Neste post iremos abordar os significados de oferendas com rosas vermelhas. São comumente chamadas macumbas, porém é um termo popular que surge diante de esteriótipos religiosos. Antes de definir o significado de rosas vermelhas em oferendas, advindas principalmente de seguidores da religião de origem Africana e similares, iremos explanar um pouco sobre a origem do termo ‘macumba’, algumas peculiaridades religiosas do Candomblé e Umbanda, e tentar realizar uma análise dos vários significados que uma oferenda acompanhado de rosas vermelhas podem vir a significar. Vamos começar a leitura sem preconceitos? Fique conosco nesta leitura!
O que é Macumba, Origem e Significado
A macumba na real é uma espécie de árvore de origem africana e também um tipo de instrumento musical que se usa em determinadas cerimônias religiosas de origem africana (exemplo do candomblé e a umbanda). E este termo Macumba se tornou uma palavra pejorativo, que faz referência a essas religiões e as oferendas e despachos que costumam realizar. Na religião, a macumba é uma forma de culto e ritual variante do candomblé, e só existe no Rio de Janeiro.
A questão em volta da macumba, termo indelicado e preconceituoso, se iniciou na metade do século XX, com algumas igrejas cristãs. Tais indivíduos acreditavam que esta prática era errada e profana. E assim, qualquer prática e ritual realizada por estas religiões eram chamadas erroneamente e de certa forma desrespeitosamente de macumba.
Despacho
As oferendas e despachos deixados nas encruzilhadas deixaram a fama de ‘macumba’, já que assim é conhecido fora dos templos. Mas ao contrário do que muitos acreditam, estas oferendas são uma maneira de pedir proteção, são formas de realizar pedidos e agradecimentos. Mas existem sim tipos de despachos que visam e objetivam fazer o mal a próximos, no umbanda há distinção entre o bem e o mal, mas no candomblé não há distinção neste ponto, mas ambas religiões não incentivam a prática maligna entre seus seguidores.
Despacho e ‘Macumba’ com Rosa Vermelha
As rosas vermelhas em oferendas são comumente vinculadas e associadas a pomba gira, entidade esta que é citada e compõe as entidades do candomblé e a umbanda. É uma entidade referente a uma mulher dominadora, independente, sensual e pode ser incorporada por um médium. Ela pode ser associada a realizar trabalhos espirituais em diversos assuntos como recuperação de amores, guardiãs, captura de entidades e espíritos maus. Estas possuem carisma, charme, bom humor e de bem com a vida quando incorporada. São ótimas com assuntos sobre amor, principalmente as que trabalham em encruzilhadas.
Historicamente sabe se que a pomba gira surgiu logo no início do século XX, com uma simbologia ‘feminista’, mulher independente, liberada da submissão da sociedade machista e patriarcal. Acredita-se que em outras vidas tenha sido uma mulher sofrida, e por meio destas incorporações tenta ajudar as pessoas, uma forma de evoluir. Ela pode vir com vários nomes como Sete Encruzilhada, Rosa Caveira, Maria Padilha, dentre outros.
Quanto as suas oferendas podem estar inclusas rosas vermelhas, que dependendo de seu objetivo, seja amoroso, de cura ou profissional o tipo de oferenda pode variar. Podem necessitar de rosas vermelhas, velas, bombons, cigarros, frutas e até mesmo sacrifício de animal, dependendo de qual pomba gira estiver chamando.
Rosa Vermelha
No umbanda as rosas vermelhas possuem variados significados, dentre eles podemos citar:
- Está diretamente ligada as orixás femininas (Yabás) como Nanã, Oxum, Iansã e entidades pomba giras e ciganas, e tem o poder de proteção, barrar feitiços e olho gordo contra você.
- Tem um significado de paixão e amor, e no quarto estimula a sensualidade e potencializa o libido natural.
- Pode ser utilizada nos banhos, e ajuda no descarrego de energias negativas e livrar espíritos inferiores.
- É indicado para combater a depressão em banhos na primeira lua crescente.