.No mais e de quebra, aproveite para espantar o olhar dos invejosos com a sua pimenteira.
eu mora em manaus planto pimenta no meu quintal mais não estou conseguindo, elas morrem.
não sei se é porque a terra é muito umida, e dra fungo, gostaria de uma ajuda para ter sucesso na
minha platanções de pimenta e verdura pois no quintal da muita lesma, ficarei agradecida com ajuda de voces, boa noite.