As flores deixam deslumbrados os olhos de qualquer um pela sua beleza natural, são diversas as espécies de plantas as quais enfeitam jardins de todos os tipos, servem de decoração para ambientes internos e ambientes externos. Cada uma com a sua forma, seu cheiro e delicadeza. Podem ser de ramos diretos do chão ou de arvores imensas, depende do local em que é plantada e a espécie do gosto de cada um. As rosas e suas belezas de diversas cores, as dálias, as orquídeas, as delicadas margaridas, as azaleias, o cacto apesar de ser uma planta não muito comum em jardins, ultimamente tem sido alvo devido a praticidade e beleza excepcional, as heliconias, as moreias, a flor do paraíso, as suculentas que encantam jardins e também são bastante usadas como enfeites decorativos juntamente com os bonsais, o copo de leite, as lombélias, as tradicionais samambaias, entre outras mil espécies de plantas que podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo.
Características da Dália
As dálias, por sua vez, encantam todos que as vejam na época que estão floridas. São flores de tamanho médio, podendo chegar a medir cerca de um metro e meio. São reproduzidas pelos tubérculos que fazem a ramificação das raízes num formato arredondado e tem como estrutura o bulbo. São reproduzidas por sementes que são dispersas com o vento ou com os insetos que pousam na planta e há também a reprodução interna por meio da ramificação podendo dar a nova flor as mesmas características obtidas na planta mãe.
História De origem e Migração da Dália e Uso Medicinal
Essa espécie de planta veio do México, onde os índios eram os cultivadores das dálias, no período histórico do império austeca. E por volta do fim do século dezoito, um membro da diretoria de um jardim botânico da Espanha visitou o México e ficou deslumbrado com a beleza da planta e a levou, chegando na Espanha ela se adaptou ao clima perfeitamente e foram cultivadas em muitas cidades da Europa. A dália passou por diversos países encantando todos os botânicos, até que chegou na Holanda, onde encantou os holandeses e eles migraram para o Brasil levando a planta o que acabou virando tradições nos jardins dos brasileiros, que se apaixonaram de imediato pela beleza exuberante da dália. Há diversas espécies de dálias, uma mais bonita que a outra como as dálias merckii, as dálias imperialis, dálias moorei, as dálias hintonii, as dálias mollis, as daslias pinnata, as dálias excelsas, as dálias cordifoliia, as dálias australis, as dálias dumicola, as dálias lehmanni, entre outras espécies aceitas pelos botânicos.
Cientistas e pesquisadores descobriram que na época em que a dália era cultivada pelos austecas, eles utilizavam a planta para tratar doenças como a epilepsia e atualmente, vários químicos utilizam a dália para desenvolver diversos medicamentos que auxiliam o corpo humano a se recuperar de alguma enfermidade, sendo alguns utilizados para teste que auxiliam na cura dos problemas relacionados com a função hepática.
Como Fazer O Plantio Das Dálias?
A planta dália é de fácil cultivado, pois adere perfeitamente a qualquer tempo climático. Incialmente deve-se saber que a flor pode ser planta tanto diretamente no solo quanto no vaso, desde que seja grande, então plante a semente no lugar de sua preferência. O caule da flor pode chegar a medir até dois metros, então será necessário um apoio para que não deite no solo devido ao peso que as flores têm ou que o caule seja quebrado pelo vento. Deve ser plantado na areia e ser mantido sempre a areia húmida e o ambiente devem ter muita luz e planta tem que ser exposta ao sol pelo menos cinco horas por dia. É essencial a reposição de adubo vegetal a cada três meses para que a planta se nutra de acordo com a necessidade.
As dálias florescem geralmente no verão e na primavera, onde são os melhores períodos para fazer arranjos da flor. Não são usadas como flores decorativas pois a forma de corte dessa planta ainda é desconhecida. Então recomenda-se cortar as flores nas horas iniciais dos dias, mantê-las muito bem hidratadas, se necessário podem ser embaladas e resfriadas para a conservação, mas não são conservadas por muito tempo nessa forma.
Assim como os austecas, há quem usa as dálias para alimentar-se das pétalas e dos caules, são usados nos chás, nos cafés e nas sopas, de acordo com o gosto. E quando são colocadas num ambiente fechado, elas exalam um perfume agradável, onde além de enfeitar o ambiente o torna mais agradável.